FaceBook Twitter


Início » Arquivo » Eventos de Abril 2018
Exposição fotográfica individual "Silêncios Urbanos" de Rafael Carlan



Quando: até 27 de abril
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/168162313837567

O Espaço Cultural BRDE - Governador Celso Ramos recebe, no próximo dia 4 de abril, a exposição fotográfica individual Silêncios Urbanos, de Rafael Carlan. Entrada Gratuita.

A Mostra traz imagens urbanas captadas por meio da técnica rudimentar de fotografia. Além das fotografias pinhole serão exibidas câmeras artesanais e negativos de filmes de Raio X. “A ideia é registrar a cidade sem o fluxo contínuo de pessoas ou carros, já que devido ao longo tempo de exposição exigido pelo método, objetos em movimento acabam desaparecendo”, explica o fotógrafo Rafael Carlan.

A técnica pinhole, que capta a imagem de maneira quase artesanal, leva em conta todo o processo fotográfico, desde a construção da câmera e registros, até a revelação do filme. Enquanto a contínua evolução das câmeras e técnicas fotográficas considera principalmente a perfeição das imagens, a fotografia pinhole valoriza fatores como a surpresa da imperfeição e da visualização posterior da fotografia, por exemplo. “O que mais me atrai nesta técnica é a simplicidade de uma câmera sem lente que consegue registrar em um suporte, papel fotográfico ou filme, a luz que passa por um pequeno buraco gerando imagens com aspecto de sonho”, explica Carlan.

A mostra integra a programação do Pinhole Day Floripa 2018, 1º Festival de Fotografia Alternativa de Florianópolis, realizado entre 26 e 29 de abril, que valoriza o uso de técnicas alternativas de fotografia e oferece workshops e ações abertas ao público. Para abrir o festival no dia 26 de abril, às 14h, Rafael Carlan ministrará uma pequena oficina da técnica no Espaço Cultural BRDE.

Sobre o fotógrafo: Rafael Carlan formou-se farmacêutico bioquímico em 2007 pela URI- Santo Ângelo e em 2014 no curso de fotografia do SENAC Florianópolis. Desde então, estuda processos alternativos para obtenção de imagens e impressão. Apesar da recente formação, o fotógrafo tem contato de longa data com a prática, neto de fotógrafo, ganhou sua primeira câmera analógica, 35 mm, no início dos anos 90, com 11 anos de idade.

Curadoria: Além de Carlan, participam do projeto Sérgio Sakakibara como orientador técnico, a curadora Lu Renata, formada em Artes Visuais pela UDESC, coordenadora do NEFA- Núcleo de Estudos em fotografia e arte, e do Festival de Fotografia Floripa na Foto. Lu também é autora da narrativa poética que acompanha a exposição. Na organização do projeto está Lilian Barbon, Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela UDESC e Especialista em Fotografia pela UEL e coordenadora do 1º Festival de Fotografia Alternativa de Florianópolis.

Abertura: 04 de abril, às 19h
Oficina: 26 de abril, às 14h
Visitação: 05 a 27 de abril, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira
Exposição fotográfica individual "Silêncios Urbanos" de Rafael Carlan


Categorias: Abril 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar