FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2018
Abertura Oficial da Safra da Tainha 2018



Quando: 01 Maio 2018, terça-feira, das 8h às 18h
Onde: Rancho do Getúlio - Praia do Campeche
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/235010370408187

A abertura Oficial da Safra da Tainha ocorre no dia 1º de maio, terça-feira, com a tradicional missa no rancho do Getúlio, na praia do Campeche. No Dia do Trabalhador, pescadores e comunidade irão se reunir em frente ao Rancho para celebrar a cultura local, das 8h às 18h.

Mais uma vez a programação está recheada e começa bem cedinho, às 8h, com um café da manhã comunitário. Logo após, será dado início à procissão, seguido da missa. Após a missa ocorrerá a homenagem ao Sr. Getulio e a família. A partir das 13h30 vai rolar muita música tradicional, Corrida de Canoa na Estiva, Cabo de Guerra, Boi de Mamão do Campeche.

Neste ano, além das tradicionais brincadeiras que acontecem durante o evento, o Projeto Tamar vai realizar a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada, às 15h. Participe. Traga toda a família!

Durante todo o dia haverá a exposição dos fotógrafos na parte interna do Rancho, distribuição de mudas pelo SOS Campeche Praia Limpa, ações de divulgação do Projeto Tamar, além da demonstração e oficinas de tarrafeiros, redeiros, cesteiros, ceramistas(oleiros) e rendeiras do Campeche.

Por mais de um mês os pescadores estão preparando barcos e redes para ir ao mar em busca dos grandes lanços. Os primeiros a iniciarem as atividades são os barcos artesanais. Desta terça-feira até o dia 15/05 estão autorizadas as pequenas embarcações. Do dia 15 até o dia 1º de junho entram os barcos a motores com redes de anilha. A partir daí começam a trabalhar os industriais. A cota de pesca total é de 3,8 mil toneladas.

Com a morte do pescador Getúlio Manoel Inácio, em janeiro de 2018, o legado da pesca da tainha continua com o genro Ivanir Aroldo Faustino, 45, que assumiu a função de patrão de um dos ranchos de pesca mais tradicionais da Ilha de Santa Catarina, no bairro Campeche, em Florianópolis. A embarcação Glória e as redes deixadas por Getúlio voltarão para o mar pelas mãos de seus colegas de pesca artesanal.

Em 2017, foram capturadas 1.780 toneladas de tainha pela pesca artesanal no Estado. Somente no rancho do Getúlio, os pescadores capturaram 4 mil tainhas. A pesca envolve mais de 20 mil pessoas no litoral catarinense.

PROGRAMAÇÃO

• 8h - Café da manhã comunitário
• 9h - Procissão
• Hasteamento das Bandeiras Brasil/Santa Catarina/Florianópolis
• 10h as 12h – Missa
• Após a missa a homenagem ao Sr. Getulio e a família
• A partir das 13h30 até as 18h
• Corrida de Canoa
• Cabo de Guerra
• Capoeira
• 15h - Soltura de uma tartaruga marinha reabilitada
• 16h - Boi de Mamão do Campeche
• 17h30 - Apresentação do Grupo Gente da Terra





Abertura Oficial da Safra da Tainha 2018


Categorias: Maio 2018
Tags: Cultura, Tamar
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar