FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Semana Inclusiva Grande Florianópolis terá atividades educativas, culturais e esportivas



Quando: de 19 a 25 de setembro
Onde: em diversos locais da cidade
Quanto: Gratuito

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis será realizada de 19 a 25 de setembro na capital catarinense, com diversas atividades para evidenciar a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência.

A abertura da Semana acontece no dia 19, às 14h30 no Beiramar Shopping. A programação segue até o dia 25 com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas. O ponto alto será o Dia D Grande Florianópolis no sábado (24), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Trata-se de uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho.

No Centro Integrado de Cultura (CIC), a Semana terá atividades no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), onde já ocorre desde o dia 8 de setembro a exposição multimídia Clube da Luta - 10 Anos, que conta com fotografias em altura adaptada para cadeirantes, vídeos com legendas descritivas para o público com deficiência auditiva e as fichas técnicas em Braille para possibilitar a leitura ao público com deficiência visual; e o Discotecando no MIS/SC, dia 23, que terá os DJs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro no comando das pick-ups.

Ainda no CIC, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) fará visitas mediadas voltadas especialmente ao público com deficiência na exposição Gaudí, Barcelona 1900. As sessões serão realizadas sempre às 16h, de 21 a 25 de setembro, com entrada gratuita. Os interessados devem fazer a inscrição por meio do link http://goo.gl/28ReSf

No Teatro Álvaro de Carvalho, dia 21 de setembro será apresentado o espetáculo 21 Tons de Amor, mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down.

Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe palestras sobre Libras

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), no centro de Florianópolis, terá visitas guiadas com contação de histórias voltadas a pessoas com deficiência no dia 21 de setembro; e no dia 22 de setembro, a partir das 9h, recebe duas palestras voltadas ao público com deficiência auditiva: Teatro de Animação em Língua de Sinais, com Rodrigo Custódio e Natália Rigo; e O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas, com Natália Rigo. Devido a limitação de vagas (60 participantes), também é necessário fazer inscrição. Os interessados podem se inscrever para participar dos eventos no link https://goo.gl/AGc5yG

Sobre as Palestras:

- Teatro de Animação em Língua de Sinais
Palestrantes: Rodrigo Custódio e Natália Rigo

O teatro de animação - linguagem teatral que envolve bonecos, objetos, sombras, máscaras - passa a ser explorado a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos trabalhos de Rodrigo Custódio e Natália Rigo. Essa palestra vem apresentar ao público os trabalhos dos palestrantes, desenvolvidos desde 2011, contribuindo com a divulgação e o reconhecimento da língua de sinais e das formas de manifestação artística das minorias linguísticas. Assim como as demais minorias, as pessoas surdas - minorias linguísticas usuárias da Libras - possuem sua própria forma de manifestação artística. A Literatura e a Arte Surda/Sinalizada compreendem diferentes poéticas de expressão pelas quais poetas, contadores de histórias, atores e artistas surdos e sinalizantes se expressam.

- O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas
Palestrante: Natália Rigo

A esfera artística de atuação do intérprete de língua de sinais é um campo de trabalho crescente no Brasil, inclusive na capital catarinense. A partir da presença cada vez maior das minorias linguísticas nos diferentes espaços sociais, a necessidade de mediação linguística entre usuários de diferentes línguas (e suas formas de expressão) aumenta paralelamente. Interpretar para Libras textos e contextos teatrais, musicais, artísticos e/ou literários requer competências específicas do profissional, assim como uma compreensão clara por parte das pessoas e instituições que buscam oferecer o serviço de interpretação. Contemplar de forma responsável e satisfatória as minorias linguísticas como público consumidor de arte, implica questões emergentes e urgentes a serem pensadas e esclarecidas. Essa palestra busca apresentar ao espectador uma reflexão atenta sobre essas questões, bem como oportunizar uma maior familiarização sobre o tema.

Sobre os palestrantes:

Natália Rigo: tradutora e intérprete de Libras/Português na esfera artística. Professora de Artes e Libras na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formada em Artes Plásticas (UPF) e em Letras (UFSC), é mestre e doutoranda em Estudos da Tradução (UFSC). Desenvolve projetos e pesquisas sobre tradução e interpretação na esfera artística e teatro de animação em língua de sinais.

Rodrigo Custódio: tradutor de Libras/Português. Professor de Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em Educação Física (UPF), pós-graduado em Língua Brasileira de Sinais - Libras, é mestre e doutorando em Linguística (UFSC). Além de trabalhos realizados com teatro, desenvolve projetos e pesquisas sobre Libras acadêmica; níveis de fala/sinalização (in/formalidade) e gêneros textuais em Libras.

Esporte e inclusão

“A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação” é o tema do seminário que será realizado no dia 23 de setembro, com vagas limitadas. Os interessados em participar devem realizar inscrição até o dia 16 de setembro preenchendo o formulário disponibilizado no link https://goo.gl/forms/7oJ9v11ov6yFaEx03

A atividade será ministrada pelo professor Claúdio Dihel Nogueira, classificador funcional do Comitê Paralímpico Brasileiro, no auditório da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis, das 8h às 19h. O objetivo é capacitar profissionais para intervenção com esportes para pessoas com deficiência e conscientizar as empresas sobre Lei de Cotas (Lei 8.213/1991).

A organização do Seminário é feita por uma ação conjunta entre várias entidades capitaneadas pelo Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. A certificação será feita pela Fundação Catarinense de Educação Especial.

Programação do Seminário
Local: Faculdade de Tecnologia Senac, Rua Silva Jardim, 360, Prainha - Florianópolis

Das 8h às 12h - TEMA: O Paradesporto;
- Relato sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016;
- Classificação Funcional em Atletas de Paradesporto.

Das 13h às 17h - TEMA: Relatos de experiência de atletas de Paradesporto:
* Lucas André Ferrari – Atletismo;
* Marcelo Lofi – Atletismo;
* Jucileni da Paixão Morais Homem – Basquete em cadeira de rodas;
* Silsso Brandão - Basquete em cadeira de rodas.

Das 17h às 19h - Mesa redonda com o tema “Esporte e Inclusão”
Debatedores:
* Cláudio Dihel Nogueira;
* Lucas André Ferrari;
* Marcelo Lofi;
* Jucileni da Paixão Morais Homem;
* Silsso Brandão.

Sobre a Semana Inclusiva

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de mais de trinta entidades públicas e privadas, entre elas a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cujos espaços culturais sediarão parte da programação da Semana.

A ação busca estimular entidades e Poder Público a implementar recursos de acessibilidade nos diferentes espaços e, principalmente, fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência e ampliar o número desses trabalhadores no mercado formal de trabalho. “Além de possibilitar e incentivar a convivência entre pessoas com e sem deficiência, a Semana Inclusiva é um chamado à sociedade para questões da acessibilidade no sentido mais amplo: física, informacional, tecnológica e em todos os espaços, sejam públicos ou privados”, destaca Quézia Araújo Duarte Nieves Gonzalez, procuradora do MPT-SC.

Mais informações sobre o evento no Facebook Semana Inclusiva Grande Florianópolis ou pelo email semanainclusiva@sol.sc.gov.br

Programação Completa:

19/09 – Abertura no Beiramar Shopping, às 14h30.
Apresentações artísticas como capoeira, dança em cadeira de rodas e Hino Nacional com interpretação em Libras.

Seminários

20/09 – 1º Simpósio de Direito Previdenciário de SC - as inovações da seguridade social no tocante às pessoas com deficiência.
Das 9h às 12h na UFSC.

21 e 22/09 - “Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho”
Das 8h30 às 17h, no Auditório da Faculdade SENAC Florianópolis.

23/09 - “A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação”
Das 8h às 19h, no Auditório da Faculdade SENAC Florianópolis.

Atividades Culturais e Esportivas

19 a 23/09 – Exposição fotográfica "Inclusão através da Arte – Amigo Down”
Beiramar Shopping, no Piso L1, em frente a Tech Masters. Entrada gratuita.

19 a 23/09 - Oficinas Culturais.
Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho
Inscrições pelo telefone (48) 3271-7914. Entrada gratuita.

19 a 23/09 - Exposição de Tecnologias Assistivas.
Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho
Das 8h às 19h. Entrada gratuita.

21 a 25/09 - Exposição “Gaudí – Barcelona 1900”
Museu de Arte de Santa de Catarina (MASC)
Visitas mediadas para pessoas com deficiência. Gratuitas, sempre às 16h
Inscreva–se: http://goo.gl/28ReSf

20 a 25/09 – Exposição fotográfica “Clube da Luta - 10 Anos”
Visitação das 10h às 21h. Entrada Gratuita.
Fotografias em altura adaptada para cadeirantes, vídeos com legendas descritivas e fichas técnicas em Braille.

23/09 - Discotecando
Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Às 19h, gratuito.
Discotecagem com discos de vinil do acervo do museu. Participação dos DJs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro.

21/09 às 14h - Visita seguida por contação de histórias. Gratuito.
Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC)

21/09 às 20h - 21 Tons de Amor, mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down.
Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 meia-entrada.

22/09 às 9h - Palestras gratuitas: “Teatro em Libras” e “O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas”.
Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC)
Palestrantes: Natália Rigo e Rodrigo Custódio.
Inscreva–se: https://goo.gl/AGc5yG

25/09 das 9h às 13h - Atividades Esportivas Adaptadas. Gratuito.
Parque de Coqueiros
Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Cefid/Udesc. Semana Inclusiva Grande Florianópolis terá atividades educativas, culturais e esportivas

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar