FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2017
5º Festival de Fotografia Floripa na Foto com palestras, oficinas, mesas de debate e exposições



Quando: de 13 a 16 de dezembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1822115241162787

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe, de 13 a 16 de dezembro, o 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto.

O encontro apresenta uma série de atividades que tem como objetivo compartilhar experiências e ensinamentos sobre a arte de fotografar. Para isso a programação conta com palestras, oficinas, mesas de debate, mostras de vídeo, foto e exposições, entre outros. Foram convidados renomados fotógrafos do Brasil e do exterior.

O projeto, idealizado por Lu Renata e Lucila Horn, doutorandas em Artes Visuais pela Udesc, oportuniza um intercâmbio com algumas das principais tendências da fotografia abordando diferentes temas relacionados à arte, e ganha densidade com nomes como: Boris Kossoy, Rosely Nakagawa, Marcelo Greco, Rogério Ferrari, Ed Viggiani e Andrea Eichenberger. Autores que vem refletindo, construindo e elaborando uma fotografia contemporânea brasileira.

Também integra a programação, na quinta-feira, dia 14, a Ana Sabiá, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Udesc Ceart. A artista, em conjunto com Virginia Yunes, ministrará uma mesa com o tema “Retrato e auto representação”.

As demais mesas e conversas, bem como toda a programação do festival, podem ser vistas no site do evento. As inscrições para participar podem ser feitas no site do Festival www.floripanafoto.com

Para uma das organizadoras do evento, Lucila Horn, a essência do Floripa na Foto é a vontade de compartilhar encontros, firmar parcerias e valorizar as trocas de experiências entre quem tem uma longa trajetória no campo, e quem está descobrindo o poder da linguagem fotográfica.

Durante o Floripa na Foto também estará ocorrendo o 4º Fórum Fotografia, Arte e Educação, cujo objetivo é a divulgação de trabalhos acadêmicos, pesquisas e ações realizadas em escolas. Os trabalhos são inscritos online, conforme regulamento do festival, divididos por temáticas, como “Fotografia e educação” ou “fotografia e poéticas visuais” e compartilhados posteriormente num espaço chamado Cirandas.

O Festival

O Festival de Fotografia Floripa na Foto foi criado em 2010, agregando fotógrafos, pesquisadores, artistas, professores, fotojornalistas e amantes da fotografia para pensar e produzir de forma integrada, visando a formação de público e a conquista de espaços expositivos e educacionais.

A primeira edição do Festival aconteceu em 2010 através do edital Elisabete Anderle, ocupando o Centro de Convenções da UFSC e vários espaços da Universidade com oficinas, projeções e exposições, além da Galeria da Fundação Cultural Badesc com uma individual de Walter Firmo.

Em 2011 o Festival aconteceu no centro da cidade de Florianópolis, ocupando seis salas do Museu Histórico de Santa Catarina, com palestras no antigo Cine Ritz, oficinas na Casa da Memória, na casa José Boiteux, Galeria Helena Fretta, Fundação Cultural Badesc, Biblioteca Pública e vários outros espaços.

Em 2012, o Festival não aconteceu, passando a ser realizado bianualmente. Nos anos de 2013 e 2015, a edição aconteceu no Centro de Artes e Cultura - CIC, e no Museu da Escola Catarinense, respectivamente.

Em 2017 o festival realiza sua 5ª edição com o apoio de universidades como o CEART e FAED da UDESC, Secart-UFSC e Univali Florianópolis. O evento conta com apoio ainda da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes.
5º Festival de Fotografia Floripa na Foto com palestras, oficinas, mesas de debate e exposições


Categorias: Dezembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar