FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2017
XI Semana Acadêmica do curso de Cinema da UFSC



Quando: de 2 a 6 de outubro
Onde: UFSC
Quanto: Gratuito

A XI Semana Acadêmica do curso de Cinema da UFSC acontece do dia 2 ao dia 6 de outubro. Esta edição trará discussões acerca das diferentes características do fazer, consumir e distribuir cinema com as possibilidades tecnológicas que transformaram a experiência cinematográfica através dos anos. Desta forma, "Cinema e Tecnologia", será o tema da 11ª Semana de Cinema!

A Semana de Cinema é um evento realizado pelos alunos do Curso de Cinema UFSC com objetivo de difundir conhecimento teórico e prático por meio de palestras, minicursos, debates e exibição de filmes, além de promover a interação entre profissionais e demais interessados. Para desenvolver as atividades convidamos profissionais que são referência na área, vindos de várias partes do país. Todos os eventos da Semana de Cinema têm entrada gratuita e são abertos para a comunidade.

A 11ª semana de cinema da UFSC começa na segunda-feira, dia 2, às 14 horas no auditório do CSE com a mesa de abertura, que terá como convidados xs professores Almir Almas da USP e Aglair Bernardo da UFSC.

Além da Mesa de Abertura, dia 2 de outubro também contará com a Exibição Especial dos curtas realizados pelos alunxs da universidade que acontecerá na Sala de Exibição no bloco D do CCE às 19h. Venha prestigiar o cinema universitário!

Almir Almas (USP)
Professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA/USP e coordenador geral do Grupo de Pesquisa LabArteMídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais). Também é realizador videoartista e produtor audiovisual, desenvolvendo o trabalho Namahaiku (cinema expandido, Vjing-live image e poesia japonesa).

Aglair Bernardo (UFSC)
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é Professora Associada IV, do Curso de Cinema, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, Jornalismo, Cinema, Antropologia, Teoria Literária, Arte e Comunicação.

A programação da Semana de Cinema continua no dia 3 de outubro com a sessão comentada do filme Estrada Para Ythaca (2010, dir. Gutto Parente, Ricardo Pretti), às 19h na sala de exibição no bloco D do CCE, com a presença de Alessandra Brandão (UFSC) e o co-diretor do filme, Ricardo Pretti.

Alessandra Brandão(UFSC)
Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) e do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Centre for World Cinemas da Universidade de Leeds, Inglaterra. Tem doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pelo PPGI/UFSC, com tese sobre o cinema latino-americano contemporâneo. Recebeu o título de Dean's Fellow de Dickinson College (Estados Unidos), onde realizou pesquisa de janeiro a maio de 2014. É Vice-Presidente da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, tendo sido Secretária Acadêmica desta Sociedade entre setembro de 2011 e outubro de 2015. É editora-chefe da Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

A mesa de terça-feira contará com a presença de Ricardo Pretti (Alumbramento) e Erly Vieira (UFES) para um diálogo sobre Audiovisual e Tecnocracia: relações de dependência e subversão. O encontro está marcado para às 14h no auditório do CSE.

Ricardo Pretti (Alumbramento)
Um dos fundadores e diretores do coletivo cearense Alumbramento. Como diretor de longa-metragem realizou os filmes “Estrada para Ythaca” (2010), “Os Monstros” (2011), “No Lugar Errado” (2011), “O Rio nos Pertence” (Operação Sonia Silk, 2013), “Com Os Punhos Cerrados” (2014) e O Fim de Uma Era (2014), que circularam inúmeros festivais, recebendo diversos prêmios de destaque.

Erly Vieira (UFES)
Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo e dos Programas de Pós-Graduação em Artes (PPGA) e Comunicação e Territorialidades (POSCOM) da UFES. Suas pesquisas versam sobre cinema e sensorialidade, corpo e afeto, queer cinema. Também é roteirista e cineasta, com dez curtas-metragens realizados e exibidos em diversos festivais.

Na quarta-feira, 04 de outubro, a Semana de Cinema recebe os convidados Mônica Stein (UFSC) e Leonardo Minozzo (Cafundó Criativo) na Mesa "Cinema e Games", às 14h no auditório do CSE.

Mônica Stein (UFSC)
Professora do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Grupo de Pesquisa G2E-UFSC (Grupo de Educação e Entretenimento) que desenvolve projetos interdisciplinares com cursos e empresas para games analógicos e digitais para PC ou mobiles, graphic novels, entre outros). Atualmente coordena e desenvolve o projeto THE ROTFATHER, com 54 integrantes, para difundir estratégias transmídias das indústrias criativas.

Leonardo Minozzo (Cafundó Estudio Criativo)
Graduado em Design pela UFSC. Fundador da Cafundó Estudio Criativo, onde desenvolve projetos que integram design, tecnologia e interação digital. Co-fundador do projeto Mind the Graph, uma plataforma web para desenvolvimento de infografias.

No quarto dia da Semana de Cinema, quinta-feira dia 5, haverá a mesa sobre Ritmos e Fluxos Audiovisuais com os convidados Germana Belo(Webserie RED) e Iremar Pinto(Fox Creative Lab) às 14 horas no auditório do CSE.

Germana Belo (Webserie RED)
Iniciou a carreira na área do audiovisual nos Estados Unidos pela New York Film Academy). É cocriadora, coprodutora e corroteirista da websérie RED (websérie brasileira selecionada para o New York City Web Fest, que já conta com 4 temporadas,). Assinou o roteiro de alguns episódios da websérie Sui Generis, uma coprodução do Brasil com a Nova Zelândia.

Iremar Pinto (Fox Creative Lab)
Graduado em produção audiovisual pela Universidade Paulista (UNIP). Começou sua carreira em produção de programas em canais abertos como Band, Rede TV e SBT. Atuou como assistente de direção em diferentes formatos para TV. Atualmente coordena produção de Creative Solutions dos canais Fox, FX, Fox Life, National Geographic, Fox Sports 1 e 2 do Grupo Fox Networks Group.

O Projeto Cinema Mundo que fazem exibições comentadas para a comunidade em sessões gratuitas de cinema faz parte do cronograma da Semana Acadêmica e na quinta-feira (dia 05) às 18h30 terá um encontro com o cinema do Adirley Queirós, no documentário "Branco Sai, Preto Fica".

A Oficina de Roteiro para Produção de Seriados acontecerá na sala 212 (segundo andar) do bloco D do CCE às 8:30h do dia 5 de outubro. A oficina será ministrada por Germana Belo e terá 20 vagas.

Concomitantemente, teremos a Oficina de Iluminação que acontece em dois dias (5 e 6 de outubro) às 9h. E será ministrada pelo Labcine, no Estúdio de Cinema no bloco D do CCE(térreo) contando com 20 vagas.

As inscrições devem ser feitas nos formulários dos links abaixo (lembrando que não é possível se inscrever para as duas oficinas, pois na quinta-feira elas acontecem simultaneamente):

Oficina de Roteiro Para Produção de Seriados:
https://goo.gl/forms/zZpKoR8YUznv52mq2

Oficina de Iluminação:
https://goo.gl/forms/8MmLRvgfp4lidNy63

Germana Belo (Webserie RED)
Iniciou a carreira na área do audiovisual nos Estados Unidos pela New York Film Academy). É cocriadora, coprodutora e corroteirista da websérie RED (websérie brasileira selecionada para o New York City Web Fest, que já conta com 4 temporadas). Assinou o roteiro de alguns episódios da websérie Sui Generis, uma coprodução do Brasil com a Nova Zelândia.

LABCINE (UFSC)
O Laboratório de Cinematografia da UFSC desempenha o papel de fomento na formação, assim como o apoio técnico multifuncional nas áreas de iluminação, fotografia e cinematografia, tanto às atividades docentes e estudantis do Departamento de Artes, como a vários projetos de extensão e pesquisa de professores e servidores técnico-administrativos.

Na sexta-feira, a festa de encerramento da Semana Acadêmica de Cinema é a TELA QUENTE!
Confirma lá no evento pra não esquecer: www.facebook.com/events/1624603967592500/
Quando? 06/10 às 20hrs
Quanto? 15R$ (antecipado), 20R$ (na porta)
Onde? 605
Dirigido por: Juliana Azevedo
Em cartaz: o melhor dos hits PoP e Funk de todos os tempos e lugares e, CLARO, trilhas dos melhores filmes
Onde comprar? Stands da festa estarão montados durante a Semana
14 hrs - auditório do CSE
18hrs - Sala de Projeção (Bloco D - CCE)
Tambem disponível com as alunas do curso:
- Lígia Minchini
- Lígia Mota
- Vanessa Miranda
Evento para maiores de 18 anos
Indispensável apresentação de documento original com foto"

Confira a programação completa:

XI Semana Acadêmica do curso de Cinema da UFSC


Categorias: Outubro 2017
Tags: Cine, Cinema, UFSC
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 15 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar