FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2014
Seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas



Quando: 03 Junho 2014, Terça-feira, às 10 horas
Onde: Auditório da Fecomércio
Endereço: Rua Felipe Schmidt, 785 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1454761511429021

O Sesc convida para o Seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demanda, que ocorre na próxima terça-feira, 3 de junho, às 10h, no Auditório da Fecomércio (Rua Felipe Schmidt, 785, Centro - Florianópolis), com entrada gratuita.

O Seminário traz à tona uma pesquisa realizada pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que indica que mais da metade dos brasileiros não pratica atividade cultural. O índice chega a 85% nos dias úteis.

O tema e os dados nacionais e locais serão debatidos pelo Doutor em Ciência Política, Gustavo Venturini, professor na Universidade de São Paulo, coordenador científico do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo, e por Edélcio Mostaço, teórico, crítico, ensaísta, dramaturgista e professor pesquisador de teoria teatral da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

SOBRE A PESQUISA "PÚBLICOS DE CULTURA: HÁBITOS E DEMANDAS”

Das 2.400 pessoas entrevistadas em setembro de 2013, em 25 estados, mais da metade (61%) nunca havia assistido a uma peça teatral. O índice chega a 89% quando se trata de concertos de ópera ou música clássica; 75% em dança; e 71% em exposições de pintura e escultura em museus.

O objetivo da pesquisa foi mapear os hábitos e práticas artístico-culturais dos brasileiros. "A produção e o tratamento de informações no campo da cultura nos últimos anos vêm passando por uma enorme transformação, mas ainda carecemos de uma base de dados de caráter nacional para guiar a produção de cultura. Nesse contexto, há um descompasso entre a oferta crescente de políticas culturais face à baixa frequência de públicos. Por isso, investimos na pesquisa de públicos de cultura, por sua importância central na construção de um patrimônio para os agentes envolvidos, sejam eles produtores, gestores e demais implicados nas manifestações culturais”, explica Claudia Marcia Barros, gerente de Estudos e Pesquisas do Departamento Nacional do Sesc.

A partir dos resultados foram realizados seminários em todas as regiões do Brasil com objetivo de apresentar a pesquisa e debater sobre os dados regionais. O primeiro seminário aconteceu no Sesc Pinheiros, em São Paulo (9/4), no Amazonas (5/5), Mato Grosso (5/5), Pernambuco (12/5), Minas Gerais (14/5) e agora em Santa Catarina (3/6). Seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas

Categorias: Junho 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 24 Maio 2017 Curso gratuito Músicas Afroamericanas como... >> Música
até 24 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 24 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar