FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2017
Semana da Rendeira com oficinas de renda de bilro, exposição e encontros



Quando: de 16 a 21 de outubro
Onde: em vários locais da cidade
Quanto: Gratuito

21 de outubro é o Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro e para comemorar esta data a Prefeitura de Florianópolis preparou uma programação especial. De 16 a 21 de outubro, várias atividades serão realizadas na cidade com o intuito de preservar e valorizar a renda de bilro, despertar o interesse das novas gerações para esta arte e homenagear as artistas que fazem esta tradição perpetuar em Florianópolis.

A programação da Semana da Rendeira inclui oficinas de renda de bilro, exposição de peças feitas desta arte, aulas para crianças, encontro entre as artistas, entre outros. A Semana da Rendeira é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes.

Trazida pelos açorianos, a renda de bilro era a atividade preferida das mulheres enquanto esperavam os maridos retornarem das pescas. Uma forma também de contribuir financeiramente com a família. Com o tempo a renda virou parte da história da cidade até se tornar patrimônio cultural de Florianópolis.

No entanto, com o passar dos anos, a técnica, geralmente, transmitida de mãe para filha acabou não despertando mais o interesse como antigamente, ficando esta arte vinculada apenas às rendeiras e rendeiros mais antigos.

Desta forma, a comemoração do 21 de outubro é uma forma de valorizar esta tradição, mas também de conquistar as novas gerações para tal prática. Por isso serão realizadas oficinas em vários pontos da cidade, inclusive, com crianças por meio do Projeto Mãos que ensinam Mãos.

Um evento com a cara de Florianópolis será a Roda de Rendeiras e Ratoeiras que acontece na sexta-feira, 20 de outubro, das 10h30 às 15h, no Mercado Público. Unindo um dos locais mais tradicionais e uma das tradições mais antigas, o encontro pretende valorizar a história, a cultura e o povo que faz a cidade acontecer.

Neste projeto além do tilintar dos bilros, outro som vai ressoar. Enquanto tecem a renda, as rendeiras irão soltar a voz e a criatividade. Entre versos, prosas e muito improviso elas cantarão cantigas e vão relembrar um antigo costume.

Nas décadas de 60 e 70 grupos se reuniam em rodas para brincar a Dança da Ratoeira. A atividade era composta de uma competição ou brincadeira de versos e prosas e era realizada, entre outros, para conquistar novos amigos e amores. Com o passar do tempo, a brincadeira foi perdendo espaço entre os jovens, mas ficou marcada em muitas histórias e memórias.

E são estas memórias que serão lembradas e revividas por meio do Encontro na Semana da Rendeira.

O programa de extensão Moda e Economia Criativa, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participará da Semana da Rendeira com duas atividades sobre renda de bilro, gratuitas e abertas à comunidade.

No dia 16 será realizada a palestra “Renda de Bilro, Moda e Economia Criativa”, ministrada por Lucas da Rosa, professor do Departamento de Moda da Udesc Ceart, e pelas bolsistas de extensão Yasmine Lunelli e Ágata Carraro Morgan. A palestra começa às 14h e será realizada na Casa das Máquinas – Espaço de Artes, na Lagoa da Conceição.

Já no dia 19, também começando às 14h no mesmo local, o professor Lucas da Rosa e as rendeiras Enedina Duarte e Maria das Rendas realizarão a oficina “Desenhar Piques de Rendas de Bilro”. São 25 vagas abertas para toda a comunidade. As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo telefone (48) 3232-1514, do Centro Cultural Bento Silvério.

Udesc Ceart oferece curso de renda de bilro

O programa de extensão Moda e Economia Criativa também está realizando na Udesc Ceart o curso Renda de Bilro: marca, cultura e moda, aberto à comunidade. Neste semestre conta com a presença de rendeiras, para auxiliarem na união entre moda e artesanato, e com 18 participantes, que estão construindo rendas para serem inseridas em peças de vestuário. As peças serão apresentadas na 24º Açor, Festa da Cultura Açoriana, que será realizada no município de Palhoça em 11 de novembro.

As ações do programa buscam contribuir com o fortalecimento da educação voltada para a diversidade cultural, desenvolvendo atividades voltadas para a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Um dos objetivos é capacitar a comunidade no desenvolvimento de produtos têxteis e de vestuário em parceria com rendeiras de Bilro.

Outro projeto é a coleta de materiais e entrevista com artesãs e rendeiras sobre práticas e processos de produção. A ação ocorrerá em parceria com o programa de extensão Modateca, da Udesc, que irá fornecer suporte para registro, documentação e armazenamento das amostras, como acervo da cultura material de Florianópolis.

Confira a programação completa:

16/10 às 14h - Palestra
"Renda de Bilro, Moda e Economia Criativa"
Casa das Máquinas – Espaço de Artes, Rua Henrique Veras do Nascimento, 82, Lagoa da Conceição

17/10 - Projeto Mãos que Tecem Histórias "Rendando e Comando para desatar a memória"
Das 14h às 15h30
Praça XV. Coreto do Jardim.
Participação: Claudete da Mara e Andréa Rihl

18/10 às 19h30 - Abertura da exposição
"Entre Rendas e Narrativas"
Galeria do Mercado Público. Piso superior.
Organizadores: Marcelo Seixas e Sandra Nunes

19/10 às 14h - Oficina de Rendas de Bilro
"Desenhar Piques"
Centro Cultural Bento Silvério, Rua Henrique Veras do Nascimento, 50, Lagoa da Conceição

20/10 - Encontro de rendeiras e ratoeiras
Das 10h30 às 15h
Armazém da Renda. Mercado Público.

21/10 - Projeto intergeracional
"Mãos que Ensinam Mãos"
Das 9h às 12h
Escola Dilma Lúcia dos Santos, Armação do Pântano do Sul.

21/10 - Tarde Festiva
"Dia Municipal da Rendeira"
Das 14h às 17h
Catedral Metropolitana. Salão de festas.

Semana da Rendeira com oficinas de renda de bilro, exposição e encontros


Categorias: Outubro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar