FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
Ciranda Sesc 2017 com brinquedos e brincadeiras da cultura afro-indígena brasileira



Quando: 13, 14, 16, 17, 19 e 20 de novembro
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/118840722143606

Resgatar as formas que o brincar assume nos diferentes contextos do tempo e do espaço, através da realização de brinquedos, histórias, cirandas e brincadeiras é o objetivo do projeto Ciranda Sesc, que este ano, completa dez anos de incentivo à ludicidade, a prática do brincar espontâneo e o seu simbolismo.

O projeto circula o Estado na programação do Sesc, com a assessoria da Trupitan, formada por artistas brincantes. No Sesc em Florianópolis (Prainha) o projeto estará disponível nos dias 13, 14, 16, 17 e 20 de novembro, para visitações nas escolas através de agendamento, e no dia 19 (domingo), às 10h30, para visitação na Unidade, durante o Festival da Criança.

A proposta envolve espetáculo de contação de histórias, brinquedos cantados e confecção de brinquedos, entrelaçando contar, fazer e brincar. O tema que norteará as histórias e brincadeiras será da mitologia afro-indígena brasileira, através de histórias provindas da tradição oral. A intervenção artística brincante recriará um clima de brincadeira e de festa popular, apresentadas com cantos e músicas executadas ao vivo, brincadeiras e interação com o público presente.

"Após diversos temas debatidos, multiplicados e vivenciados por crianças e adultos, propomos um momento histórico de registro e documentação das memórias do brincar em Santa Catarina. Além disso, a partir da simplicidade e encanto da Trupe Brincante, levaremos atividades especiais de brincadeiras tradicionais e populares para diversas regiões do Estado", comenta Renate Damian, gerente de Lazer do Sesc em Santa Catarina.

Nestes últimos dez anos foi estimulado e fortalecido as discussões em torno do brinquedo, da brincadeira e da cultura da infância. Reforçada e demonstrada a educadores e sociedade, que quanto mais atraentes forem os brinquedos (sonoros, com luzes, frases prontas, tempos próprios e acelerados), mais distantes estarão de seu valor como instrumentos de brincar, finaliza Renate Damian.

O projeto conta com o grupo de quatro arte educadores, brincantes por essência e formação, que permanecerão seis dias em cada Unidade Sesc realizadora do projeto, aplicando brincadeiras cantadas, contadas, manuais e corporais da cultura popular. O Ciranda acontece além das Unidades do Sesc, em escolas, praças, asilos, hospitais e demais locais da cidade sede da Unidade ou cidades próximas.

O projeto Ciranda Sesc é gratuito e aberto à visitação de escolas e à comunidade.

Programação no Sesc em Florianópolis (Prainha):

Dias 13, 14, 16, 17 e 20 de novembro - visitações nas escolas através de agendamento.

Dia 19 de novembro – Domingo – 10h30- Projeto na Unidade Sesc em Florianópolis - Festival da Criança

Trupitan do Círculo Artístico Teodora de Florianópolis, formada por quatro (4) artistas brincantes.

Espetáculo de contação de histórias, diversidade cultural, brinquedos cantados e confecção de brinquedos, entrelaçando contar, fazer e brincar.

O tema que norteará as histórias e brincadeiras será da mitologia afro-indígena brasileira, através de histórias provindas da tradição oral. A intervenção artística brincante recriará um clima de brincadeira e de festa popular, apresentadas com cantos e músicas executadas ao vivo, brincadeiras e interação com o público presente.

Mais informações e agendamento de escolas pelo telefone (48) 3229-2239 / 99902- 6095 - rodrigor@sesc-sc.com.br
Ciranda Sesc 2017 com brinquedos e brincadeiras da cultura afro-indígena brasileira


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar