FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2017
2ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis terá seminários, palestras, atividades culturais e esportivas



Quando: de 18 a 24 de setembro
Onde: em diversos locais da cidade
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/512854519056637

A Semana Inclusiva da Grande Florianópolis chega a sua segunda edição e acontecerá de 18 a 24 de setembro com uma programação intensa que promete movimentar a capital e o município de São José, com diversas atividades para evidenciar a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência. A programação conta com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas.

A abertura oficial do evento está marcada para o dia 18 de setembro, às 14h, no Beiramar Shopping com a presença do atleta paralímpico Clodoaldo Silva, um dos maiores nomes da natação paralímpica brasileira. O nadador contará ao público sua história de vida, com exemplos de superação e a inserção no mercado de trabalho. “Costumo dizer que sou desempregado, depois que deixei as piscinas de forma profissional. Brincadeiras a parte, o tema é muito importante e tenho me dedicado a levar aos mais diversos públicos mensagens de estimulo, de superação, porque a maior barreira está sempre dentro do nosso subconsciente”, destaca Clodoaldo.

Além da palestra de abertura com o atleta paralímpico Clodoaldo Silva, o Beiramar Shopping fará uma exposição das medalhas, taças, troféus e outros materiais conquistados pelo atleta ao longo da carreira.

Clodoaldo coleciona 14 medalhas em cinco Paralimpíadas e o recorde de sete pódios na competição de Atenas em 2004. Clodoaldo Silva em números:
Cinco paralimpíadas: Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio (2016).
Seis medalhas de ouro
ATENAS 2004: 50m livre, 100m livre, 200m livre, 50m borboleta, 150m medley, 4x50m medley.
Seis medalhas de prata:
- Sydney 2000: 100m livre, 4x50m livre, 4x50m medley.
- Atenas 2004: 4x50m livre.
- Rio 2016: 4x50m livre misto.
- Duas medalhas de bronze
- Sydney 2000: 50m livre.
- Pequim 2008: 4x50m livre.

Além da palestra, uma série de atividades artísticas e culturais serão realizadas no vão central do shopping das 14h às 18h. A solenidade também terá atrações locais como a apresentação do Grupo Cantarolar formado por pacientes do CEPON, Banda Mosaico formada por pessoas com deficiências intelectual, visual e física da FCEE e apresentação do Grupo Bengalantes formado por deficientes visuais (cegos e baixa visão) da ACIC, que buscam na dança sua expressão artística, entre outras.

A Semana tem em sua programação dois Seminários destinados ao público em geral, de forma gratuita. Clodoaldo também participará do Seminário “Esporte e Inclusão: Como as empresas percebem a importância do esporte para as pessoas com deficiência”, no dia seguinte (19/09), das 8h às 17h30min, na sede da Fundação Catarinense de Educação Especial, localizada na Rua Paulino Pedro, em São José. Para o Seminário de Esporte e Inclusão, são oferecidas 140 vagas. As inscrições gratuitas poderão ser feitas pelo link docs.google.com/forms

No dia 21/09, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina sediará o Seminário "Inclusão da Pessoa com Deficiência: assédio moral nas relações de trabalho e aspectos previdenciários”, das 8h às 17h30min. O Seminário, aberto ao público e com inscrições gratuitas, ocorreria no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright para 140 pessoas. No entanto, devido à grande procura, foi transferido para Auditório Deputada Antonieta de Barros, com vaga para 400 pessoas, oportunizando mais interessados em participar. As inscrições podem ser feitas pelo link: escola.alesc.sc.gov.br

Fará parte do evento o Diretor do projeto e do filme Cromossomo 21, Alex Duarte. O publicitário, escrito e coach foi o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU. Premiado por este trabalho no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos festivais do Brasil, tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Este ano, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia de Letras de São Paulo. Seu primeiro longa Cromossomo 21 foi premiado no Los Angeles Brazilian Festival e deve chegar nos cinemas ainda este ano.

Deste seminário também será palestrante, Mário César da Silveira, especialista em Acessibilidade e Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Joinville. Traz no currículo, colaborações ao Comitê Brasileiro de Acessibilidade na elaboração da Norma de Acessibilidade nos Estádios e da Norma de Piso Tátil. É também professor do Projeto IR e VIR Sensibilização e Capacitação sobre Acessibilidade ao Meio Físico nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

A Semana Inclusiva é promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com mais de 30 instituições governamentais e não governamentais do estado.

A Fundação Catrinense de Cultura (FCC) é, novamente, uma das apoiadoras da iniciativa e como parte da programação cultural recebe, no Centro Integrado de Cultura (CIC), dois eventos: a Roda de Conversa no dia 20 de setembro e uma exposição coletiva com apresentações artísticas, de 18 a 24 de setembro.

A roda de conversa Linguagem Artística e Aproximações Criativas - Sensibilidade para Entender, Afeto para Compreender e Poesia para Acontecer. O tema da conversa que ocorrerá no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), das 14h30 às 16h30, será "Conversando com @s mediador@s da Inclusão: O que vem a ser deficiência? Quem inclui? Quem se inclui?". A atividade terá as participações especiais de Ana Ciscato, Roberta Oliveira, Rodrigo Tramonte, Milton Almeida. Os interessados em participar da Roda de Conversa devem se inscrever pelo link goo.gl/aNQjDL. Para os demais eventos culturais não há necessidade de inscrição.

Também no MASC, de 18 a 24 de setembro será realizada uma Exposição Coletiva e apresentações artísticas com a participação da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC); Margarete Alves e equipe Associação Caminhos para a Vida (ACV); Neyda Manaut e equipe Ong Autonomia; Andrea Monteiro e equipe. A curadoria é do professor Carlos Roberto Nascimento (Bebeto), das Oficinas de Arte do CIC.

No domingo, dia 24/09, a partir das 14 horas ocorrerá a grande festa de Encerramento da Semana Inclusiva Grande Florianópolis na Beira Mar de São José, que contará com a participação de diversas instituições que promoverão atividades culturais e esportivas adaptadas. Neste dia, a FCEE estará com um estande expositivo sobre o trabalho da instituição e também apresentará atrações, como o Grupo de Capoeira da FCEE, demonstrações de Tênis de Mesa e Bocha Paralímpica e Equoterapia. Entre as outras atrações previstas para o Encerramento também estão aulas de ginástica e alongamento, recreação, avaliação física de aferição de glicemia e pressão arterial. O Encerramento ocorrerá na Beira Mar de São José, no bolsão de estacionamento ao lado da Olaria.

DIA D – Pessoas com Deficiência que buscarem uma vaga no feirão, serão acompanhadas após o Dia D

Além dos Seminários, atrações culturais e esportivas, o ponto alto será o Dia D de Inclusão, no próximo dia 23 de setembro, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Trata-se de uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho. Participarão cerca de 30 instituições locais, entre elas o Ministério Público do Trabalho e a Fundação Catarinense de Educação Especial. Durante o evento, as empresas atenderão em estandes, onde realizarão as entrevistas e contratações dos candidatos às vagas oferecidas. Além disso, serão oferecidos diversos serviços no local, como orientação jurídica voltada para os direitos de PcD, esclarecimentos sobre serviços previdenciários e plantão com auditores fiscais do Trabalho para esclarecimentos de dúvidas sobre emprego.

A feira de empregos realizada pela primeira vez em 2015 com o propósito de promover e garantir a inclusão das Pessoas com Deficiência e Reabilitados no INSS no mercado de trabalho por empresas da Grande Florianópolis, será montada novamente no Campus do IFSC, na avenida Mauro Ramos.

A novidade deste ano do Dia D, é uma parceria firmada com a Fundação Catarinense de Educação Especial, por seu Centro de Educação e Trabalho – CENET, Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) e Associação Florianopolitana de Deficientes (AFLODEF). Representantes destas instituições irão acompanhar a inclusão de todos os trabalhadores que comparecerem ao feirão. Eles irão conferir o destino de cada um, identificar as dificuldades dos candidatos e das empresas na efetiva contratação e adaptação e sugerir soluções. A parceria permite, inclusive, saber quando e porque o candidato foi dispensado, caso a demissão ocorra.

Em todo o estado 1.927 empresas se enquadram nos critérios do Art. 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 que obriga a contratação de Pessoas com Deficiência pela cota. Elas geram 40.294 vagas para PCDs, no entanto, apenas 18.852 estão ocupadas por este público.

Programação da Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2017:

18/09 – Abertura no Beiramar Shopping:

14h - Talk-show com Clodoaldo Silva e abertura da exposição do material esportivo do
Duração de 1h30 de perguntas e 30 min de fotos e autógrafos.

16h - Grupo Cantarolar
Responsável Luiz Mesquita (FCC). 15 min de apresentação. Performance do hino de Florianópolis e da música “Eu quero apenas” de Roberto Carlos. Conclusão com dinâmica de dar as mãos.

16h15 - Banda Mosaico
Responsável Tuti (FCEE). Grupo musical composto por servidores e alunos da FCEE. Apresentação em ritmos diversos durante 20 min. Grupo formado por pessoas com deficiências intelectual, visual e física.

16h35 - Apresentação “Essência” do grupo Bengalantes
Responsável Elisana (ACIC). Apresentação de dança em 4 minutos. Grupo formado por deficientes visuais (cegos e baixa visão), que buscam na dança sua expressão artística.

16h40 - Fernando - Voz e Violão

18/09 a 24/09 - 10h às 22h - Exposição de Artes Coletiva
Centro Integrado de Cultura (CIC)

19/09 – 08h às 17h30 - Seminário “Esporte e Inclusão: Como as empresas percebem a importância do esporte para as pessoas com deficiência”
Auditório FCEE (Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 – São José)

20/09 - 14h30 às 16h30 - Roda de Conversa
Centro Integrado de Cultura (CIC)

21/09 – 08h às 17h30 - Seminário “Inclusão da Pessoa com Deficiência: assédio moral nas relações de trabalho e aspectos previdenciários”
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

22/09 - 15h às 17h - Visita Cultural (com áudio guia em libras)
Museu Victor Meirelles

23/09 – 09h às 17h - Dia D - Feirão de Empregos
IFSC Campus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950 - Florianópolis)

24/09 – 14h às 17h – Encerramento Semana Inclusiva – Atividades culturais e esportivas
Beira Mar de São José (Ao lado da Olaria Beira Mar - São José)



2ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis terá seminários, palestras, atividades culturais e esportivas


Categorias: Setembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Novembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 19 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar