FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2017
Banda da Lapa comemora 121 anos com apresentação na Festa de Nossa Senhora da Lapa no Ribeirão da Ilha



Quando: 19 e 20 de agosto
Onde: Freguesia do Ribeirão da Ilha
Quanto: Gratuito

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa – Banda da Lapa – completa 121 anos no dia 15 de agosto.

Como parte da comemoração, a banda se apresentará com seu repertório popular neste fim de semana (19 e 20 de agosto) na tradicional Festa de Nossa Senhora da Lapa, na Freguesia do Ribeirão da Ilha. No sábado às 19h30 e no domingo às 10h a banda toca nas procissões. Já o almoço festivo de domingo será animado pela banda a partir das 11h30. No repertório rock, baião, mpb, dobrado, tango e muito mais. Prestigie!

“A banda chegou aos seus 121 anos com apoio de seus músicos e de toda a comunidade e necessita da continuidade desse apoio para permanecer em atividade e manter essa tradição musical”, afirma Wellinton Carlos Correa, regente da banda.

São muitas histórias e músicas, entre elas se destaca a junção de música e cinema. Desde 2014 a banda, além de tocar as tradicionais procissões, os cortejos e as apresentações com repertório popular, também faz a trilha sonora do filme o Circo, de Charlie Chaplin, em uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC). A Banda da Lapa e o cinema se encontraram, após mais de 100 anos.

Outra história é a pausa em 1951. Após uma no sem atividades por falta de apoio, a banda voltou a tocar em 1952, justamente na festa da padroeira do bairro para os católicos, a Nossa Senhora da Lapa.

Fundada em 15 de agosto de 1896, a banda materializou o costume da comunidade de pescadores e pequenos produtores rurais do Ribeirão da Ilha de manter uma banda musical para animar as festividades locais.

Clarinetes, flautas, saxofones, trompetes e trombones, bombos e bombardinos embalam a pitoresca comunidade histórica. Desde o início de 2017, a banda passou também a contar com naipe de trompas sinfônicas, o primeiro desde a sua fundação.

A dedicação de seus 30 músicos voluntários mantém a Banda. Esses se dividem nas atividades administrativas e musicais e também ensinam a arte da música para a comunidade. É assim que a Banda existe há gerações, passando o que se sabe aos futuros músicos, que mais tarde passarão adiante o que aprenderam.

“A banda por si só já é uma simpatia. São músicos são jovens junto dos representantes da “velha guarda”. A banda é um marco histórico do Ribeirão da Ilha e representa o bairro por onde passa, de forma que sempre cativa a amizade de todo mundo. E é isso que a gente quer”, detalha José Carlos Correa, presidente da Sociedade Musical e Recreativa Lapa.

Entre os representantes da “velha guarda” mencionados pelo presidente estão seu Arnoldo Feliciano, com mais de 40 anos de banda e amante do carnaval e do tradicional Zé Pereira. Outro o saxofonista e professor de música Alécio Heidenreich, com 65 anos de dedicação à banda.

“Vamos seguir o exemplo de nossos bisavós, avós e pais, que não mediram esforços para ter sua banda. Somente com a participação de todos é que poderemos continuar trazendo alegria às crianças, aos jovens, aos idosos, enfim, a todos os que apreciam a bela arte da música”, diz seu Alécio.
Banda da Lapa comemora 121 anos com apresentação na Festa de Nossa Senhora da Lapa no Ribeirão da Ilha


Categorias: Agosto 2017
Tags: show, festa
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2017 Trilha Medita do Morro da Oração (Galheta)... >> Esportes
até 22 Outubro 2017 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antôn... >> Especiais / Outros
até 23 Outubro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 25 Outubro 2017 Seminário Viver Sustentável 2017 – Semana ... >> Educação / Cursos
até 25 Outubro 2017 Oficina gratuita de Defesa Pessoal Para Mu... >> Esportes
até 25 Outubro 2017 Outubro Rosa 2017 no IFSC Câmpus Florianóp... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar