FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2017
Mês das crianças no Projeto Tamar tem programação especial com exposições e solturas de tartarugas



Quando: durante outubro
Onde: Projeto Tamar, praias da Barra da Lagoa e do Santinho
Endereço: Rua Professor Ademir Francisco, 100 - Barra da Lagoa

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar, com sede na Barra da Lagoa, em Florianópolis, preparou uma programação especial para toda a família durante todo o mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. Os pequenos e famílias terão muita diversão e educação ambiental! Vem saber mais sobre a conservação das tartarugas marinhas e participar com a gente!

Em Florianópolis, o Projeto Tamar é aberto a visitações diariamente, inclusive feriados, de 22/02 a 20/12, das 9h30 às 17h30. Todos os dias, às 15h30, ocorre alimentação das tartarugas e às 11h30 e 16h30 são realizadas visitas guiadas com quem estiver no TAMAR e quiser acompanhar. A visita guiada dura em torno de uma hora e mostra as principais ações do Projeto TAMAR para proteger as tartarugas marinhas no Brasil. As escolas devem agendar as visitas pelo telefone (48) 3236-2015, de segunda à sexta, em horário comercial. São mais de 20 mil alunos atendidos em visitas escolares por ano.

Nos sábados e domingos, os visitantes podem participar da hora do banho às 10h30 e interatividade na alimentação das tartarugas às 14h.

A programação conta ainda com exposição "Projeto Tamar e Petrobras 35 Anos", mostra fotográfica do Projeto MAArE e outras atividades.

No feriadão do dia das crianças, o Projeto Tamar de Florianópolis promoverá duas solturas de tartarugas marinhas reabilitadas (uma por dia). No sábado, dia 14, a soltura acontecerá na Praia da Barra da Lagoa, em frente ao Projeto Tamar e na sexta-feira (13) será na Praia do Santinho, em frente ao Costão do Santinho Resort, que firmou parceria com o Projeto Tamar e montou ainda uma exposição com as tartarugas que costumam visitar a Ilha de Santa Catarina.

A tartaruga que será solta é da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde. É a tartaruga mais frequente no litoral de Santa Catarina e alimenta-se quase exclusivamente de algas. Quando adulta pode chegar a 1,20m de comprimento de casco e até 300kg. O animal que será solto ainda é juvenil, com cerca de 40 cm de comprimento e 4kg. Não se sabe exatamente a idade do animal, mas acredita-se que ela tenha alguns poucos anos de vida. As tartarugas marinhas ficam adultas somente perto dos 30 anos e vivem cerca de 90 anos.

Este animal caiu em rede de pesca artesanal, na comunidade da Praia da Barra da Lagoa. Os pescadores, que são parceiros do Tamar, fizeram contato com o projeto e a tartaruga foi encaminhada para a reabilitação. Ela esteve em tratamento cerca de um mês e agora está pronta para voltar para o mar.

Durante a atividade, os monitores do Tamar explicarão sobre as principais ameaças do homem que podem prejudicar o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Atualmente as duas principais ameaças para as tartarugas marinhas são as redes de pesca, onde os animais capturados acabam morrendo afogados e também o lixo no mar.

O Tamar atua diretamente com sensibilização e educação ambiental com as comunidades de pescadores para minimizar o impacto da pesca sobre esses animais e mantém os Centros de Visitantes para trazer o conhecimento para a população em geral em como podem colaborar na conservação das tartarugas marinhas.

O Tamar (junção das palavras tartaruga e marinha) é uma parceria do Governo Federal - por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - com a Fundação Pró-Tamar. Criado em 1980, quando as tartarugas já faziam parte da lista de espécies de animais ameaçados de extinção, o programa abrange atualmente 19 bases de pesquisa e conservação da costa brasileira, além de 11 centros de visitação. Única base de preservação da região Sul do país, a capital catarinense abriga os dois núcleos.

Parceria com Resort

A parceria com o Costão além de firmar a preocupação e compromisso que o Resort tem com o meio ambiente e também para divulgar cada vez mais o projeto e a sua importância, tem o objetivo de educar as crianças e os pais sobre o descarte correto de lixo e o cuidado com a natureza. Esta não é uma ação isolada do Resort, o hotel possui a maior Reserva Particular de Patrimônio Natural e um departamento de ecologia que cuida especificamente dessa parte e de pesquisas ambientais para garantir que a reserva permaneça intacta. Além disso, o hotel possui uma estação de tratamento de efluentes exclusiva para o hotel e um sistema de reciclagem de lixo. Há outros projetos ainda em desenvolvimento. Esta ação com o Projeto Tamar tem tudo a ver com a causa do Costão do Santinho, com a herança cultural, natural, patrimonial e histórica que o Resort quer deixar como legado.

Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes:
Aberto todos os dias, inclusive feriados, de 22/02 a 20/12, das 9h30 às 17h30.

Ingresso:
Inteira - R$ 15,00
Meia entrada - R$ 7,50 (Estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos)
Gratuito - Crianças até 1,20 m

Como chegar:
Chegando na Lagoa da Conceição, seguir pela rodovia SC-406, passando pela Praia Mole, até chegar à Barra da Lagoa. Na primeira bifurcação, virar à esquerda e seguir pelo Acesso Norte da Barra da Lagoa. No trevo do Acesso Norte, virar à direita e seguir até o loteamento Cidade da Barra, onde fica o Centro de Visitantes do Tamar, a cerca de 20km do Centro de Florianópolis (via Morro da Lagoa) e a 23km do aeroporto (via Rio Tavares).

Confira a programação completa do mês no cartaz do evento:

Mês das crianças no Projeto Tamar tem programação especial com exposições e solturas de tartarugas


Categorias: Outubro 2017
Tags: Tamar, animais
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 15 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar