FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2018
Sessão Cinemática com exibição comentada do premiado filme "Escolas em Luta"



Quando: 04 Abril 2018, quarta-feira, às 19h30min
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/357317328088840

O ano é 2015, o cenário é o Estado de São Paulo e os protagonistas são estudantes que se insuflaram contra o fechamento de 94 escolas estaduais em uma mobilização que ficou conhecida como a Primavera Secundarista. Uma história recente que não passou imune ao olhar atento do cinema. O movimento virou um premiado documentário, “Escolas em Luta”, e que será exibido nesta quarta-feira, dia 4 de abril, às 19h30, na Sessão Cinemática, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita e a organização é da Cinemateca/ADB-SC e do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Com censura livre, “Escolas em Luta” foi premiado como o Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). A direção é de Tiago Tambelli, Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni. O documentário monta uma teia narrativa contada por meio dos olhares, vozes e ações dos estudantes secundaristas que promoveram as ocupações de 2015. Uma mobilização que teve início em São Paulo com o fechamento de 94 instituições estaduais de ensino e a realocação dos alunos e depois se alastrou pelo país. Pelas redes sociais e aplicativos, em poucos dias, eles organizam uma reação em uma verdadeira Primavera Secundarista – algo completamente inédito. Ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar.

A Sessão Cinemática desta quarta-feira contará também com um debate com a participação da mestre em arte-educação Elaine Salles e das professoras Tania Meyer (IFSC/Florianópolis) e Elenira Vilela (IFSC/Palhoça), com mediação da diretora de Comunicação da Cinemateca, Cristine Larissa Clasen.

ATENÇÃO
Alunos/professores do EJA que quiserem reservar cadeiras, entrar em contato pelo cinemateca.sc@gmail.com ou (48) 9886-66012

IMPORTANTE
O filme Escolas em Luta pode ser agendado para exibição através da agenda da Plataforma Taturana de Mobilização Social, com dezenas de filmes com temas urgentes.

A projeção na Sala do CIC é para proporcionar ao público uma experiência de som e imagem de alta qualidade.

A Cinemateca Catarinense ABD-SC estimula a formação de redes de compartilhamento e de difusão.
Entre em http://www.taturanamobi.com.br/ e divulgue também.

Sinopse
No estado mais rico e um dos mais conservadores do Brasil, São Paulo, o modus operandi da educação pública sofre um revés em 2015 quando estudantes secundaristas reagem ao decreto oficial que determina o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos. A resposta estudantil surpreende. Em poucos dias, por meio de redes sociais e aplicativos, eles organizam uma reação em uma verdadeira Primavera Secundarista – algo completamente inédito. Ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar. O Estado decreta guerra aos estudantes. Toda relação se transforma após uma revolução. ESCOLAS EM LUTA aprende e apreende com essa juventude um novo modo de construção e de estar no mundo.

Ficha Técnica
Direção: Tiago Tambelli, Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni
Produção: Lente Viva Filmes, Complô e Encouraçado Filmes
Duração: 77 min
Classificação: Livre
Sessão Cinemática com exibição comentada do premiado filme "Escolas em Luta"


Categorias: Abril 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar