FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2018
Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina



Quando: até 28 de fevereiro
Onde: Centro de Eventos, FIESC
Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: comitegrd@eletrosul.gov.br

Estão abertas as inscrições para o workshop gratuito “Eu Sei Me Defender”, com a lutadora profissional de MMA Érica Paes, que será realizado no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, no Centro de Eventos da Fiesc - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O workshop é aberto ao público, com vagas limitadas, mediante inscrição antecipada, até o dia 28 de fevereiro pelo link goo.gl/xpxf4p

O evento realizado no Dia Internacional da Mulher contará com palestra motivacional de conscientização sobre a violência contra a mulher, prevenção e demonstrações de autodefesa.

O objetivo é estimular o empoderamento feminino e fomentar a criação de polos do projeto social “Eu Sei Me Defender” em Santa Catarina. O encontro é promovido pela Eletrosul, no âmbito do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, e integra o conjunto de ações alusivas aos 50 anos da empresa.

No dia 8 de março, a programação especial será iniciada às 8h30, com um treinamento de defesa pessoal, proteção e prevenção da violência contra as mulheres. No período da tarde, será realizado um fórum técnico voltado para as entidades interessadas em formar parcerias para a implantação nas cidades catarinenses do projeto social “Eu Sei Me Defender”, idealizado por Érica Paes, especialista em Defesa Pessoal para Mulheres, atleta de MMA, campeã Mundial e Panamericana de Jiu-Jitsu (IBJJF) e assessora técnica da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres.

O projeto “Eu Sei Me Defender” oferece às mulheres, na condição de vítimas em potencial, a possibilidade de abandonarem a situação de vulnerabilidade, por meio da capacitação com técnicas de artes marciais e orientação psicológica, fornecendo ainda acolhimento, ferramentas de proteção e elevação da autoconfiança. “Essa iniciativa surgiu a partir de experiências pessoais de violência que sofri, e que graças à técnica que possuo foram frustradas. Então, decidi passar meus conhecimentos para que as mulheres possam se defender de situações reais de violência”, explica a idealizadora do projeto, Érica Paes.

O workshop viabilizado pela Eletrosul, no Dia Internacional da Mulher, conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e integra uma série de iniciativas realizadas pelo Comitê de Gênero, Raça e Diversidade em consonância com o compromisso de difusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Números da violência contra a mulher

No Brasil, mais de 40% das mulheres já sofreram violência doméstica em algum momento da vida. No Mapa da Violência 2015, que faz comparação com dados de 83 países, o Brasil se encontra na 5ª posição em assassinato de mulheres.

O País tem uma legislação específica para os casos de violência contra a mulher, a chamada Lei Maria da Penha, que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos e familiares. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, mais de 212 mil novos processos registrando casos de violência doméstica e familiar foram abertos em 2016 e mais de 280 mil medidas protetivas foram proferidas para mulheres em situação de violência. Conhecida como Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher realizou em 2016 o recorde de 1.133.345 atendimentos a mulheres em todo o País.

Em Santa Catarina, a cada 12 horas uma mulher é vítima de violência doméstica, de acordo com o Mapa da Violência 2015. Nos registros por município, Florianópolis está no topo da lista da violência contra a mulher no Estado, com 1.860 casos relatados à polícia, resultando em 1.919 vítimas, sendo a maioria por crime de ameaça (797), lesão corporal (560) e estupro (86). Em 2016, foram registradas 30 mil ocorrências pelo crime de ameaça contra a mulher, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Eu Sei Me Defender

Fundado em 2016 pela atleta Érica Paes, o projeto social “Eu Sei Me Defender” é voltado para o treinamento gratuito em defesa pessoal feminina, com técnicas exclusivas para a proteção e a prevenção da violência contra as mulheres. Iniciado em Belém (PA), cidade natal da lutadora, a iniciativa ganhou notoriedade após Érica Paes apresentá-lo no programa “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo – a atleta atuou na preparação da atriz Paolla Oliveira para representar uma lutadora na novela “A Força do Querer”, em 2017. No Rio de Janeiro, novas turmas foram formadas pelo projeto. Neste momento, Érica Paes trabalha na expansão dos polos de treinamento para outras regiões do País. Também está em andamento uma parceria com o Ministério do Esporte e a Secretaria de Políticas para Mulheres para a implementação de um programa nacional.

Comitê de Gênero, Raça e Diversidade

Desde 2006, o Comitê de Gênero, Raça e Diversidade da Eletrosul atua para que a equidade seja incorporada às ações cotidianas da empresa, além de estimular a promoção da cidadania, a sensibilização e a mobilização do público externo. Essas ações estão contempladas nos Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecido pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Mulheres (Unifem) e pelo Pacto Global. Desde 2015, a empresa é signatária do movimento ElesPorElas (HeForShe), coordenado pela ONU Mulheres, que objetiva o envolvimento do público masculino em ações para a transformação sociocultural pela igualdade de gênero.

A Eletrosul possui ainda o reconhecimento do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça nas cinco edições realizadas pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a ONU Mulheres e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

PROGRAMAÇÃO:

8h30 às 9h30 - Café de Boas-Vindas e Integração

9h30 às 12h - Workshop “Eu Sei Me Defender” com Érica Paes
INSCRIÇÃO: http://goo.gl/forms/FTAfW224ovAuXRDW2

13h30 às 15h30 - Fórum “Como montar um polo do projeto Eu Sei Me Defender em seu município ou empresa”
INSCRIÇÃO: https://goo.gl/forms/EFaRefj1JEOULhK73

Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina


Categorias: Fevereiro 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar