FaceBook Instagram Twitter


Sessão Cinemática apresenta 1ª Mostra Àjé - Mulheres Negras no Cinema



Quando: 07 Março 2018, quarta-feira, às 19h30min
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2121073984845557

No próximo dia 7 de março a Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura recebe a 1ª Mostra Àjé - Mulheres Negras no Cinema, na Sessão Cinemática. A sessão acontece em parceria com o movimento feminista 8M de Santa Catarina, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Serão exibidos três filmes de diretoras negras com mulheres negras como protagonistas e sujeitos de suas histórias:
RAINHA de Sabrina Fidalgo (2016, RJ, 30min)
KBELA de Yasmin Thayná (2016, RJ, 20min)
Mulheres Negras - Projetos de Mundo (Day Rodrigues, 2016, SP, 25´)

A Sessão Cinemática também terá uma roda de conversa, que contará com a participação de mulheres que realizam atividades ligadas a movimentos sociais. A mediação será feita pela diretora de comunicação da Cinemateca Catarinense, Cristine Larissa Clasen, que é publicitária, feminista, ativista, militante do movimento 8M Brasil SC, do Coletivo Maria da Penha, e da Unidade Popular pelo Socialismo.

Participantes da roda de conversa:

- Vanda Gomes Pinedo, militante do Movimento Negro Unificado (MNU), integrante do Fórum das Religiões de Matriz Africanas, licenciada em Educação Física e professora da rede estadual de ensino.

- Luciana de Freitas Silveira, estudante de Ciências Sociais na Ufsc, educadora social do Projeto de Educação Comunitária Integrar, professora da Ed . Quilombola, Conselheira Estadual de Segurança Alimentar (Consea/SC), integrante da Associação da Comunidade José Boiteux, e militante do MNU. É também integrante da Coopersolar (Cooperativa da Comunidade da Queimada/Mocotó).

- Maria de Lourdes Mina, pedagoga e psicopedagoga, coordenadora do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina, professora da Ed. Quilombola do Estado de Santa Catarina; conselheira do Conselho Estadual de Segurança Alimentar,.

- Jeruse Romão, professora, pedagoga, militante do movimento negro, pesquisadora, escritora, Yalorixá de Umbanda, articulista do Desacato, coordenadora da Escola Afro Popular de Formação Política Leonor de Barros.

- Pollyana Tathyana Rodrigues, cantora, atriz, cabeleireira representante das periferias da cidade, mulher negra trans.

- Uda do Monte Serrat, educadora. A completar 80 anos de vida em 2018, Maria da Costa Lourdes Gonzaga a dona Uda, é uma das mulheres negras ativistas em Santa Catarina há mais tempo na luta.

A Sessão Cinemática é uma parceria entre a Cinemateca Catarinense, ABD.SC, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Sessão Cinemática apresenta 1ª Mostra Àjé - Mulheres Negras no Cinema


Categorias: Março 2018
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar