FaceBook Instagram Twitter


Sessão Cinemática com exibição comentada do premiado filme "Escolas em Luta"



Quando: 04 Abril 2018, quarta-feira, às 19h30min
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/357317328088840

O ano é 2015, o cenário é o Estado de São Paulo e os protagonistas são estudantes que se insuflaram contra o fechamento de 94 escolas estaduais em uma mobilização que ficou conhecida como a Primavera Secundarista. Uma história recente que não passou imune ao olhar atento do cinema. O movimento virou um premiado documentário, “Escolas em Luta”, e que será exibido nesta quarta-feira, dia 4 de abril, às 19h30, na Sessão Cinemática, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita e a organização é da Cinemateca/ADB-SC e do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Com censura livre, “Escolas em Luta” foi premiado como o Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). A direção é de Tiago Tambelli, Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni. O documentário monta uma teia narrativa contada por meio dos olhares, vozes e ações dos estudantes secundaristas que promoveram as ocupações de 2015. Uma mobilização que teve início em São Paulo com o fechamento de 94 instituições estaduais de ensino e a realocação dos alunos e depois se alastrou pelo país. Pelas redes sociais e aplicativos, em poucos dias, eles organizam uma reação em uma verdadeira Primavera Secundarista – algo completamente inédito. Ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar.

A Sessão Cinemática desta quarta-feira contará ta mbém com um debate com a participação da mestre em arte-educação Elaine Salles e das professoras Tania Meyer (IFSC/Florianópolis) e Elenira Vilela (IFSC/Palhoça), com mediação da diretora de Comunicação da Cinemateca, Cristine Larissa Clasen.

ATENÇÃO
Alunos/professores do EJA que quiserem reservar cadeiras, entrar em contato pelo cinemateca.sc@gmail.com ou (48) 9886-66012

IMPORTANTE
O filme Escolas em Luta pode ser agendado para exibição através da agenda da Plataforma Taturana de Mobilização Social, com dezenas de filmes com temas urgentes.

A projeção na Sala do CIC é para proporcionar ao público uma experiência de som e imagem de alta qualidade.

A Cinemateca Catarinense ABD-SC estimula a formação de redes de compartilhamento e de difusão.
Entre em http://www.taturanamobi.com.br/ e divulgue também.

Sinopse
No estado mais rico e um dos mais conservadores do Brasil, São Paulo, o modus operandi da educação pública sofre um revés em 2015 quando estudantes secundaristas reagem ao decreto oficial que determina o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos. A resposta estudantil surpreende. Em poucos dias, por meio de redes sociais e aplicativos, eles organizam uma reação em uma verdadeira Primavera Secundarista – algo completamente inédito. Ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar. O Estado decreta guerra aos estudantes. Toda relação se transforma após uma revolução. ESCOLAS EM LUTA aprende e apreende com essa juventude um novo modo de construção e de estar no mundo.

Ficha Técnica
Direção: Tiago Tambelli, Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni
Produção: Lente Viva Filmes, Complô e Encouraçado Filmes
Duração: 77 min
Classificação: Livre
Sessão Cinemática com exibição comentada do premiado filme "Escolas em Luta"


Categorias: Abril 2018
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar