FaceBook Instagram Twitter


1º Encontro de Fuxiqueiras no Mercado Público



Quando: 16 Novembro 2017, quinta-feira, das 10h às 15h
Onde: Mercado Público - Centro
Endereço: Rua Jeronimo Coelho, 60 - Centro
Quanto: Gratuito

De boca em boca, fuxicar pode ser entendido como fofoca. Mas, de mão em mão, este verbo ganhou um novo sentido, virou arte. E para celebrar essa tradição histórica, nesta quinta-feira, 16 de novembro, ocorre o 1º Encontro de Fuxiqueiras no Mercado Público das 10h às 15h.

O evento faz parte da programação do Mês da Consciência Negra que está sendo promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, entre outras entidades parceiras.

A arte de fazer flores com tecidos franzidos, popularmente conhecida como fuxico, teve sua origem nas senzalas. As escravas negras utilizavam sobras de pano das sinhás para costurar o fuxico e aproveitavam esse momento para fazer fofocas, por isso o nome. Ao passar do tempo, as pequenas trouxinhas de pano costurado foram ganhando espaço e viraram moda, colorindo tolhas de mesa, almofadas, bolsas, e o que a imaginação permitir.

Em Florianópolis o fuxico integra a história e a cultura da cidade e valorizar esta arte, fazendo com que a mesma ganhe novas artistas e passe de geração a geração é uma das intenções do encontro que busca ainda preservar a cultura afro-brasileira.

Todas as fuxiqueiras estão convidadas a levar suas peças e fazer seus fuxicos nesse dia. A entrada é gratuita.
1º Encontro de Fuxiqueiras no Mercado Público


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar