FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2018
Cia. Rústica apresenta gratuitamente espetáculo "Cidade Proibida", oficina e encontro



Quando: 16, 17 e 18 de março
Onde: Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição, Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1585333784882894

A premiada Cia. Rústica, de Porto Alegre, tem circulação em março e abril com atividades gratuitas e abertas ao público. O projeto, patrocinado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, estará em Florianópolis de 16 a 18 de março com sessão do espetáculo-intervenção "Cidade Proibida", oficina e encontro com grupos de teatro locais.

Todas as atividades são gratuitas.  As apresentações do espetáculo "Cidade Proibida" terão tradução simultânea em libras.  

PROGRAMAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS:

16/03, sexta-feira, às 19h30 - Encontro aberto com grupos locais
SESC Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100 - Centro)

17/03, sábado, às 20h - Apresentação do espetáculo "Cidade Proibida"
Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição

18/03, domingo, das 13h às 17h - Oficina "Conexões Urbanas" no SESC Prainha
As inscrições para as oficinas devem ser feitas online goo.gl/forms/ZpUsa36S1QABrmk02

Um dos mais premiados grupos da cena gaúcha já começou a mais nova turnê do espetáculo de rua Cidade Proibida. Entre março e abril, a Cia. Rústica irá visitar três cidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. O objetivo é conectar lugares "fora do eixo" colaborando na promoção da diversidade, do intercâmbio teatral e da necessária descentralização cultural de um país com uma produção artística plural e potente. 

A Cia. Rústica já passou por Caxias do Sul (10,11 e 12/03) e, agora, segue para Florianópolis (16, 17 e 18/03) e  Pelotas (10, 11 e 12/04). Para promover a acessibilidade, todas sessões terão tradução simultânea em libras. A diretora Patrícia Fagundes e os atores Heinz Limaverde, Ander Belotto e Gabriela Chultz também vão ministrar a oficina Conexões Urbanas, que terá duração de quatro horas e será concluída com uma apresentação em espaços públicos. Em cada cidade, haverá ainda um encontro com grupos de teatro locais.

 Em 2015, Cidade Proibida venceu o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo na 22ª edição do Porto Alegre em Cena. O espetáculo já foi apresentado em várias cidades brasileiras, como a capital paulista e Crato, no Ceará. Considerando a recepção calorosa por onde a montagem passou, o projeto de circulação será um importante canal de reflexão e união dos moradores com espaços degradados ou abandonados. 

 A cidade se faz tema e cenário, o encontro se faz motivo e linguagem.

O espetáculo:

Em vez do espaço protegido dos teatros, as entranhas do tecido urbano. Cidade Proibida tem um destino: palcos noturnos a céu aberto marcados pelo esquecimento.

O espetáculo leva intervenções cênicas a locais públicos evitados pela população pela potencial ameaça de violência. Com direção de Patrícia Fagundes, cada apresentação tem aproximadamente 70 minutos, reunindo números individuais e coletivos dos artistas envolvidos. A inspiração são formas de convívio já conhecidas, como saraus, serenatas, cabarés artísticos, piqueniques e ceias noturnas.

O evento compõe uma estrutura de encontro cênico ao redor de uma longa plataforma, incluindo música, circo, dança e teatro. Em composição afetiva com a cidade, a Cia. Rústica propõe o resgate poético-social desses espaços por meio de ações artísticas.

O elenco conta com Ander Bellotto, Camila Falcão, Di Nardi, Gabriela Chultz, Heinz Limaverde, Laura Backes, Lisandro Bellotto, Mirna Spritzer, Priscilla Colombi, Roberta Alfaya, Rodrigo Shalako e Suzi Weber. A cenografia e os adereços são de Rodrigo Shalako. Lucca Simas assina a iluminação.

A Cia. Rústica:

Cidade Proibida faz parte de um projeto continuado que investiga a cena na rua e a intervenção urbana, composto também por Desvios em Trânsito (2010) e Feito Criança (2015).

Criada em 2003, em Porto Alegre, a Cia. Rústica articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. O grupo busca uma linguagem contemporânea e popular baseada na cumplicidade entre atores e espectadores, que evoca o lúdico, o corpóreo, o humor e o risco na criação artística.

A companhia também já levou aos palcos espetáculos apresentados em várias cidades brasileiras. O primeiro projeto da trupe foi a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta por A Megera Domada (2008), Sonho de uma Noite de Verão (2006) e Macbeth (2004). O grupo encenou ainda Clube do Fracasso (2010) e Natalício Cavalo (2013) e Fala do Silêncio (2017).

A diretora - Patrícia Fagundes:

Patrícia Fagundes é diretora da Cia. Rústica e professora de direção teatral no Departamento de Arte Dramática e no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Também é doutora em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madri, onde desenvolveu a tese intitulada A Ética da Festividade na Criação Cênica, e mestre em direção teatral pela Middlesex University, de Londres, onde viveu e estudou por quatro anos, desenvolvendo dissertação sobre Shakespeare.

Paralelamente à atividade acadêmica, Patrícia mantém intensa atividade profissional, dirigindo e produzindo vários espetáculos, performances e eventos.

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura:

O Programa Petrobras Distribuidora tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos não inéditos, relevantes no cenário cultural brasileiro, e conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC). No último edital, aberto para o biênio 2017-2018 foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos com representantes de todas as regiões do país. As apresentações ocorrem em todos os estados.
Cia. Rústica apresenta gratuitamente espetáculo "Cidade Proibida", oficina e encontro


Categorias: Março 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar