FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2017
2ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis terá seminários, palestras, atividades culturais e esportivas



Quando: de 18 a 24 de setembro
Onde: em diversos locais da cidade
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/512854519056637

A Semana Inclusiva da Grande Florianópolis chega a sua segunda edição e acontecerá de 18 a 24 de setembro com uma programação intensa que promete movimentar a capital e o município de São José, com diversas atividades para evidenciar a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência. A programação conta com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas.

A abertura oficial do evento está marcada para o dia 18 de setembro, às 14h, no Beiramar Shopping com a presença do atleta paralímpico Clodoaldo Silva, um dos maiores nomes da natação paralímpica brasileira. O nadador contará ao público sua história de vida, com exemplos de superação e a inserção no mercado de trabalho. “Costumo dizer que sou desempregado, depois que deixei as piscinas de forma profissional. Brincadeiras a parte, o tema é muito importante e tenho me dedicado a levar aos mais diversos públicos mensagens de estimulo, de superação, porque a maior barreira está sempre dentro do nosso subconsciente”, destaca Clodoaldo.

Além da palestra de abertura com o atleta paralímpico Clodoaldo Silva, o Beiramar Shopping fará uma exposição das medalhas, taças, troféus e outros materiais conquistados pelo atleta ao longo da carreira.

Clodoaldo coleciona 14 medalhas em cinco Paralimpíadas e o recorde de sete pódios na competição de Atenas em 2004. Clodoaldo Silva em números:
Cinco paralimpíadas: Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio (2016).
Seis medalhas de ouro
ATENAS 2004: 50m livre, 100m livre, 200m livre, 50m borboleta, 150m medley, 4x50m medley.
Seis medalhas de prata:
- Sydney 2000: 100m livre, 4x50m livre, 4x50m medley.
- Atenas 2004: 4x50m livre.
- Rio 2016: 4x50m livre misto.
- Duas medalhas de bronze
- Sydney 2000: 50m livre.
- Pequim 2008: 4x50m livre.

Além da palestra, uma série de atividades artísticas e culturais serão realizadas no vão central do shopping das 14h às 18h. A solenidade também terá atrações locais como a apresentação do Grupo Cantarolar formado por pacientes do CEPON, Banda Mosaico formada por pessoas com deficiências intelectual, visual e física da FCEE e apresentação do Grupo Bengalantes formado por deficientes visuais (cegos e baixa visão) da ACIC, que buscam na dança sua expressão artística, entre outras.

A Semana tem em sua programação dois Seminários destinados ao público em geral, de forma gratuita. Clodoaldo também participará do Seminário “Esporte e Inclusão: Como as empresas percebem a importância do esporte para as pessoas com deficiência”, no dia seguinte (19/09), das 8h às 17h30min, na sede da Fundação Catarinense de Educação Especial, localizada na Rua Paulino Pedro, em São José. Para o Seminário de Esporte e Inclusão, são oferecidas 140 vagas. As inscrições gratuitas poderão ser feitas pelo link docs.google.com/forms

No dia 21/09, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina sediará o Seminário "Inclusão da Pessoa com Deficiência: assédio moral nas relações de trabalho e aspectos previdenciários”, das 8h às 17h30min. O Seminário, aberto ao público e com inscrições gratuitas, ocorreria no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright para 140 pessoas. No entanto, devido à grande procura, foi transferido para Auditório Deputada Antonieta de Barros, com vaga para 400 pessoas, oportunizando mais interessados em participar. As inscrições podem ser feitas pelo link: escola.alesc.sc.gov.br

Fará parte do evento o Diretor do projeto e do filme Cromossomo 21, Alex Duarte. O publicitário, escrito e coach foi o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU. Premiado por este trabalho no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos festivais do Brasil, tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Este ano, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia de Letras de São Paulo. Seu primeiro longa Cromossomo 21 foi premiado no Los Angeles Brazilian Festival e deve chegar nos cinemas ainda este ano.

Deste seminário também será palestrante, Mário César da Silveira, especialista em Acessibilidade e Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Joinville. Traz no currículo, colaborações ao Comitê Brasileiro de Acessibilidade na elaboração da Norma de Acessibilidade nos Estádios e da Norma de Piso Tátil. É também professor do Projeto IR e VIR Sensibilização e Capacitação sobre Acessibilidade ao Meio Físico nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

A Semana Inclusiva é promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com mais de 30 instituições governamentais e não governamentais do estado.

A Fundação Catrinense de Cultura (FCC) é, novamente, uma das apoiadoras da iniciativa e como parte da programação cultural recebe, no Centro Integrado de Cultura (CIC), dois eventos: a Roda de Conversa no dia 20 de setembro e uma exposição coletiva com apresentações artísticas, de 18 a 24 de setembro.

A roda de conversa Linguagem Artística e Aproximações Criativas - Sensibilidade para Entender, Afeto para Compreender e Poesia para Acontecer. O tema da conversa que ocorrerá no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), das 14h30 às 16h30, será "Conversando com @s mediador@s da Inclusão: O que vem a ser deficiência? Quem inclui? Quem se inclui?". A atividade terá as participações especiais de Ana Ciscato, Roberta Oliveira, Rodrigo Tramonte, Milton Almeida. Os interessados em participar da Roda de Conversa devem se inscrever pelo link goo.gl/aNQjDL. Para os demais eventos culturais não há necessidade de inscrição.

Também no MASC, de 18 a 24 de setembro será realizada uma Exposição Coletiva e apresentações artísticas com a participação da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC); Margarete Alves e equipe Associação Caminhos para a Vida (ACV); Neyda Manaut e equipe Ong Autonomia; Andrea Monteiro e equipe. A curadoria é do professor Carlos Roberto Nascimento (Bebeto), das Oficinas de Arte do CIC.

No domingo, dia 24/09, a partir das 14 horas ocorrerá a grande festa de Encerramento da Semana Inclusiva Grande Florianópolis na Beira Mar de São José, que contará com a participação de diversas instituições que promoverão atividades culturais e esportivas adaptadas. Neste dia, a FCEE estará com um estande expositivo sobre o trabalho da instituição e também apresentará atrações, como o Grupo de Capoeira da FCEE, demonstrações de Tênis de Mesa e Bocha Paralímpica e Equoterapia. Entre as outras atrações previstas para o Encerramento também estão aulas de ginástica e alongamento, recreação, avaliação física de aferição de glicemia e pressão arterial. O Encerramento ocorrerá na Beira Mar de São José, no bolsão de estacionamento ao lado da Olaria.

DIA D – Pessoas com Deficiência que buscarem uma vaga no feirão, serão acompanhadas após o Dia D

Além dos Seminários, atrações culturais e esportivas, o ponto alto será o Dia D de Inclusão, no próximo dia 23 de setembro, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Trata-se de uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho. Participarão cerca de 30 instituições locais, entre elas o Ministério Público do Trabalho e a Fundação Catarinense de Educação Especial. Durante o evento, as empresas atenderão em estandes, onde realizarão as entrevistas e contratações dos candidatos às vagas oferecidas. Além disso, serão oferecidos diversos serviços no local, como orientação jurídica voltada para os direitos de PcD, esclarecimentos sobre serviços previdenciários e plantão com auditores fiscais do Trabalho para esclarecimentos de dúvidas sobre emprego.

A feira de empregos realizada pela primeira vez em 2015 com o propósito de promover e garantir a inclusão das Pessoas com Deficiência e Reabilitados no INSS no mercado de trabalho por empresas da Grande Florianópolis, será montada novamente no Campus do IFSC, na avenida Mauro Ramos.

A novidade deste ano do Dia D, é uma parceria firmada com a Fundação Catarinense de Educação Especial, por seu Centro de Educação e Trabalho – CENET, Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) e Associação Florianopolitana de Deficientes (AFLODEF). Representantes destas instituições irão acompanhar a inclusão de todos os trabalhadores que comparecerem ao feirão. Eles irão conferir o destino de cada um, identificar as dificuldades dos candidatos e das empresas na efetiva contratação e adaptação e sugerir soluções. A parceria permite, inclusive, saber quando e porque o candidato foi dispensado, caso a demissão ocorra.

Em todo o estado 1.927 empresas se enquadram nos critérios do Art. 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 que obriga a contratação de Pessoas com Deficiência pela cota. Elas geram 40.294 vagas para PCDs, no entanto, apenas 18.852 estão ocupadas por este público.

Programação da Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2017:

18/09 – Abertura no Beiramar Shopping:

14h - Talk-show com Clodoaldo Silva e abertura da exposição do material esportivo do
Duração de 1h30 de perguntas e 30 min de fotos e autógrafos.

16h - Grupo Cantarolar
Responsável Luiz Mesquita (FCC). 15 min de apresentação. Performance do hino de Florianópolis e da música “Eu quero apenas” de Roberto Carlos. Conclusão com dinâmica de dar as mãos.

16h15 - Banda Mosaico
Responsável Tuti (FCEE). Grupo musical composto por servidores e alunos da FCEE. Apresentação em ritmos diversos durante 20 min. Grupo formado por pessoas com deficiências intelectual, visual e física.

16h35 - Apresentação “Essência” do grupo Bengalantes
Responsável Elisana (ACIC). Apresentação de dança em 4 minutos. Grupo formado por deficientes visuais (cegos e baixa visão), que buscam na dança sua expressão artística.

16h40 - Fernando - Voz e Violão

18/09 a 24/09 - 10h às 22h - Exposição de Artes Coletiva
Centro Integrado de Cultura (CIC)

19/09 – 08h às 17h30 - Seminário “Esporte e Inclusão: Como as empresas percebem a importância do esporte para as pessoas com deficiência”
Auditório FCEE (Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 – São José)

20/09 - 14h30 às 16h30 - Roda de Conversa
Centro Integrado de Cultura (CIC)

21/09 – 08h às 17h30 - Seminário “Inclusão da Pessoa com Deficiência: assédio moral nas relações de trabalho e aspectos previdenciários”
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

22/09 - 15h às 17h - Visita Cultural (com áudio guia em libras)
Museu Victor Meirelles

23/09 – 09h às 17h - Dia D - Feirão de Empregos
IFSC Campus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950 - Florianópolis)

24/09 – 14h às 17h – Encerramento Semana Inclusiva – Atividades culturais e esportivas
Beira Mar de São José (Ao lado da Olaria Beira Mar - São José)



2ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis terá seminários, palestras, atividades culturais e esportivas


Categorias: Setembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 26 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar