FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2017
Concerto Sesc Partituras com Polyphonia Khoros: recital gratuito da coleção Heitor Villa Lobos



Quando: 07 Dezembro 2017, Quinta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/195285714365749

No dia 7 de dezembro, quinta-feira, às 20h, acontece o “Concerto Sesc Partituras”, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis. Na ocasião, o Polyphonia Khoros apresentará um recital baseado na coleção de arranjos de Heitor Villa Lobos para corais.

Entrada franca. Ingressos gratuitos distribuídos a partir de 19h, sujeito à lotação.

O grupo estará representado pelas sopranos Dayana Nuñes, Franciele Alves e Karolyne Liesenberg; pelas contraltos Cristina Glaucia, Débora Almeida e Veronyca Rivero; dos tenores Guilherme Albanaes, Jefferson Bittencourt e Per Ekedahl; e pelos baixos Fernando De Carli, Javier Venegas e Jhonatas Carmo e regência de Mercia Ferreira.

A série de concertos que já está na 20ª edição, visa proporcionar o contato do público com a música brasileira através da interpretação de obras selecionadas do acervo do site “Sesc Partituras”, que disponibiliza para download gratuito mais 2.600 partituras de compositores de todas épocas e regiões do país. O objetivo é divulgar o patrimônio musical de tradição escrita além de incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores brasileiros.

Os arranjos de Heitor Villa Lobos para corais que serão apresentados em Florianópolis são importantes peças educativas e também foram fundamentais para a história da performance da música barroca nas tradições interpretativas praticadas no Brasil durante o século XX. As obras integram a “Coleção Escolar” disponibilizada no “Sesc Partituras” e foram revisadas por uma equipe de especialistas entre os quais o professor Carlos Alberto Figueiredo e vêm acompanhadas de aparato crítico minucioso.

No repertório interpretado pelo Polyphonia Khoros estão composições como: “Canção da Saudade”, para coro feminino; “Canide Ioune – Sabath”, tema indígena recolhido em 1530 por Jeanne Lery; “Redondilhas de Anchieta”; Preludio No. 22 de "O cravo bem temperado", de Johann Sebastian Bach; “O Tamborzinho”, de Jean-Philippe Rameau; “Os Moinhos”, de Ludwig van Beethoven; “Na Risonha Madrugada”, de Joseph Haydn; “Consolação”, de Felix Mendelssohn e “Reverie”, de Roberto Schumann.

Sobre Sesc Partituras

Os Concertos Sesc Partituras tem por objetivo divulgar o acervo Sesc Partituras, difundindo o patrimônio musical de tradição escrita, além de incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores brasileiros. A biblioteca virtual foi lançadacom cerca de 400 partituras, conta hoje com mais de 2.600 obras de mais de 270 compositores que podem ser pesquisadas no site http://www.sesc.com.br/portal/site/sescpartituras/home/

Sobre o Polyphonia Khoros

O Polyphonia Khoros fez sua estreia em 2001, na IX Oficina de Música de Itajaí (SC). Desde então, realizou turnês anuais por Santa Catarina, capitais brasileiras e concertos em Buenos Aires e Montevidéu. Também anualmente, o Polyphonia Khoros (PK) realiza diferentes repertórios a cappella e obras sacras para coro e orquestra como “A Paixão Segundo São João” e o “Magnificat de Bach” (2010 e 2005 respectivamente), o “Messias de Haendel” (2007), “A Criação de Haydn” (2008) e a 9º Sinfonia de Beethoven (2007, reprisada em 2009 e 2011), em parceria com a orquestra Camerata Florianópolis.

Ainda que transite entre diversos gêneros, o trabalho principal do PK está no repertório a cappella, onde a maestrina Mércia Mafra Ferreira mostra sua interpretação musical totalmente através das vozes dos integrantes, preferindo para isso interagir com a acústica privilegiada de igrejas. O repertório tradicional do coro inclui os “Três Cânticos Breves” de Ronaldo Miranda sobre poemas de Fernando Pessoa, motetos de Bruckner e as Six Chansons de Paul Hindemith sobre poemas de Rilke.

O PK é também um grupo de intensa atividade operística, tendo sido o coro oficial do Festival Aldo Baldin entre 2002 (quando estreou na montagem de Madame Butterfly de Puccini) e 2009. Em 2004, a maestrina Mércia Mafra Ferreira passou a ser, além de preparadora do coro, a diretora artística destas óperas. Desde 2010, o PK atua como parte da Cia Ópera Santa Catarina. O repertório de ópera do coro inclui, entre outras, “Carmen”, “Cavalleria Rusticana”, “O Barbeiro de Sevilha” e “La Traviata”.

Realizou durante o Biênio 2013/2014 a circulação do projeto do Sesc Sonora Brasil em todos os Estados do Brasil com o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, realizando mais de 100 apresentações nos dois anos do projeto

Polyphonia Khoros:
Soprano: Dayana Nuñes, Franciele Alves, Karolyne Liesenberg
Contralto: Cristina Glaucia, Débora Almeida, Veronyca Rivero
Tenor: Guilherme Albanaes, Jefferson Bittencourt, Per Ekedahl
Baixo: Fernando De Carli, Javier Venegas, Jhonatas Carmo
Regência: Mercia Ferreira

Programa:

CANÇÃO DA SAUDADE
CANIDE IOUNE - SABATH
REDONDILHAS DE ANCHIETA
PRELUDIO No. 22 de "O cravo bem temperado" (vol. 1)
O TAMBORZINHO
OS MOINHOS
NA RISONHA MADRUGADA
CONSOLAÇÃO
REVERIE
Concerto Sesc Partituras com Polyphonia Khoros: recital gratuito da coleção Heitor Villa Lobos


Categorias: Dezembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar