FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2018
Abertura Oficial da Safra da Tainha 2018



Quando: 01 Maio 2018, terça-feira, das 8h às 18h
Onde: Rancho do Getúlio - Praia do Campeche
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/235010370408187

A abertura Oficial da Safra da Tainha ocorre no dia 1º de maio, terça-feira, com a tradicional missa no rancho do Getúlio, na praia do Campeche. No Dia do Trabalhador, pescadores e comunidade irão se reunir em frente ao Rancho para celebrar a cultura local, das 8h às 18h.

Mais uma vez a programação está recheada e começa bem cedinho, às 8h, com um café da manhã comunitário. Logo após, será dado início à procissão, seguido da missa. Após a missa ocorrerá a homenagem ao Sr. Getulio e a família. A partir das 13h30 vai rolar muita música tradicional, Corrida de Canoa na Estiva, Cabo de Guerra, Boi de Mamão do Campeche.

Neste ano, além das tradicionais brincadeiras que acontecem durante o evento, o Projeto Tamar vai realizar a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada, às 15h. Participe. Traga toda a família!

Durante todo o dia haverá a exposição dos fotógrafos na parte interna do Rancho, distribuição de mudas pelo SOS Campeche Praia Limpa, ações de divulgação do Projeto Tamar, além da demonstração e oficinas de tarrafeiros, redeiros, cesteiros, ceramistas(oleiros) e rendeiras do Campeche.

Por mais de um mês os pescadores estão preparando barcos e redes para ir ao mar em busca dos grandes lanços. Os primeiros a iniciarem as atividades são os barcos artesanais. Desta terça-feira até o dia 15/05 estão autorizadas as pequenas embarcações. Do dia 15 até o dia 1º de junho entram os barcos a motores com redes de anilha. A partir daí começam a trabalhar os industriais. A cota de pesca total é de 3,8 mil toneladas.

Com a morte do pescador Getúlio Manoel Inácio, em janeiro de 2018, o legado da pesca da tainha continua com o genro Ivanir Aroldo Faustino, 45, que assumiu a função de patrão de um dos ranchos de pesca mais tradicionais da Ilha de Santa Catarina, no bairro Campeche, em Florianópolis. A embarcação Glória e as redes deixadas por Getúlio voltarão para o mar pelas mãos de seus colegas de pesca artesanal.

Em 2017, foram capturadas 1.780 toneladas de tainha pela pesca artesanal no Estado. Somente no rancho do Getúlio, os pescadores capturaram 4 mil tainhas. A pesca envolve mais de 20 mil pessoas no litoral catarinense.

PROGRAMAÇÃO

• 8h - Café da manhã comunitário
• 9h - Procissão
• Hasteamento das Bandeiras Brasil/Santa Catarina/Florianópolis
• 10h as 12h – Missa
• Após a missa a homenagem ao Sr. Getulio e a família
• A partir das 13h30 até as 18h
• Corrida de Canoa
• Cabo de Guerra
• Capoeira
• 15h - Soltura de uma tartaruga marinha reabilitada
• 16h - Boi de Mamão do Campeche
• 17h30 - Apresentação do Grupo Gente da Terra





Abertura Oficial da Safra da Tainha 2018


Categorias: Maio 2018
Tags: Cultura, Tamar
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar