FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2018
Udesc realiza minicurso gratuito sobre moda e arte com foco nas obras de Victor Meirelles de Lima



Quando: 2, 9 e 16 de maio, das 15h às 17h30
Onde: Sede provisória, Museu Victor Meirelles
Endereço: Rua Rafael Bandeira, 41 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1822415717798295

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Museu Victor Meirelles promovem no mês de maio o minicurso gratuito “Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima", com a professora Mara Rúbia Sant’Anna-Muller, docente do Departamento de Moda do Centro de Artes (Ceart).

O encontro é resultado do programa de extensão Saberes sensíveis: formação continuada e interação social, uma parceria entre o Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade (LabMaes), da Udesc Ceart, e o Museu Victor Meirelles. O projeto acontecerá ao longo de 2018 dividido em três etapas, sendo a primeira nos dias 02, 09 e 16 a se realizarem na sede provisória do Museu Victor Meirelles das 15h às 17h30.

Os três dias de aulas do minicurso são destinados a todos os interessados em arte e moda com especial foco para as obras de Victor Meirelles de Lima. Os participantes recebem certificado mediante 75% de presença.

O minicurso tem como limite 40 pessoas. Preenchimento das vagas por ordem de inscrição que pode ser realizada pelo formulário online: https://goo.gl/forms/xNsCBnIPJjFKjzAR2

No dia 2, o tema abordado será a extensa coleção de Estudo de Trajes de Meirelles. Já no dia 9, o assunto em pauta será “Ver além, o conteúdo pictórico tangenciado pela história”. Por fim, o minicurso se encerra, no dia 16, discutindo a tradição de formação artística e as continuidades no contemporâneo.

Para dar seguimento a programação de atividades voltadas para o tema principal do minicurso, as aulas começarão no dia 2 de maio com a exibição da coleção de estudo de trajes, com um conjunto de pranchas produzidas por Victor Meirelles, denominado de Estudo de Trajes Italianos.

No dia 9, o foco será o mundo pictórico referente aos códigos de masculino e feminino nas pranchas produzidaspelo artista, com base em discussões sobre o estatuto da imagem e como é apreendido sentido na arte. No último dia, 16 de maio, será apresentado a tradição de formação artística e as continuidades no mundo contemporâneo, o objetivo será discutir os artistas do século 19, na Europa e no Brasil.

Atividades estendidas para segundo semestre

Além do minicurso oferecido em maio, o programa Saberes sensíveis: formação continuada e interação social terá mais dois eventos no segundo semestre de 2018. Um deles será o evento “Caminhos do Contemporâneo” nos dias 21 a 23 de agosto, que acontece durante a Semana Victor Meirelles. O outro será um seminário sobre História da Moda e da Arte que acontecerá todas as segundas-feiras do mês de agosto a novembro. Todos os eventos acontecerão no Museu Victor Meirelles e são organizados pelo pelo museu e pela Udesc.

Atividade I – Minicurso

Minicurso “Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima”
QUANDO: 2, 9 e 16 de maio de 2018, das 15h às 17h30.
ONDE: Sede provisória do Museu Victor Meirelles - Rua Rafael Bandeira, 41, Centro de Florianópolis.
QUANTO: Gratuito com inscrição online pelo link https://goo.gl/forms/xNsCBnIPJjFKjzAR2
Preenchimento das vagas por ordem de inscrição.
Certificado com 75% de presença.

Ministrante: Profª. Dra. Mara Rúbia Sant’Anna-Muller
Minicurrículo: Doutora em História pela UFRGS (2005) com pós-doutoramento na Faculté Marc Bloch da Universitè de Strasbourg (2011) e na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Coordenadora do Laboratório de Moda, Artes, Ensino e Sociedade da Universidade do Estado de Santa Catarina, sendo professora efetiva da instituição e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Objetivos:
1) Compartilhar os resultados do pós-doutoramento em Artes realizado pela Profª. Dra. Mara Rúbia Sant’Anna-Muller junto à Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre nov. 2016 a out. 2017.
2) Apresentar a coleção de pranchas presentes nos acervos do Museu Victor Meirelles e do Museu Nacional de Belas Artes, apontando aspectos formais e poéticos de seus conteúdos pictóricos;
3) Discutir o processo formativo e a cultura artística do período que dialoga com a produção da coleção;
4) Apontar novos olhares, aproximações e contextualizações da produção.

Programa:

Dia 02/05 – A extensa coleção de Estudo de Trajes
Encontro destinado à apresentação do conjunto de pranchas produzidas por Victor Meirelles denominado Estudo de Trajes Italianos, discutindo as diferentes denominações do mesmo tema existente em sua produção, as características pictóricas das figuras representadas, a distribuição em diferentes acervos e aproximações com outros artistas e produções ao longo dos séculos. Um encontro de emersão no mundo pictórico dos trajes regionais ou típicos.

Dia 09/05 – Ver além, o conteúdo pictórico tangenciado pela história
Ocasião em que se mergulha com outros objetivos em meios às pranchas, buscando identificar os códigos do feminino e do masculino das figuras representadas, bem como, os códigos sociais e culturais que os diferentes trajes desenhados expressam. Também os trajes de cena ou figurinos serão tratados em aproximações com obras como a de Racinet, produzidas posteriormente. Em meio a tudo, discussões sobre o estatuto da imagem e de nossas possibilidades de apreensão de seus sentidos.

Dia 16/05 – A tradição de formação artística e as continuidades no contemporâneo
Serão discutidos os modelos formativos dos artistas vigentes no século XIX, na Europa e no Brasil. As viagens à Roma; os Puristas e Nazarenos; as exigências do domínio das técnicas do planejamento e de conhecer o exótico, o “autêntico” e “original”; a Escola de Stagga e os Barbizon serão pontos de discussão como modelos formativos e resultados artísticos se expressam e se intercruzam nas pranchas dos “Estudos de Trajes Italianos” de Victor Meirelles de Lima.

Imagem: Estudo de Traje Italiano. Victor Meirelles (sem assinatura). Itália. Óleo sobre papel. Circa 1853/1856. Dimensões: 20,9x16,6cm. Divulgação/MVM.
Udesc realiza minicurso gratuito sobre moda e arte com foco nas obras de Victor Meirelles de Lima


Categorias: Maio 2018
Tags: moda, Arte, curso
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Novembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 19 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar