FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2018
SIMB - 2º Seminário de Improvisação Musical Brasileira com palestras, oficinas, práticas musicais e shows gratuitos



Quando: de 2 a 5 de maio
Onde: Teatro do Sesc Prainha, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro; Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Projeto premiado no Edital Elisabete Anderle em 2017, o 2º SIMB acontecerá dos dias 2 a 5 de maio em Florianópolis, com palestras, oficinas e prática musical no CIC e shows no Teatro do Sesc Prainha. Todas as atividades são gratuitas. Para os concertos e palestras não é necessária inscrição prévia, porém para as oficinas e práticas musicais as inscrições já estão encerradas.

A improvisação está no DNA da música brasileira. Do chorinho do início do século, passando pelo Lamento de Pixinguinha, pelo Quarteto Novo de Hermeto Pascoal no final dos anos 60, até chegar ao caos organizado do Frevo de Egberto Gismonti. Essa enorme riqueza cultural vai pairar sobre o evento.

Entre as atrações do Seminário, destaca-se a cantora paulista Izabel Padovani, vencedora do Prêmio Visa de Música Brasileira 2005, e indicada ao Grammy Latino em 2007, na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino”. Além de se apresentar, Padovani lecionará duas oficinas, uma sobre “O gesto vocal” e outra sobre a “Técnica Alexander”, um trabalho de reeducação do organismo, que promove o bem-estar através da consciência da postura, equilíbrio e coordenação do corpo.

Além das palestras, oficinas e práticas musicais no CIC durante as quatro noites acontecem os shows no Teatro Sesc Prainha, às 20h, cujos ingressos podem ser retirados gratuitamente a partir das 19h. Na primeira noite de shows no Sesc Prainha, no dia 2, o duo Padovani e Saggiorato apresenta o show “Aquelas Coisas Todas”. Na quinta, dia 3, será a vez de Leandro Fortes e Grupo no espetáculo “Diagonal”. Na sexta, dia 4, acontece o encontro inédito entre o pianista Luiz Zago, o guitarrista Julio Herrlein e o saxofonista Marcelo Coelho no concerto “Afluentes”. E no encerramento, sábado, dia 5, o compositor Itiberê Zwarg, baixista da banda de Hermeto Pascoal há mais de 40 anos, se apresenta com os alunos de sua “Oficina de Música Universal”.

A produtora Mônica Becker, da Base Cultural, e o violonista e compositor Leandro Fortes realizaram o 1º SIMB em 2015, através do programa Rumos Itaú Cultural. No ano passado, o projeto foi aprovado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, prêmio concedido pelo governo do Estado de Santa Catarina. “Essa ideia surgiu da necessidade de fricção entre o mundo da prática e o da teoria em torno da improvisação e da música. Acima de tudo, a música é uma experiência social, e é muito enriquecedor esse encontro pessoal entre instrumentistas, compositores, educadores e profissionais que pesquisam a música dentro e fora da academia” diz Leandro.

Segundo Mônica Becker, a primeira edição, em 2015, contou com participantes de diversos estados e cidades catarinenses, e a expectativa é ampliar o número de pessoas este ano. “As pessoas podem se inscrever gratuitamente em mais de uma oficina. São 30 vagas para cada oficina e este ano teremos uma para crianças de 7 a 11 anos, sobre música indígena, com as pesquisadoras Magda Pucci e Berenice de Almeida”, conta ela.

OFICINAS (inscrições já estão encerradas):
Júlio Chumbinho Herrlein: Alternativas melódicas na construção de um idioleto pessoal
Izabel Padovani: O gesto vocal - para vocalistas, instrumentistas e atores
Izabel Padovani: Técnica Alexander para músicos (instrumentistas e cantores)
Itiberê Zwarg: Oficina de Música Universal (todos os dias)
Luiz Gustavo Zago: Construção dos símbolos sonoros na improvisação musical
Magda Pucci: A música no universo indígena (para crianças de 7 à 11 anos)
Mauro Borghezan: Interação e liberdade nos ritmos brasileiros
Marcelo Coelho: Conscientização polimétrica: aplicações das linhas rítmicas
Ronaldo Saggiorato: Harmonia e improvisação na música brasileira

PALESTRAS:
02/05 - Das alturas ao ritmo: teoria dos conjuntos rítmicos, com Julio Chumbinho Herrlein
03/05 - A presença indígena na MPB, com Magda Pucci
04/05 - Procedimentos interdisciplinares: literatura, polimetria e modalismo, com Marcelo Coelho

CONCERTOS:
Todas as noites, às 20h, concertos gratuitos no Teatro Sesc Prainha.
02 - Aquelas coisas todas, com Izabel Padovani e Ronaldo Saggiorato
03 - Diagonal, com Leandro Fortes e Grupo
04 - Afluentes, com Luiz Zago, Marcelo Coelho e Julio Herrlein
05 - Itiberê Zwarg e alunos da oficina de música universal

Para as oficinas e práticas musicais as inscrições já estão encerradas. Para os concertos e palestras não é necessária inscrição prévia. Retirar ingressos no local com uma hora de antecedência. Espaços sujeitos a lotação.

A programação completa das oficinas, palestras e práticas musicais no CIC, e dos shows no Sesc Prainha está no site www.seminariomusical.com.br

SIMB - 2º Seminário de Improvisação Musical Brasileira com palestras, oficinas, práticas musicais e shows gratuitos


Categorias: Maio 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar