FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
V Mostra Cena Emergente tem programação gratuita com sete espetáculos e duas oficinas



Quando: de 23 a 30 de novembro
Onde: Largo da Catedral, Ceart Udesc, Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/379169112540461

O Sesc em Florianópolis (Prainha) promove a V Mostra Cena Emergente entre os dias 23 e 30 de novembro de 2017, com apresentações no Sesc, no Largo da Catedral e no Centro de Artes da Udesc, com entrada gratuita. Os ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação, sujeito à lotação.

O objetivo é fomentar a formação profissional dos trabalhos vinculados à graduação de teatro de Instituições de Ensino de Nível Superior, por meio de apresentações, oficinas, bate-papos e intercâmbio entre os estudantes, professores e artistas convidados.

Em virtude da repercussão do IV Cena Emergente no meio acadêmico, a edição de 2017 tem abrangência nacional. Desta forma estudantes universitários vinculados à graduação de teatro diversas Instituições de Ensino de Nível Superior (ensino, pesquisa e extensão) do Brasil enviaram inscrições. Destes, foram escolhidos sete espetáculos de alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade de São Paulo (USP), todos inéditos na programação do Sesc em Florianópolis (Prainha).

São eles: “Guerra: Substantivo feminino”, com Semibreve Cia. de Teatro (UFSC); “Bela”, com Grupo que BERRA (Udesc); “Pegando do Resto”, com Grupo Abaporu (UFSC); “Clownsificados”, com Grupo Abaporu (Ufsc); “Resquício”, com La Luna Cia de Teatro (Udesc); “Não ouço os passos de ninguém entre os escombros”, com Comitê Escondido Johann Fatzer (USP), e “Auto da Compadecida”, com Cia. Caras de Boneco (Udesc).

A programação traz também duas oficinas gratuitas: “Boe To Paru (bater os pés)”, com Fredyson Cunha, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e “Jogo e composição na Cena Contemporânea”, com a Profa. Dra. Priscila Genara (UFSC) e Prof. Dr. Vicente Concilio (Udesc). As inscrições estão abertas no espaço Relacionamento com Clientes do Sesc em Florianópolis (Prainha).

De acordo com Kil Abreu, jornalista, crítico e pensador paulista, que mediou as reflexões sobre as apresentações do ano anterior, “o Cena Emergente vem fazer boa companhia a outras mostras, encontros e festivais brasileiros pautados pela produção de artistas em formação. Assim como o FETO (Festival Estudantil de Teatro), em Belo Horizonte, ou o FITUB (Festival Internacional de Teatro Universitário), em Blumenau, é um evento dedicado a lançar luz sobre a produção teatral em uma das suas nascentes mais importantes: os cursos superiores de teatro. É tarefa da maior importância, seja pelo espaço de visibilidade e troca dessas experiências, que a Mostra oportuniza; seja porque no modelo atual dos festivais de teatro do Brasil este aspecto, o formativo, tende a se tornar em geral cada vez mais enxuto”.

Programação

23/11 (qui), às 20h, no Teatro Sesc Prainha:
Espetáculo “GUERRA: Substantivo feminino”, com Semibreve Cia. de Teatro (UFSC)
Sinopse: Ao relacionarmos as palavras “Mulher” e “Guerra”, muitas metáforas podem surgir: batalhas travadas por mulheres contra imposições em suas vidas, a luta pelo reconhecimento como ser humano de igual direito em relação aos homens, a guerra pelo direito ao próprio corpo. O espetáculo “GUERRA: Substantivo Feminino” não é uma metáfora. Ele narra, a partir da linguagem teatral, memórias de mulheres veteranas de guerra que foram armadas à luta compondo o exército russo contra o Nazismo de Hitler. É a história de quase um milhão de mulheres que esperaram para ter sua voz ouvida e seu ponto de vista contado.
Apresentação seguida por debate com Profa. Dra. Luciana Lyra (UERJ) e pelo Prof. Dr. Alexandre Nunes (UFG) – Encontro Arcanos.

24/11 (sex), às 20h, no Teatro Sesc Prainha:
Espetáculo “Bela”, com Grupo que BERRA (Udesc)
Sinopse: Este espetáculo surge da necessidade de falar sobre o espaço da não binariedade e sobre a representação de gênero e também da negação de padrões. Surge, enquanto artista, de dizer o que se sente, o que se vê e o que se pensa quando se ocupa um lugar tão incerto. A partir de materiais de outras artistas, costuro tudo no emaranhado que "Bela" é. Grito. Performo. Conto.
Apresentação seguida por debate com Profa. Dra. Lígia Tourinho (UFRJ) e pelo Prof. Dr. Robson Haderchpeck (UFRN) – Encontro Arcanos.

25/11 (sáb), 9h às 11h30, na Sala Multiuso do Sesc:
Oficina BOE TO PARU (bater os pés), com Fredyson Cunha (Universidade Estadual de Campinas / Unicamp)
Inscrições gratuitas abertas no espaço Relacionamento com Clientes do Sesc em Florianópolis (Prainha).
Sinopse: Dançar batendo os pés, corpomundo em gesto de criação. Fomentar a prática reflexiva por meio de deslocamentos e usos do corpo/espaço a partir de estruturas físico/rítmicas inspiradas pelo contato com os índios Bororo (MT). Fredyson Cunha tem experiência e interesse na pesquisa em danças brasileiras, dança contemporânea e criação coreográfica. Formação de bailarino em dança clássica, contemporânea e dança-teatro.

25/11 (sáb), 14h às 18h, na Sala Multiuso do Sesc:
Oficina Jogo e composição na Cena Contemporânea com Profa Dra. Priscila Genara (UFSC) e Prof. Dr. Vicente Concilio (Udesc)
Inscrições gratuitas abertas no espaço Relacionamento com Clientes do Sesc em Florianópolis (Prainha).
Sinopse: Através de improvisações e jogos cênico, os participantes poderão criar cenas que dialoguem com princípios das artes cênicas hoje.
Priscila Genara é graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS, Doutora pelo programa de Pós Graduação em Teatro da UDESC. É professora de Teatro na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Teatro, com ênfase em Atuação e Encenação Teatral, atuando principalmente com princípios do sistema de Stanislavski, da linguagem clownesca, da pedagogia do ator e encenador e do Teatro do Absurdo.
Vicente Concilio é licenciado, mestre (2006) e doutor (2013) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. É ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, integrando também o Programa de Pós-graduação em Teatro e o Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes - CAPES, da mesma instituição. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro-educação, jogos teatrais, teatro em contextos escolares e formação de professores em arte.

25/11 (sáb), às 20h, no Teatro Sesc Prainha:
Espetáculo “Pegando do Resto”, com Grupo Abaporu (UFSC)
Sinopse: Nada a fazer. O tempo passa mais rápido quando se está distraído. Por que não iludir a espera? Escute! Ouviu isso? Eu também não. Não se pode rir... meramente sorrir. Em lugar preto e branco ri quem tem cor. Nessa adaptação do texto de Samuel Beckett, as máscaras larvárias do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias manipulando o espaço e o tempo. Enquanto se espera, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio.
Debate artístico, após a apresentação

28/11 (ter), às 15h, no Teatro Sesc Prainha:
Espetáculo “Clownsificados”, com Grupo Abaporu (UFSC)
Sinopse: A vida nem sempre é feita de sorrisos, nem mesmo quando você nasceu para ser palhaço. Quando faltam as gargalhadas, falta também o papel-moeda. O que seria do artista se ele fosse forçado a não mais fazer arte? Como se sairia tendo que performar um papel que não o de sua natureza? Em Clownsificados os palhaços do Grupo Abaporu tentam ganhar a vida em outros trabalhos, porém seus desempenhos são questionáveis. Cinco clowns a procura de um emprego encontram em uma folha de jornal a solução: uma plateia!
Debate artístico, após a apresentação

29/11 (qua), às 15h, no Largo da Catedral:
Espetáculo “Resquício”, com La Luna Cia de Teatro (Udesc)
Sinopse: Em meio ao caos da cidade suja e cinza, a poeira e o pó enfeitam os escombros do que um dia foi, mas não podendo deixar de ser, ainda é. O espetáculo “Resquício” traz em suas entrelinhas, a linha tênue entre a loucura e o amor pela arte de duas senhoras que viveram a vida toda em um circo, e que agora têm que lidar com a desvalorização do artista, fazendo das ruas das cidades o seu picadeiro. Essas artistas moram na rua e percorrem as praças das cidades em busca de público interessado em sua arte.
Debate artístico, após a apresentação

29/11 (qua), às 20h, no Teatro Sesc Prainha:
“Não ouço os passos de ninguém entre os escombros”, com Comitê Escondido Johann Fatzer (USP)
Sinopse: Quando as estátuas começam a falar / Dizem algo sobre as ruínas / Por sobre as ruínas.
ITS JUST THE WORST TIME, THE WORST TIME OF THE YEAR.
A partir de HAMLET machine, de Heiner Muller, um desconforto diante da Revolução enquanto impossibilidade.
Após a apresentação, debate Performativo, com iNerTE – Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral

30/11 (qui), às 20h, no Centro de Artes / Udesc:
Espetáculo “Auto da Compadecida”, com Cia Caras de Boneco (Udesc)
Sinopse: No Auto da Compadecida testemunhamos a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres, que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiras na cidade os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida.
Após a apresentação, debate artístico

Realização:
Sesc em Florianópolis (Prainha)

Apoios:
Departamento de Artes - ART / CCE / UFSC
Curso de Artes Cênicas / UFSC
Departamento de Artes Cênicas Dac / Ceart / Udesc
Programa de Extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação
V Mostra Cena Emergente tem programação gratuita com sete espetáculos e duas oficinas


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Janeiro 2018 IFSC abre 1.796 vagas pelo Sisu para o pri... >> Educação / Cursos
até 23 Janeiro 2018 Inscrições para 5,6 mil vagas em 195 curso... >> Educação / Cursos
até 23 Janeiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de arte ... >> Educação / Cursos
até 23 Janeiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro... >> Teatro / Circo
até 26 Janeiro 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antôn... >> Especiais / Outros
até 19 Fevereiro 2018 VI Encontro de Física e Astronomia da UFSC >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar