FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2018
Exposição 20 Anos Cabeça Oca



Quando: até 30 de março
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/170337837079625

Para celebrar os 20 anos da formação da Oficina Independente de Arte Cabeça Oca, os integrantes Claudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto, apresentam a exposição comemorativa 20 Anos Cabeça Oca no Espaço Cultural do BRDE, em Florianópolis. A exposição será aberta no dia 6 de março, terça-feira, às 19h, e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 30 de março, das 9h às 19h.

A mostra do grupo formado em dezembro de 1997 em Concórdia, no Meio-Oeste de Santa Catarina, apresenta uma retrospectiva das duas décadas que marcaram a história do Cabeça Oca.

A proposta descompromissada e inovadora de mostrar a arte conferiu aos artistas respeito e popularidade. Em abril de 1998, quando estruturaram o Cabeça Oca como um grupo de arte, e conquistavam mais espaços e admiradores, foram presenteados pelo poeta e crítico de arte internacional, o catarinense Lindolf Bell, com um poema exclusivo, Cabeça Oca. (leia o poema completo abaixo). Com o aval de Bell o Cabeça Oca seguiu alcançando voos maiores.

Nestes 20 anos, o Cabeça Oca participou de 37 exposições. As mostras foram apresentadas em Concórdia, cidade natal do Grupo, em diversas cidades catarinenses e também em Milão, na Itália. A convite do Instituto Brasil Itália (IBRIT), os três apresentaram, em novembro de 2000, trabalhos no Consulado Brasil na cidade italiana.

O processo criativo do grupo chama atenção, pois é diferente dos artistas que pintam sozinhos. Apesar de cada um ter estilos, técnicas e experiências completamente diferentes, a sintonia na hora de pintar é única. É que os três pintam juntos a mesma tela, num trabalho perfeito a seis mãos.

Nesta retrospectiva o trio optou por apresentar duas, das grandes séries que fazem parte da história do Cabeça, as séries “Símbolos” e “Imagens do Contestado”.

Na Série Imagens do Contestado, apresentada em 2001 e que contou com mais de seis meses de pesquisa, os artistas apresentaram um dos conflitos que marcou a história da região Meio-Oeste de Santa Catarina.

A Símbolos, desenvolvida em 2002, apresenta uma visão contemporânea da suinocultura e da avicultura e o seu impacto no dia a dia da região Oeste de Santa Catarina. É um contemplar bem-humorado, colorido e divertido dos porquinhos e frangos que conferem a Concórdia posição de destaque na produção de alimentos para o mundo. Algumas telas vão poder ser conferidas nesta retrospectiva.

Na exposição os visitantes vão poder conhecer um pouco mais da história do grupo que tem um legado gigante para a cultura catarinense, através de uma linha do tempo que apresenta todas as exposições que o Cabeça participou ao longo da carreira e também em um vídeo produzido especialmente para a mostra.

Conheça um pouco mais de cada artista:

Claudia Marcon
Empresária com formação em Direito pela UFRGS/RS, pós-graduada em Administração pela UFSC/SC. Foi professora universitária e frequentou cursos artísticos com Juan Amoretti (Santa Maria/RS), Paulo Von Poser (São Paulo/SP), e teve orientação de trabalhos com Lindolf Bell (Timbó/SC). A Artista Plástica e empresária da Indústria Têxtil vive e trabalha em Concórdia/SC.

Rudi Scaranto Dazzi
Arquiteto formado pela PUC/PR, Mestre em Turismo UNIVALI, pós-graduado em Administração pela UFSC/SC. Frequentou cursos artísticos na Scuola Lorenzo D’Medici (Florença/IT), com Denise Roman (Curitiba/PR), Alberto Masuda (Curitiba/PR), Cyntia Lorenzo (Curitiba/PR), Juan Amoretti (Santa Maria/RS), Paulo Von Poser (São Paulo/SP). Vive e trabalha em Balneário Camboriú/SC onde atua como Artista Plástico, Arquiteto e Professor em instituições de ensino superior, também ministra cursos e palestras.

Sandra Poletto
Arquiteta formada pela PUC/PR, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFSC, Mestre em Engenharia de Produção – UFRGS com ingresso em 2015 no Doutorado - UNB. Professora universitária em instituições de ensino superior, ministra cursos, palestras e presta consultoria empresarial. Realiza amplo trabalho de iniciação para as artes com crianças em diversas instituições através de oficinas de pintura. Reside e trabalha em Concórdia/SC e Brasília/DF.

Poema Cabeça Oca de Lindolf Bell:

CABEÇA OCA

Abre, coração, as cabeças fechadas.
Plenas de nadas.

Concórdia.
Concorda.
O vizinho. O irmão. A América do Sul.
O mais distante morador da Terra.

Esta oca, esta toca,
minha casa de harmonia.
Parte de tudo, de todos,
se lembra, celebra, comove e arrepia.

Cabeça oca. Alma plena.
Dar as mãos
para a vida e o poema.

Lindolf Bell
Exposição 20 Anos Cabeça Oca


Categorias: Março 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar