FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2017
3ª Flamboiã - feira de publicações de artista reúne 38 expositores, shows, oficinas e intervenções artísticas



Quando: 8, 9 e 10 de dezembro
Onde: em diversos locais do centro da cidade
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/154305588502927

Depois de duas edições realizadas no Palácio Cruz e Sousa, a Flamboiã - feira de publicações de artista deste ano será nos dias 8, 9 e 10 de dezembro em diversos locais do Centro de Florianópolis, em especial na Travessa Ratclif e arredores.

Participarão desta terceira edição 38 artistas e editoras independentes, de Florianópolis, Itajaí, Curitiba, Porto Alegre, Lindolfo Collor-RS, São Leopoldo, Rio de Janeiro, São Paulo e Montevidéu, que produzem zines, publicações, lambes e jornais com temas relacionados à política e à cidade. A Flamboiã propõe um trajeto no qual o público transitará por espaços historicamente reconhecidos, para que neles seja possível manipular as publicações e fazer uma leitura com a cidade.

Os expositores estarão no segundo andar do Canto do Noel e no salão do Instituto Arco-íris, na Travessa Ratclif, mas a programação se espalha até o Tralharia, a Elemental Livros Usados, o bar feminista La Kahlo, o Terminal Cidade de Florianópolis, o estúdio de arquitetura LOTO e pelas ruas da parte leste do Centro.

As publicações de artista têm como característica o fato de que nascem para ser públicas, circulam em formatos portáteis e podem ser reproduzidas. A programação inclui oficinas de confecção de zines com o Coletivo Entulho Viralatas, em parceria com a Xoke - Mostra de Arte de Guerra, e de livros, com Dulcinéia Catadora/Andréia Emboava. Duas outras oficinas irão explorar a cidade, uma com o tema desobediência urbana, com Rogério Nunes Marques e outra com Stefano Maccarini e Luiz Henrique Cudo, propondo a caminhada como ação artística e lúdica. Performances, instalações sonoras, exposição de serigrafias de Gilberto Tomé e de fotografias de Sandra Alves, Batalha das Mina e música com Sounds in da City a partir da tarde de domingo até o encerramento da feira completam a programação.

A Flamboiã é uma produção da Ombu e esta edição tem o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017. Apoio cultural: Canto do Noel, Instituto Arco-Íris, Ratcliffs Bar & Hamburgueria e Fundação Franklin Cascaes.

A primeira edição, em 2015, contou com oficinas, atrações musicais, conversa com pesquisadores e 48 expositores, reunindo mais de 500 pessoas. A segunda, em 2016, teve 55 editoras e artistas de diversos estados, conversa sobre publicações de artista e ativismo, show com a banda As Bahias e a Cozinha Mineira e um público de mais de 2.000 pessoas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA - dia 8

20h /// no Canto do Noel [segundo piso]:
Encontro com editoras e artistas e lançamento de publicações
discotecagem da Revista Eva [Felipe Vieira] + DJ Felipe Martins

18h-00h /// no Tralharia:
Miradas muradas / serigrafias de Gilberto Tomé
Gilberto Tomé é artista gráfico e, em seu ateliê-editora, gráficafábrica, pesquisa e desenvolve experimentações gráficas envolvendo memórias, paisagens e processos. Produz uma série de publicações relacionadas ao desenho da paisagem paulistana e suas transformações. “Miradas muradas” segue características de outros trabalhos do artista: folhas em grande formato impressas, que podem ser visualizadas como cartazes ou como peça similar a um livro de poucas páginas. Nelas estão impressas em serigrafia imagens que mostram fragmentos de cartazes e muros no espaço urbano, registrados a partir de fotografias.
Leitura de listas + silêncios empilhados / instalação sonora de Raquel Stolf
Proposição de escuta de listas e de empilhamentos sonoros/insonoros (2001-2017) no espaço-tempo da Tralharia.

9h-19h /// no Elemental Livros Usados:
Mesa de sebo / seleção de livros por Rodrigo Sarubbi
A rua João Pinto é conhecida por ser a via que abriga brechós e sebos e a feira de antiguidades que acontece aos sábados pela manhã. É nela que fica a Elemental Livros Usados, um dos sebos mais ativos da cidade, dirigido por Rodrigo Sarubbi. Para esta edição da flamboiã, Rodrigo fez uma seleção de livros que por algum aspecto, literário ou gráfico, se evidenciam no meio de tantos outros. A seleção estará disponível para leitura e visitação na própria loja da Elemental, em uma mesa do sebo.

Todo o dia /// intervenções nas paredes da Travessa e arredores:
Eu não sou vista / Carolina Moraes
Intervenção em que a artista cola a frase “eu não sou vista” em lugares que apontem estados de apagamento - como o da mulher que não é vista em suas posições discursivas e afetivas e que é, ao mesmo tempo, vista como uma paisagem passiva. No contexto atual de fragilização das políticas não hegemônicas, minorias são escancaradamente neutralizadas.

Zonas de acesso / Fê Luz
Intensificando pequenos territórios de passagem, este projeto atua no espaço externo através de imagens aplicadas em lambe, suscitando questionamentos sobre o sistema em que vivemos, através de “acessos”, que são como “entradas, ou portais” para espaços internos, nem sempre explorados. O projeto traz à tona questões ancestrais e futuristas no tempo presente, explorando a “infrapoesia” (movimento poético brasileiro contemporâneo), que dentre uma das características, trabalha o texto-imagem utilizando-se de códigos, sinais, números e caracteres, para acessar o espectador.

Cartaz parte do projeto “Arquivo 17”/ Fernanda Grigolin
Arquivo 17 é um projeto de artes visuais idealizado pela artista Fernanda Grigolin, que parte do seu levantamento de pesquisa e documentação sobre o universo das pessoas trabalhadoras no Brasil no início do século XX, passando pela primeira grande greve operária, ocorrida no ano de 1917. O cartaz, que é parte do projeto, foi impresso pelo coletivo ocupeacidade.

Cidade, substantivo concreto / Gabriel Daros Lourenço
Para a metrópole chegar onde chegou, muito de nossa humanidade ficou pra trás. Os registros são um pequeno dicionário dos substantivos inevitáveis da vida urbana, nascidos da nossa familiaridade com a solidão e o desconhecido. Os dois verbetes de cada tema são um esforço de apontar que a emoção é tão material quanto os locais que lhe cercam. e que de longe ou de perto, não importa: a identidade é o substrato abstraído para que a cidade se concretize como é.

Frases de impacto / Marcos Walickosky
Coleção de cartazes com frases apropriadas de músicas, vídeos, filmes e livros que, em comum, falam sobre encontro/impacto, reunidas de 2016 a 2017.

Vista sua existência / Sandra Alves
Série de fotografias em lambe: “a expressão 'vista sua existência' reverbera em mim feito flecha que rasga o peito e abre fendas de questionamentos sobre meu modo de vida, provocando o desejo de me lançar ao abismo íntimo em busca do melhor viver, pois há sentimentos que nos desumanizam e prendem, nos tornando injustxs conosco e com o mundo. Dar a ver tal dicotomia [dividida ao meio] gera-dor, mas também produz potência e resiliência revolucionárias ao ponto de experienciar a ousadia de ser livre, pois amar a liberdade requer coragem e despojamento. Diante dos fatos atuais, de exceção, meu corpo político gritou. as ruas se tornaram meu mar, a imensidão. à presença viva dxs personagens sociais, meu axé!”.
A escolha do título da exposição foi inspirada na frase “vista sua existência”, nas ações do coletivo a Usina da Alegria Planetária.

SÁBADO - dia 9

14h-20h /// editoras e artistas no segundo piso do Canto do Noel e no salão do Instituto Arco-Íris:

brutas / céu da boca / conspire edições / contravento / corpo editorial / daniela avelar / desdobraduras / diego gerlach / dulcinéia catadora / edicoes agua para cavalos / edições aurora / editora caseira / editora mentirinha / fabio zimbres / fada inflada / fran favero / gráficafábrica / isadora stähelin / kamikaze / livros fantasma / marina dubia / microutopias / miríade edições / moinho edições / n-1 edições / norte / observatório-móvel / oitentaedois / pablo paniagua / par(ent)esis / pedro brucz / peleja / riacho / tefopress / telma scherer / tina merz / vendo luzes

9h-13h /// no Elemental Livros Usados:
Mesa de sebo / seleção de livros por Rodrigo Sarubbi

12h-18h /// no Canto do Noel:
Samba
O Canto do Noel é um dos bares mais antigos de Florianópolis. Fundado em 1957, promove roda de samba todas as semanas. O sábado é o dia escolhido para a feijoada que junta grupos de samba da velha guarda e sambistas populares.

14h-20h /// na Loto:
Banca de publicações / João Serraglio
+
Oficina Laboratório de Desobediência Urbana / com Rogério Nunes Marques
[inscrição prévia em breve]
O Laboratório de Desobediência Urbana é uma extensão colaborativa e educacional da pesquisa que Rogério Marques desenvolve em desobediência urbana. Os temas do LDU surgem por demandas vivenciadas e observadas na cidade, e nas formas de uso do espaço público que resistem a programações autoritárias sobre maneiras de estar ou habitar a cidade. A proposta do LDU é identificar e reverter situações onde o citadino é hostilizado por artifícios ou práticas totalitárias no ambiente urbano. Criamos pequenas ações de resistência e alteridade na cidade.

14h-21h /// no Tralharia:
Miradas muradas / serigrafias de Gilberto Tomé
Gilberto Tomé é artista gráfico e, em seu ateliê-editora, gráficafábrica, pesquisa e desenvolve experimentações gráficas envolvendo memórias, paisagens e processos. Produz uma série de publicações relacionadas ao desenho da paisagem paulistana e suas transformações. “Miradas muradas” segue características de outros trabalhos do artista: folhas em grande formato impressas, que podem ser visualizadas como cartazes ou como peça similar a um livro de poucas páginas. Nelas estão impressas em serigrafia imagens que mostram fragmentos de cartazes e muros no espaço urbano, registrados a partir de fotografias.
Leitura de listas + silêncios empilhados / instalação sonora de Raquel Stolf
Proposição de escuta de listas e de empilhamentos sonoros/insonoros (2001-2017) no espaço-tempo da Tralharia.

14h-18h /// no La Kahlo:
Oficina de zines / com Coletivo Entulho Viralatas
[em parceria com a Xoke]

18h-20h /// na Travessa:
Samburbano / intervenção sonora com Felipe Martins
Com base na música negra, abrange o universo entre mixagem e arte sonora. Apresenta uma mistura do sintético, com músicas de vertentes que exploram a engenharia da música eletrônica com o orgânico de falas, músicas e sons captados em ruas do centro histórico de Florianópolis.

19h /// no Terminal Cidade de Florianópolis:
Batalha das Mina
[em parceria com a Xoke]

Todo o dia /// intervenções nas paredes da Travessa e arredores

DOMINGO - dia 10

14h-20h /// editoras e artistas no segundo piso do Canto do Noel e no salão do Instituto Arco-Íris

14h /// na Travessa e arredores:
The imbecil / performance de Fabio Morais [por Ailton Pereira Junior]
The imbecil é um jornal totalmente em branco com apenas o título impresso na capa. Feito para a mostra de performances verbo 2016, da Galeria Vermelho, o trabalho cruza lógicas editoriais e performáticas.

14h-20h /// na Loto:
Banca de publicações / João Serraglio

14h-18h /// na Loto:
Oficina Registro, percurso e relato / com Stefano Maccarini e Luiz Henrique Cudo
[inscrição prévia em breve]
A oficina propõe explorar a cidade como espaço de jogo através da caminhada como ação artística. O primeiro momento é uma discussão acerca do trabalho de artistas caminhantes, estratégias de performance e de registro, e trabalhos relacionados desenvolvidos por Luiz Henrique Cudo e Stefano Maccarini. No segundo momento, o grupo, orientado pelos oficineiros, irá propor e executar uma caminhada pelas ruas do centro. Ao final da atividade será feita uma discussão sobre as atividades desenvolvidas.

16h-18h /// na Loto:
Oficina Dulcinéia Catadora / com Andréia Emboava
[inscrição prévia em breve]
Oficina de confecção de livros que oferece aos participantes a possibilidade de escolherem o conteúdo de seu interesse, montarem seus próprios livretos com costura simples, pintarem as capas e levarem sua produção para casa. Dessa forma, o grupo fará uma edição rápida, acessível, com uma potência questionadora dos meios de produção industriais. Propicia-se o contato da população em geral com catador(es), desfazendo barreiras e promovendo o respeito e a aceitação desses profissionais da reciclagem.

14h-20h /// na Travessa:
Sounds in da City
O Sounds in da City é um projeto que apresenta a música de forma livre e ao ar livre. Desde 2010, traz a música para a rua, expondo artistas que trazem musicalidades diferentes das exploradas nos espaços tradicionais, funcionando como uma nova plataforma para abrigar a cultura do DJ como artista. Esta edição será voltada exclusivamente para a musicalidade urbana e tropical, misturando música brasileira, latina, funk e soul, com os DJs Felipe Martins (Baila), Ricardo Matos (Baila), Fernando Gallo (Kombination), Rodrigo Vellutini (Shaka) e Allen Rosa (Sounds in da City).
18h-00h /// no Taliesyn:
Taliezine
O Taliezine é um evento que acontece em um domingo do mês, reunindo artistas e publicadores de zines, expositores, bandas, gastronomia e drinks no Taliesyn. A proposta é de ocupar e ativar o espaço aos domingos com produções artísticas independentes.

Todo o dia /// intervenções nas paredes da travessa e arredores

A XØKE :: mostra independente de arte de guerra é uma mostra independente, provocada pela etc para intervir e desestabilizar a coreografia imposta na cidade. espaço para corpos, gestos, gritos, imagens, impulsos, repúdios, transições, transmutações, provocações e o que servir no combate contra o ‘cistema’ e suas paredes, grades, correntes e forças impostas. A 3ª edição acontecerá de 6 a 10 de dezembro de 2017 e tem parceira com a flamboiã.

Mais informações sobre a programação no site: http://feiraflamboia.com.br/
3ª Flamboiã - feira de publicações de artista reúne 38 expositores, shows, oficinas e intervenções artísticas


Categorias: Dezembro 2017
Tags: feira, Arte
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar