FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2018
Dia Internacional da Dança terá 12 horas de programação gratuita



Quando: 29 Abril 2018, domingo, das 10h às 22h
Onde: Praça Bento Silvério - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1510767235699357

O Dia Internacional da Dança foi instituído pela UNESCO em 1982. A data foi escolhida em homenagem ao grande mestre Jean Georges Noverre, um dos criadores do ballet moderno.

Para celebrar esse dia, no domingo, 29 de abril, ocorrerá um evento multicultural na Lagoa da Conceição com oficinas, debates, exposição, performances, espetáculos, rodas e muito mais, em 12 horas de programação gratuita, das 10h às 22h. Convida a família e os amigos e bora dançar para ser ainda mais feliz!!!

O evento começa às 10h e para abertura terá o espetáculo infantil "Kono, o pequeno grande pássaro". Uma lenda Africana contada especialmente para as crianças através das Danças e Ritmos tradicionais africanos e afro-brasileiros. A história se passa no amanhecer da Savana Africana, onde diversos animais selvagens celebram a vida, leões, cobras, macacos, mariposas, girafas, e entre eles, o pequeno Kono, um pássaro com uma história muito especial para contar. Um espetáculo repleto de magia, arte, cultura, movimento, música, cor, inspiração, para encantar crianças e adultos.

A proposta para esse evento é proporcionar uma vivência com o maior número possível de estilos e profissionais da Dança de Florianópolis e região. Vai ter Forró com Luiz Kirinus e Bel Revers, da Kirinus Centro de Movimento, e mais artistas no palco do evento: Adilso Machado, Bel Revers, Gabriel Ferreira e Lidiani Emmerich.

Ao longo da programação terá algumas Rodas e, entre elas, a das Danças da Paz Universal com a focalização de Liliete Souza. As Danças da Paz Universal são o florescimento do trabalho do mestre Samuel Lewis, fundador da Ordem Sufi Ruhaniat International. E o famoso Samba de Roda não poderia faltar na programação do Dia Internacional da Dança. Uma roda aberta onde todos tocam e dançam, batem palmas e colocam seu axé!

Outra apresentação confirmada é do Coletivo de Dança e Percussão Abayomi. O grupo Abayomi realiza pesquisa em dança e música de matriz africana e afro-brasileira, em especial a cultura Mandeng, presente na Guiné, Senegal, Costa do Marfim e outros países do oeste africano. A partir de oficinas de estudo, constitui um grupo artístico focado no trânsito entre culturas, na reinterpretação de linguagens e na incorporação de novos conteúdos como ritmos afro-brasileiros, instrumentos musicais e dança contemporânea.

O Espaço MoviDança estará na programação apresentando um trecho do musical Aladdim, que entra em cartaz no próximo mês no teatro Pedro Ivo, com a direção de Ana Garvik, Gustavo Malheiros e grupo Lart. Criado em 2013, o Espaço Movidança oferece múltiplas modalidades de dança e atende diversas faixas etárias. Sob direção da bailarina e empresária Ana Garvik, a escola também desenvolve um projeto social com estudantes de escolas públicas da Grande Florianópolis, oferecendo bolsas parciais e integrais de estudos. Cada vez mais, a instituição se apresenta como um espaço de desenvolvimento de talentos e conhecimento, acessível para todas as idades.

Para celebrar a Dança, o evento estará reunindo artistas de diversos lugares do mundo e entre eles o mestre de Guiné Djanko Camara, presença confirmada na roda de Dunumba ou Festa dos Tambores. Djanko é músico, bailarino e acrobata, destaque do Ballet Nacional de Djoliba. Atualmente diretor artístico da Escola Internacional da Cultura Mandingue África Raíces. Viaja o mundo preservando as tradições de sua terra e suas raízes ancestrais e culturais.

Mais um momento especial na programação será um flash mob: uma dança que começa a acontecer de forma inusitada, sem aviso prévio e na maior parte das vezes contagia todos os que estão por perto. A proposta é da Ilha da Dança com coreografia de Andreia Zaida.

O evento vai ter ainda Oficina para a criançada e uma delas é a Oficina Criativa - Grafismo e Movimento, com a bailarina e artista plástica Amanda Rieger. Pensada para crianças e adolescentes, a atividade mistura cores com dança, desenho com improvisação, diversão com experimentos! A proposta é, a partir da improvisação, investigar a relação entre a linguagem gráfica e a corpórea, deixada por um corpo que dança. A partir disso, proporcionar diversas possibilidades para a expressão desse Ser Criativo.

Simultaneamente haverá uma outra oficina especial para os adultos: Dança a Dois - Condução Compartilhada, com Tatiana Leme e Brigitte Wittmer. Na oficina, as profissionais vão propor dinâmicas que contribuem com a dissociação dos papéis na dança. A proposta leva à construção de uma dança pautada pelo diálogo, em que alguém no papel de condutor(a) propõe um movimento e a outra pessoa pode seguir essa proposta ou ainda pode sugerir uma outra, gerando inversão de papéis na dança.

Para o encerramento do Dia tem uma das grandes manifestações culturais do nosso Brasil, o Tambor de Crioula, com a presença do maranhense, agora morador da ilha, Robson Serra. Tambor de crioula ou punga é uma dança de origem africana praticada principalmente no estado brasileiro do Maranhão, geralmente em louvor a São Benedito. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.

Vamos todos prestigiar essa riqueza da nossa cultura!!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:



Dia Internacional da Dança terá 12 horas de programação gratuita


Categorias: Abril 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 20 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar