FaceBook Instagram Twitter


Seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas



Quando: 03 Junho 2014, terça-feira, às 10 horas
Onde: Auditório da Fecomércio
Endereço: Rua Felipe Schmidt, 785 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1454761511429021

O Sesc convida para o Seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demanda, que ocorre na próxima terça-feira, 3 de junho, às 10h, no Auditório da Fecomércio (Rua Felipe Schmidt, 785, Centro - Florianópolis), com entrada gratuita.

O Seminário traz à tona uma pesquisa realizada pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que indica que mais da metade dos brasileiros não pratica atividade cultural. O índice chega a 85% nos dias úteis.

O tema e os dados nacionais e locais serão debatidos pelo Doutor em Ciência Política, Gustavo Venturini, professor na Universidade de São Paulo, coordenador científico do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo, e por Edélcio Mostaço, teórico, crítico, ensaísta, dramaturgista e professor pesquisador de teoria teatral da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

SOBRE A PESQUISA "PÚBLICOS DE CULTURA: HÁBITOS E DEMANDAS”

Das 2.400 pessoas entrevistadas em setembro de 2013, em 25 estados, mais da metade (61%) nunca havia assistido a uma peça teatral. O índice chega a 89% quando se trata de concertos de ópera ou música clássica; 75% em dança; e 71% em exposições de pintura e escultura em museus.

O objetivo da pesquisa foi mapear os hábitos e práticas artístico-culturais dos brasileiros. "A produção e o tratamento de informações no campo da cultura nos últimos anos vêm pa ssando por uma enorme transformação, mas ainda carecemos de uma base de dados de caráter nacional para guiar a produção de cultura. Nesse contexto, há um descompasso entre a oferta crescente de políticas culturais face à baixa frequência de públicos. Por isso, investimos na pesquisa de públicos de cultura, por sua importância central na construção de um patrimônio para os agentes envolvidos, sejam eles produtores, gestores e demais implicados nas manifestações culturais”, explica Claudia Marcia Barros, gerente de Estudos e Pesquisas do Departamento Nacional do Sesc.

A partir dos resultados foram realizados seminários em todas as regiões do Brasil com objetivo de apresentar a pesquisa e debater sobre os dados regionais. O primeiro seminário aconteceu no Sesc Pinheiros, em São Paulo (9/4), no Amazonas (5/5), Mato Grosso (5/5), Pernambuco (12/5), Minas Gerais (14/5) e agora em Santa Catarina (3/6).
Seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas


Categorias: Junho 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar