FaceBook Instagram Twitter


Exposição da instalação Devaneios



Quando: até 13 de julho
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

O Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) abre no próximo dia 13 de junho, às 19h30, a exposição da instalação Devaneios. A visitação vai até o dia 13 de julho, das 10h às 20h30, com entrada gratuita.

A leitura de A Poética do Espaço de Gaston Bachelard ofereceu ao grupo Linguagem Visual II, coordenado pela professora Patrícia Amante nas Oficinas de Arte do CIC, a inspiração inicial para o processo que confluiu na exposição Devaneio.

Para Bachelard a imaginação é "um poder maior da natureza humana", pois a imagem é um produto fugaz da consciência, que precede o pensamento e, nos desligando da realidade e do passado, aponta para o futuro. As imagens de Bachelard, oriundas da literatura, se referem aos espaços essenciais à vida, que são inerentes à própria existência. São imagens que nos falam do desejo de abrigo e proteção, de calor e afeto.

Ao longo de dois semestres o grupo se reuniu em encontros presenciais semanais de discussão e criação, mantendo-se unido em intenso processo intersubjetivo deflagrado pelas palavras-leme subjetividade - percepção - devaneio, provocação inicial de Patrícia. O resultado foi a criação da instalação que se apresenta sob a imagem símbolo furacão, que emergiu com força do processo vivenciado pelo grupo. Talvez porque somente um furacão tenha a força suficiente para varrer a torrente de imagens invasivas de nosso tumultuado mundo atual, abrindo espaço para que a imaginação poética dê voz aos nossos anseios e devaneios.

A Poética do Espaço (1957). Rio de Janeiro, Liv. Eldorado Tijuca, s/d.
Exposição da instalação Devaneios


Categorias: Julho 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Fevereiro 2020 Inscrições para oficina gratuita de Linguagens em Pintura
até 17 Fevereiro 2020 Udesc abre inscrições para aulas gratuitas de musculação


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar