FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
Ciranda Sesc 2017 com brinquedos e brincadeiras da cultura afro-indígena brasileira



Quando: 13, 14, 16, 17, 19 e 20 de novembro
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/118840722143606

Resgatar as formas que o brincar assume nos diferentes contextos do tempo e do espaço, através da realização de brinquedos, histórias, cirandas e brincadeiras é o objetivo do projeto Ciranda Sesc, que este ano, completa dez anos de incentivo à ludicidade, a prática do brincar espontâneo e o seu simbolismo.

O projeto circula o Estado na programação do Sesc, com a assessoria da Trupitan, formada por artistas brincantes. No Sesc em Florianópolis (Prainha) o projeto estará disponível nos dias 13, 14, 16, 17 e 20 de novembro, para visitações nas escolas através de agendamento, e no dia 19 (domingo), às 10h30, para visitação na Unidade, durante o Festival da Criança.

A proposta envolve espetáculo de contação de histórias, brinquedos cantados e confecção de brinquedos, entrelaçando contar, fazer e brincar. O tema que norteará as histórias e brincadeiras será da mitologia afro-indígena brasileira, através de histórias provindas da tradição oral. A intervenção artística brincante recriará um clima de brincadeira e de festa popular, apresentadas com cantos e músicas executadas ao vivo, brincadeiras e interação com o público presente.

"Após diversos temas debatidos, multiplicados e vivenciados por crianças e adultos, propomos um momento histórico de registro e documentação das memórias do brincar em Santa Catarina. Além disso, a partir da simplicidade e encanto da Trupe Brincante, levaremos atividades especiais de brincadeiras tradicionais e populares para diversas regiões do Estado", comenta Renate Damian, gerente de Lazer do Sesc em Santa Catarina.

Nestes últimos dez anos foi estimulado e fortalecido as discussões em torno do brinquedo, da brincadeira e da cultura da infância. Reforçada e demonstrada a educadores e sociedade, que quanto mais atraentes forem os brinquedos (sonoros, com luzes, frases prontas, tempos próprios e acelerados), mais distantes estarão de seu valor como instrumentos de brincar, finaliza Renate Damian.

O projeto conta com o grupo de quatro arte educadores, brincantes por essência e formação, que permanecerão seis dias em cada Unidade Sesc realizadora do projeto, aplicando brincadeiras cantadas, contadas, manuais e corporais da cultura popular. O Ciranda acontece além das Unidades do Sesc, em escolas, praças, asilos, hospitais e demais locais da cidade sede da Unidade ou cidades próximas.

O projeto Ciranda Sesc é gratuito e aberto à visitação de escolas e à comunidade.

Programação no Sesc em Florianópolis (Prainha):

Dias 13, 14, 16, 17 e 20 de novembro - visitações nas escolas através de agendamento.

Dia 19 de novembro – Domingo – 10h30- Projeto na Unidade Sesc em Florianópolis - Festival da Criança

Trupitan do Círculo Artístico Teodora de Florianópolis, formada por quatro (4) artistas brincantes.

Espetáculo de contação de histórias, diversidade cultural, brinquedos cantados e confecção de brinquedos, entrelaçando contar, fazer e brincar.

O tema que norteará as histórias e brincadeiras será da mitologia afro-indígena brasileira, através de histórias provindas da tradição oral. A intervenção artística brincante recriará um clima de brincadeira e de festa popular, apresentadas com cantos e músicas executadas ao vivo, brincadeiras e interação com o público presente.

Mais informações e agendamento de escolas pelo telefone (48) 3229-2239 / 99902- 6095 - rodrigor@sesc-sc.com.br
Ciranda Sesc 2017 com brinquedos e brincadeiras da cultura afro-indígena brasileira


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar