FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Semana Inclusiva Grande Florianópolis terá atividades educativas, culturais e esportivas



Quando: de 19 a 25 de setembro
Onde: em diversos locais da cidade
Quanto: Gratuito

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis será realizada de 19 a 25 de setembro na capital catarinense, com diversas atividades para evidenciar a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência.

A abertura da Semana acontece no dia 19, às 14h30 no Beiramar Shopping. A programação segue até o dia 25 com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas. O ponto alto será o Dia D Grande Florianópolis no sábado (24), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Trata-se de uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho.

No Centro Integrado de Cultura (CIC), a Semana terá atividades no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), onde já ocorre desde o dia 8 de setembro a exposição multimídia Clube da Luta - 10 Anos, que conta com fotografias em altura adaptada para cadeirantes, vídeos com legendas descritivas para o público com deficiência auditiva e as fichas técnicas em Braille para possibilitar a leitura ao público com deficiência visual; e o Discotecando no MIS/SC, dia 23, que terá os DJs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro no comando das pick-ups.

Ainda no CIC, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) fará visitas mediadas voltadas especialmente ao público com deficiência na exposição Gaudí, Barcelona 1900. As sessões serão realizadas sempre às 16h, de 21 a 25 de setembro, com entrada gratuita. Os interessados devem fazer a inscrição por meio do link http://goo.gl/28ReSf

No Teatro Álvaro de Carvalho, dia 21 de setembro será apresentado o espetáculo 21 Tons de Amor, mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down.

Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe palestras sobre Libras

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), no centro de Florianópolis, terá visitas guiadas com contação de histórias voltadas a pessoas com deficiência no dia 21 de setembro; e no dia 22 de setembro, a partir das 9h, recebe duas palestras voltadas ao público com deficiência auditiva: Teatro de Animação em Língua de Sinais, com Rodrigo Custódio e Natália Rigo; e O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas, com Natália Rigo. Devido a limitação de vagas (60 participantes), também é necessário fazer inscrição. Os interessados podem se inscrever para participar dos eventos no link https://goo.gl/AGc5yG

Sobre as Palestras:

- Teatro de Animação em Língua de Sinais
Palestrantes: Rodrigo Custódio e Natália Rigo

O teatro de animação - linguagem teatral que envolve bonecos, objetos, sombras, máscaras - passa a ser explorado a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos trabalhos de Rodrigo Custódio e Natália Rigo. Essa palestra vem apresentar ao público os trabalhos dos palestrantes, desenvolvidos desde 2011, contribuindo com a divulgação e o reconhecimento da língua de sinais e das formas de manifestação artística das minorias linguísticas. Assim como as demais minorias, as pessoas surdas - minorias linguísticas usuárias da Libras - possuem sua própria forma de manifestação artística. A Literatura e a Arte Surda/Sinalizada compreendem diferentes poéticas de expressão pelas quais poetas, contadores de histórias, atores e artistas surdos e sinalizantes se expressam.

- O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas
Palestrante: Natália Rigo

A esfera artística de atuação do intérprete de língua de sinais é um campo de trabalho crescente no Brasil, inclusive na capital catarinense. A partir da presença cada vez maior das minorias linguísticas nos diferentes espaços sociais, a necessidade de mediação linguística entre usuários de diferentes línguas (e suas formas de expressão) aumenta paralelamente. Interpretar para Libras textos e contextos teatrais, musicais, artísticos e/ou literários requer competências específicas do profissional, assim como uma compreensão clara por parte das pessoas e instituições que buscam oferecer o serviço de interpretação. Contemplar de forma responsável e satisfatória as minorias linguísticas como público consumidor de arte, implica questões emergentes e urgentes a serem pensadas e esclarecidas. Essa palestra busca apresentar ao espectador uma reflexão atenta sobre essas questões, bem como oportunizar uma maior familiarização sobre o tema.

Sobre os palestrantes:

Natália Rigo: tradutora e intérprete de Libras/Português na esfera artística. Professora de Artes e Libras na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formada em Artes Plásticas (UPF) e em Letras (UFSC), é mestre e doutoranda em Estudos da Tradução (UFSC). Desenvolve projetos e pesquisas sobre tradução e interpretação na esfera artística e teatro de animação em língua de sinais.

Rodrigo Custódio: tradutor de Libras/Português. Professor de Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em Educação Física (UPF), pós-graduado em Língua Brasileira de Sinais - Libras, é mestre e doutorando em Linguística (UFSC). Além de trabalhos realizados com teatro, desenvolve projetos e pesquisas sobre Libras acadêmica; níveis de fala/sinalização (in/formalidade) e gêneros textuais em Libras.

Esporte e inclusão

“A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação” é o tema do seminário que será realizado no dia 23 de setembro, com vagas limitadas. Os interessados em participar devem realizar inscrição até o dia 16 de setembro preenchendo o formulário disponibilizado no link https://goo.gl/forms/7oJ9v11ov6yFaEx03

A atividade será ministrada pelo professor Claúdio Dihel Nogueira, classificador funcional do Comitê Paralímpico Brasileiro, no auditório da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis, das 8h às 19h. O objetivo é capacitar profissionais para intervenção com esportes para pessoas com deficiência e conscientizar as empresas sobre Lei de Cotas (Lei 8.213/1991).

A organização do Seminário é feita por uma ação conjunta entre várias entidades capitaneadas pelo Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. A certificação será feita pela Fundação Catarinense de Educação Especial.

Programação do Seminário
Local: Faculdade de Tecnologia Senac, Rua Silva Jardim, 360, Prainha - Florianópolis

Das 8h às 12h - TEMA: O Paradesporto;
- Relato sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016;
- Classificação Funcional em Atletas de Paradesporto.

Das 13h às 17h - TEMA: Relatos de experiência de atletas de Paradesporto:
* Lucas André Ferrari – Atletismo;
* Marcelo Lofi – Atletismo;
* Jucileni da Paixão Morais Homem – Basquete em cadeira de rodas;
* Silsso Brandão - Basquete em cadeira de rodas.

Das 17h às 19h - Mesa redonda com o tema “Esporte e Inclusão”
Debatedores:
* Cláudio Dihel Nogueira;
* Lucas André Ferrari;
* Marcelo Lofi;
* Jucileni da Paixão Morais Homem;
* Silsso Brandão.

Sobre a Semana Inclusiva

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de mais de trinta entidades públicas e privadas, entre elas a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cujos espaços culturais sediarão parte da programação da Semana.

A ação busca estimular entidades e Poder Público a implementar recursos de acessibilidade nos diferentes espaços e, principalmente, fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência e ampliar o número desses trabalhadores no mercado formal de trabalho. “Além de possibilitar e incentivar a convivência entre pessoas com e sem deficiência, a Semana Inclusiva é um chamado à sociedade para questões da acessibilidade no sentido mais amplo: física, informacional, tecnológica e em todos os espaços, sejam públicos ou privados”, destaca Quézia Araújo Duarte Nieves Gonzalez, procuradora do MPT-SC.

Mais informações sobre o evento no Facebook Semana Inclusiva Grande Florianópolis ou pelo email semanainclusiva@sol.sc.gov.br

Programação Completa:

19/09 – Abertura no Beiramar Shopping, às 14h30.
Apresentações artísticas como capoeira, dança em cadeira de rodas e Hino Nacional com interpretação em Libras.

Seminários

20/09 – 1º Simpósio de Direito Previdenciário de SC - as inovações da seguridade social no tocante às pessoas com deficiência.
Das 9h às 12h na UFSC.

21 e 22/09 - “Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho”
Das 8h30 às 17h, no Auditório da Faculdade SENAC Florianópolis.

23/09 - “A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação”
Das 8h às 19h, no Auditório da Faculdade SENAC Florianópolis.

Atividades Culturais e Esportivas

19 a 23/09 – Exposição fotográfica "Inclusão através da Arte – Amigo Down”
Beiramar Shopping, no Piso L1, em frente a Tech Masters. Entrada gratuita.

19 a 23/09 - Oficinas Culturais.
Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho
Inscrições pelo telefone (48) 3271-7914. Entrada gratuita.

19 a 23/09 - Exposição de Tecnologias Assistivas.
Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho
Das 8h às 19h. Entrada gratuita.

21 a 25/09 - Exposição “Gaudí – Barcelona 1900”
Museu de Arte de Santa de Catarina (MASC)
Visitas mediadas para pessoas com deficiência. Gratuitas, sempre às 16h
Inscreva–se: http://goo.gl/28ReSf

20 a 25/09 – Exposição fotográfica “Clube da Luta - 10 Anos”
Visitação das 10h às 21h. Entrada Gratuita.
Fotografias em altura adaptada para cadeirantes, vídeos com legendas descritivas e fichas técnicas em Braille.

23/09 - Discotecando
Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Às 19h, gratuito.
Discotecagem com discos de vinil do acervo do museu. Participação dos DJs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro.

21/09 às 14h - Visita seguida por contação de histórias. Gratuito.
Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC)

21/09 às 20h - 21 Tons de Amor, mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down.
Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 meia-entrada.

22/09 às 9h - Palestras gratuitas: “Teatro em Libras” e “O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas”.
Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC)
Palestrantes: Natália Rigo e Rodrigo Custódio.
Inscreva–se: https://goo.gl/AGc5yG

25/09 das 9h às 13h - Atividades Esportivas Adaptadas. Gratuito.
Parque de Coqueiros
Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Cefid/Udesc.
Semana Inclusiva Grande Florianópolis terá atividades educativas, culturais e esportivas


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar