FaceBook Instagram Twitter


Projeto Tamar celebra 35 milhões de tartarugas marinhas protegidas no Brasil



Quando: 6 e 7 de abril, das 9h30 às 19h
Onde: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Endereço: Rua Professor Ademir Francisco, 100 - Barra da Lagoa

Nos dias 6 e 7 de abril, o Projeto Tamar terá uma programação especial para comemorar a marca de 35 Milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar.

O TAMAR começou em 1980 e dois anos depois salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o Projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.

Hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

“Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 Milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservaçã o marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional do TAMAR.

Dentre as ameaças à sobrevivência destes animais, além da captura incidental pela pesca, a fotopoluição, a poluição, o trânsito de veículos nas praias de desova e as mudanças climáticas são as principais.

O evento acontecerá em diversos horários, em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas, no estados CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP, SC de acordo com os costumes de cada local.

Programação #35M TAMAR Florianópolis-SC

A comemoração no TAMAR Florianópolis começará no dia 06/04, com Visitas Guiadas às 11h e 13h, Pintura Facial das 14h às 17h. A partir das 15 horas, haverá uma soltura especial com a participação de Levi Lima, vocalista da banda Jammil e Uma Noites, e uma Apresentação Cultural com o Grupo de Capoeira Angola Palmares no Passo da Tartaruga, às 16h30.

No sábado, dia 07/04, tem a presença do foodtruck Cucina Zingara, além de Visitas Guiadas às 11 e 13 horas. Alimentação Interativa às 13h45, Pintura Facial das 14h às 17h e uma apresentação musical voz e violão com Ana Rosa e Chico Martins (Dazaranha).

O horário de funcionamento do Centro de Visitantes nessas datas será das 09h30 às 19h00.

Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$7,50 (meia-entrada), crianças menores de 1,20m não pagam

Como chegar
Chegando na Lagoa da Conceição, seguir pela rodovia SC-406, passando pela Praia Mole, até chegar à Barra da Lagoa. Na primeira bifurcação, virar à esquerda e seguir pelo Acesso Norte da Barra da Lagoa. No trevo do Acesso Norte, virar à direita e seguir até o loteamento Cidade da Barra, onde fica o Centro de Visitantes do Tamar, a cerca de 20km do Centro de Florianópolis (via Morro da Lagoa) e a 23km do aeroporto (via Rio Tavares).

Mais informações: (48) 3236 2015 / tamarsul@tamar.org.br

Projeto Tamar celebra 35 milhões de tartarugas marinhas protegidas no Brasil


Categorias: Abril 2018
Tags: Tamar, animais
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar