FaceBook Instagram Twitter


Diálogos Urgentes Sesc promove sessões gratuitas de filmes contemporâneos



Quando: 26 Julho 2017, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1338540786214789

Com o objetivo de fomentar a reflexão e o debate através do cinema, o Sesc em Santa Catarina lança o projeto “Diálogos Urgentes”, com sessões comentadas de filmes contemporâneos, toda última quarta do mês, até novembro.

A programação é gratuita e acontece nos teatros do Sesc em Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna. A programações detalhadas com os horários das sessões em cada cidade estão disponíveis em: http://ww2.sesc-sc.com.br/evento/3230/null

As obras audiovisuais selecionadas para exibição levantam temáticas atuais e pertinentes ao momento, como loucura e arte, bullying, racismo, mobilidade urbana, feminismo, ditadura militar, formação do indivíduo, entre outros, que serão debatidos por convidados ligados aos assuntos e comunidade.

“Com esta ação, o Sesc abre um espaço de diálogo na sociedade. As temáticas em pauta se tornam cada vez mais urgentes de serem debatidas, para que a reflexão traga novos horizontes ao mundo contemporâneo. Promover essas discussões, por meio do cinema, estimula o cidadão no que diz respeito ao desenvolvimento da sua percepção do mundo e incentiva a formação de uma consciência crítica”, declara Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc/SC.

O documentário “Epidemia de Cores”, de Mário Saretta, abre a programação do projeto, no dia 26 de abril, quarta-feira. Em Florianópolis a sessão ocorre às 19h, no Teatro Sesc Prainha. O filme narra a rotina dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. As atividades no local contam com a participação de ex-internos, moradores do hospital psiquiátrico e frequentadores interessados em arte, arteterapia ou no desenvolvimento de atividades expressivas, como pintura, bordado, escultura em argila e escrita criativa. Para o bate-papo após as sessões, foram convidados profissionais ligados ao assunto em cada região. O filme será exibi do em parceria com a Taturana Mobilização Social.

O calendário do projeto “Diálogos Urgentes” até agosto já está definido e nas próximas edições serão exibidos os filmes “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho (31/05); “Bike Versus Cars”, de Fredrik Gertten (28/06); “Que bom te ver viva”, de Lucia Murat (26/07); e “O começo da vida”, de Estela Renner (30/08). As sessões são gratuitas, seguidas por bate-papo com convidados e público.

CALENDÁRIO “DIÁLOGOS URGENTES” ATÉ AGOSTO
Programação sujeita a alterações

26 de abril, às 19h, no Teatro Sesc Prainha
“Epidemia de Cores”, de Mário Saretta
Sinopse: O documentário narra a rotina dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. As atividades no local contam com a participação de ex-internos, moradores do hospital psiquiátrico e frequentadores interessados em arte, arteterapia ou no desenvolvimento de atividades expressivas, como pintura, bordado, escultura em argila e escrita criativa.
Direção: Mário Saretta
Gênero Documentário
Nacionalidade: Brasil
Classificação: 10 anos

31 de maio: “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho
Sinopse: O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro.
Direção: Eduardo Coutinho
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil

28 de junho: “Bike Versus Cars”, de Fredrik Gertten
Sinopse: Em tempos de uma crise generalizada, é necessário relacionar algumas discussões no que tange ao clima, recursos naturais e cidades. A indústria automobilística cresce desenfreadamente. Ciclistas militantes buscam mudanças radicais na mobilidade das grandes cidades. As diferenças no uso de bicicletas e de carros são gritantes em comparação entre algumas cidades, como São P aulo e Copenhague.
Direção: Fredrik Gertten
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Suécia

26 de julho: “Que bom te ver viva”, de Lucia Murat
Sinopse: Ex-presas políticas da ditadura militar brasileira analisam como puderam enfrentar as torturas e prisões, relatando as situações e como sobreviveram à esse período, onde delírios e fantasias são recorrentes. O filme intercala cenas documentais com um monólogo ficcional, que é um amálgama dos relatos e das memórias dessas corajosas mulheres.
Direção: Lucia Murat
Gênero: Drama, Documentário
Nacionalidade: Brasil

30 de agosto: “O começo da vida”, de Estela Renner (Neste dia, não haverá sessão em Florianópolis.)
Sinopse: Uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível.
Direção: Estela Renner
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil

Mais informações:

Sesc em Chapecó – Rua Brasília, 475-D – J. Itália (49) 3319-9100
Sesc em Florianópolis (Prainha) – Travessa Syriaco Atherino, 100 - Centro, (48) 3229-2200
Sesc em Itajaí – Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro (47) 3249-3850
Sesc em Jaraguá do Sul – Rua Jorge Czerniewicz, 633 (47) 3275-7800
Sesc em Joinville – Rua Itaiópolis, 470 – Centro (47) 3441-3300
Sesc em Lages – Av. Dom Pedro II, 1693 (49) 3222-3936
Cine Teatro Mussi em Laguna – Rua Osvaldo Cabral, 165 – Centro Histórico (48) 3644-0152
Diálogos Urgentes Sesc promove sessões gratuitas de filmes contemporâneos


Categorias: Julho 2017
Tags: Cine, Cinema
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar