FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2017
Exposição "Silêncio" de Fábio Dudas



Quando: até 6 de setembro
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

O Espaço 2 da Fundação Cultural Badesc recebe a partir da quinta-feira, 3 de agosto, às 19h, a exposição Silêncio, do artista visual Fábio Dudas. Por meio de pinturas e xilogravuras o silêncio é o elemento predominante nas nove obras que serão apresentadas pela primeira vez em Florianópolis. A exposição fica aberta para visitação até o dia 6 de setembro, de segunda a sexta-feira das 12 às 19h, com entrada gratuita.

“O silêncio dos quadros e gravuras, objetos inanimados que ao mesmo tempo reverberam sua representação imagética. O silêncio da fotografia e de frames de cinema, pontos de partida para a criação destas cenas. O silêncio no sentido de não falar, não contar um segredo. O silêncio omisso. O silêncio do luto, da resignação, do inexprimível”, destaca Fábio.

Há três anos o artista se dedica à essa exposição que segundo ele, ganhou mais força com muitos dos acontecimentos políticos atuais “Existe também o poema de Manuel António Pina, chamado Sob Escombros, que quando o li pela primeira vez foi como a personificação dita das imagens que estava trabalhando. Meu processo é lento, não a execução, mas a pesquisa de imagens, os estudos para as obras. E esse processo é algo não visto, não explicitamente dito no trabalho final, e por isso acho relevante tentar trazer esses elementos à tona”, afirma.

Um pouco mais

Como fio condutor, o silêncio propõe um diálogo sem palavras entre os trabalhos apresentados, ao mesmo tempo em que revela uma desconexão entre eles, gerando uma quase negação na relação entre um e outro. Mas silêncio pode também significar o meio de comunicação, o conteúdo. “Numa época multimídia em que a imagem se torna banal, há algo de exibicionista, ou mesmo trágico, numa técnica essencialmente virtuosa. Para alcançar essa aparente inércia do silêncio nos trabalhos apresentados, a técnica é um veículo, mas intencionalmente secundária, levando o espectador a direcionar o olhar para a essência da imagem, a essência da representação”, acrescenta Fábio.

Fábio Dudas é natural de Telêmaco Borba (PR) e radicado em Florianópolis. Aos 11 anos aprendeu a ilustrar recriando os heróis dos quadrinhos nos cadernos da escola. Cursou bacharelado em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde estudou com mestres como Sergio Kirdziej e João Osório Brzezinski. Em Florianópolis passou a frequentar o ateliê de gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC), ministrado por Bebeto Oliveira. Seus trabalhos se baseiam na figuração da realidade e da ficção, nas memórias de infância, na interpretação do cotidiano e na imaginação.
Exposição "Silêncio" de Fábio Dudas


Categorias: Setembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar