FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2018
Sessão Cinemática apresenta 1ª Mostra Àjé - Mulheres Negras no Cinema



Quando: 07 Março 2018, quarta-feira, às 19h30min
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2121073984845557

No próximo dia 7 de março a Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura recebe a 1ª Mostra Àjé - Mulheres Negras no Cinema, na Sessão Cinemática. A sessão acontece em parceria com o movimento feminista 8M de Santa Catarina, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Serão exibidos três filmes de diretoras negras com mulheres negras como protagonistas e sujeitos de suas histórias:
RAINHA de Sabrina Fidalgo (2016, RJ, 30min)
KBELA de Yasmin Thayná (2016, RJ, 20min)
Mulheres Negras - Projetos de Mundo (Day Rodrigues, 2016, SP, 25´)

A Sessão Cinemática também terá uma roda de conversa, que contará com a participação de mulheres que realizam atividades ligadas a movimentos sociais. A mediação será feita pela diretora de comunicação da Cinemateca Catarinense, Cristine Larissa Clasen, que é publicitária, feminista, ativista, militante do movimento 8M Brasil SC, do Coletivo Maria da Penha, e da Unidade Popular pelo Socialismo.

Participantes da roda de conversa:

- Vanda Gomes Pinedo, militante do Movimento Negro Unificado (MNU), integrante do Fórum das Religiões de Matriz Africanas, licenciada em Educação Física e professora da rede estadual de ensino.

- Luciana de Freitas Silveira, estudante de Ciências Sociais na Ufsc, educadora social do Projeto de Educação Comunitária Integrar, professora da Ed. Quilombola, Conselheira Estadual de Segurança Alimentar (Consea/SC), integrante da Associação da Comunidade José Boiteux, e militante do MNU. É também integrante da Coopersolar (Cooperativa da Comunidade da Queimada/Mocotó).

- Maria de Lourdes Mina, pedagoga e psicopedagoga, coordenadora do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina, professora da Ed. Quilombola do Estado de Santa Catarina; conselheira do Conselho Estadual de Segurança Alimentar,.

- Jeruse Romão, professora, pedagoga, militante do movimento negro, pesquisadora, escritora, Yalorixá de Umbanda, articulista do Desacato, coordenadora da Escola Afro Popular de Formação Política Leonor de Barros.

- Pollyana Tathyana Rodrigues, cantora, atriz, cabeleireira representante das periferias da cidade, mulher negra trans.

- Uda do Monte Serrat, educadora. A completar 80 anos de vida em 2018, Maria da Costa Lourdes Gonzaga a dona Uda, é uma das mulheres negras ativistas em Santa Catarina há mais tempo na luta.

A Sessão Cinemática é uma parceria entre a Cinemateca Catarinense, ABD.SC, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Sessão Cinemática apresenta 1ª Mostra Àjé - Mulheres Negras no Cinema


Categorias: Março 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Maio 2018 Inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional e idiomas
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar