FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2017
Concerto Sesc Partituras com Polyphonia Khoros: recital gratuito da coleção Heitor Villa Lobos



Quando: 07 Dezembro 2017, quinta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/195285714365749

No dia 7 de dezembro, quinta-feira, às 20h, acontece o “Concerto Sesc Partituras”, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis. Na ocasião, o Polyphonia Khoros apresentará um recital baseado na coleção de arranjos de Heitor Villa Lobos para corais.

Entrada franca. Ingressos gratuitos distribuídos a partir de 19h, sujeito à lotação.

O grupo estará representado pelas sopranos Dayana Nuñes, Franciele Alves e Karolyne Liesenberg; pelas contraltos Cristina Glaucia, Débora Almeida e Veronyca Rivero; dos tenores Guilherme Albanaes, Jefferson Bittencourt e Per Ekedahl; e pelos baixos Fernando De Carli, Javier Venegas e Jhonatas Carmo e regência de Mercia Ferreira.

A série de concertos que já está na 20ª edição, visa proporcionar o contato do público com a música brasileira através da interpretação de obras selecionadas do acervo do site “Sesc Partituras”, que disponibiliza para download gratuito mais 2.600 partituras de compositores de todas épocas e regiões do país. O objetivo é divulgar o patrimônio musical de tradição escrita além de incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores brasileiros.

Os arranjos de Heitor Villa Lobos para corais que serão apresentados em Florianópolis são importantes peças educativas e também foram fundamentais para a história da performance da música barroca nas tradições interpretativas praticadas no Brasil durante o século XX. As obras integram a “Coleção Escolar” disponibilizada no “Sesc Partituras” e foram revisadas por uma equipe de especialistas entre os quais o professor Carlos Alberto Figueiredo e vêm acompanhadas de aparato crítico minucioso.

No repertório interpretado pelo Polyphonia Khoros estão composições como: “Canção da Saudade”, para coro feminino; “Canide Ioune – Sabath”, tema indígena recolhido em 1530 por Jeanne Lery; “Redondilhas de Anchieta”; Preludio No. 22 de "O cravo bem temperado", de Johann Sebastian Bach; “O Tamborzinho”, de Jean-Philippe Rameau; “Os Moinhos”, de Ludwig van Beethoven; “Na Risonha Madrugada”, de Joseph Haydn; “Consolação”, de Felix Mendelssohn e “Reverie”, de Roberto Schumann.

Sobre Sesc Partituras

Os Concertos Sesc Partituras tem por objetivo divulgar o acervo Sesc Partituras, difundindo o patrimônio musical de tradição escrita, além de incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores brasileiros. A biblioteca virtual foi lançadacom cerca de 400 partituras, conta hoje com mais de 2.600 obras de mais de 270 compositores que podem ser pesquisadas no site http://www.sesc.com.br/portal/site/sescpartituras/home/

Sobre o Polyphonia Khoros

O Polyphonia Khoros fez sua estreia em 2001, na IX Oficina de Música de Itajaí (SC). Desde então, realizou turnês anuais por Santa Catarina, capitais brasileiras e concertos em Buenos Aires e Montevidéu. Também anualmente, o Polyphonia Khoros (PK) realiza diferentes repertórios a cappella e obras sacras para coro e orquestra como “A Paixão Segundo São João” e o “Magnificat de Bach” (2010 e 2005 respectivamente), o “Messias de Haendel” (2007), “A Criação de Haydn” (2008) e a 9º Sinfonia de Beethoven (2007, reprisada em 2009 e 2011), em parceria com a orquestra Camerata Florianópolis.

Ainda que transite entre diversos gêneros, o trabalho principal do PK está no repertório a cappella, onde a maestrina Mércia Mafra Ferreira mostra sua interpretação musical totalmente através das vozes dos integrantes, preferindo para isso interagir com a acústica privilegiada de igrejas. O repertório tradicional do coro inclui os “Três Cânticos Breves” de Ronaldo Miranda sobre poemas de Fernando Pessoa, motetos de Bruckner e as Six Chansons de Paul Hindemith sobre poemas de Rilke.

O PK é também um grupo de intensa atividade operística, tendo sido o coro oficial do Festival Aldo Baldin entre 2002 (quando estreou na montagem de Madame Butterfly de Puccini) e 2009. Em 2004, a maestrina Mércia Mafra Ferreira passou a ser, além de preparadora do coro, a diretora artística destas óperas. Desde 2010, o PK atua como parte da Cia Ópera Santa Catarina. O repertório de ópera do coro inclui, entre outras, “Carmen”, “Cavalleria Rusticana”, “O Barbeiro de Sevilha” e “La Traviata”.

Realizou durante o Biênio 2013/2014 a circulação do projeto do Sesc Sonora Brasil em todos os Estados do Brasil com o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, realizando mais de 100 apresentações nos dois anos do projeto

Polyphonia Khoros:
Soprano: Dayana Nuñes, Franciele Alves, Karolyne Liesenberg
Contralto: Cristina Glaucia, Débora Almeida, Veronyca Rivero
Tenor: Guilherme Albanaes, Jefferson Bittencourt, Per Ekedahl
Baixo: Fernando De Carli, Javier Venegas, Jhonatas Carmo
Regência: Mercia Ferreira

Programa:

CANÇÃO DA SAUDADE
CANIDE IOUNE - SABATH
REDONDILHAS DE ANCHIETA
PRELUDIO No. 22 de "O cravo bem temperado" (vol. 1)
O TAMBORZINHO
OS MOINHOS
NA RISONHA MADRUGADA
CONSOLAÇÃO
REVERIE
Concerto Sesc Partituras com Polyphonia Khoros: recital gratuito da coleção Heitor Villa Lobos


Categorias: Dezembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 22 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 22 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar