FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2018
2ª Mostra de Cinema Uruguaio em Floripa com exibição gratuita de filmes



Quando: de 14 a 18 de maio, sempre às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/256198278257453

A ASURFLO – Associação de Uruguaios em Florianópolis organiza a 2ª Mostra de Cinema Uruguaio na capital, que acontece de 14 a 18 de maio (segunda a sexta-feira) na Fundação Cultural Badesc. As sessões ocorrem sempre às 19h e têm entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.

A Mostra traz uma seleção de filmes realizados nos cinco anos passados e vai exibir histórias ficcionais e documentários que compõem um recorte cultural do país.

A primeira edição da Mostra aconteceu no ano passado e contou com um público formado por brasileiros e uruguaios que lotaram todas as sessões de uma das salas de projeção da Aktoro, escola de arte dirigida pelo artista catarinense-uruguaio Gringo Starr.

Para esta edição a ASURFLO firmou uma parceria com o cineclube da Fundação BADESC, que sediará o evento. Outro atrativo é a presença de Mauro Sarser, diretor e ator de “Los Modernos”, que encerra o evento com um bate-papo com o público após a exibição de seu filme na sexta-feira, 18 de maio.

A curadoria do evento se preocupou com a diversidade dos filmes selecionados alternando ficção e documentário, drama e comédia.

O documentário “Tus padres volverán” tem um forte apelo emocional para os uruguaios, pois parte de um acontecimento histórico que comoveu todo o país. Já “El Bella Vista” tem como protagonista uma casa no interior do Uruguai que além de sede de um clube de futebol, também abrigou uma igreja e um prostíbulo. A ficção “Las toninas van al Este” é uma comédia que mostra o divertido reencontro de um pai, uma celebridade gay uruguaia, e sua filha. O documentário “Multitudes” reúne oito diretores para acompanhar diferentes eventos multitudinários no Uruguai e mostrar como as pessoas se comportam de maneira coletiva, dentre eles estão um clássico do futebol uruguaio e a marcha do silêncio, que acontece anualmente para relembrar os desaparecidos na ditadura militar. O evento se encerra com a exibição de “Los Modernos”, uma comédia dramática que apresenta os conflitos de três casais contemporâneos na faixa dos 30 anos.

Os filmes, premiados em vários festivais ao redor do mundo, foram cedidos para exibição por seus realizadores e pelo ICAU, Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai.

O evento é uma parceria da ASURFLO com a Fundação Cultural BADESC e conta com o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis.

Programação e sinopses

Segunda-feria, 14 de maio
Seus pais voltarão (Tus padres volverán)
De Pablo Martínez Pessi. Uruguai, 2015, dur. 80 minutos. Classificação: Livre.
Em 1983, dois anos antes do fim da ditadura uruguaia, chega a Montevidéu um avião repleto de crianças, filhos de exilados políticos, enviados pelos pais para conhecer seus familiares. Seis deles falam da importância do episódio para a redemocratização do país e da experiência de serem “filhos do exílio”.

Terça-feira, 15 de maio
O Bela Vista (El Bella Vista)
De Alicia Cano Menoni. Uruguai, 2012, dur. 73 minutos. Classificação: 16 anos.
O Bella Vista Futebol Clube perdeu sua última partida, foi eliminado e logo se dissolveu. O local do clube ficou vazio por um tempo, depois foi convertido em um bar por uma mulher e rapidamente se transformou em um prostíbulo de travestis. Os vizinhos ficaram chocados e atemorizados e aproveitaram para se livrar do bar quando um ex-diretor do clube tomou a frente de uma organização para expulsar os indesejados dali. Como que para exorcizar o passado pecaminoso que já havia infestado o local, foi instalada uma igreja, que existe até hoje em uma pequena cidade do Uruguai. Tudo é contado por quem viveu alguma parte da história: Travestis, vizinhos, um jornalista, enfim, personagens da variada peripécia do Bella Vista.

Quarta-feira, 16 de maio
Os golfinhos vão para o Leste (Las Toninas van al Este)
De Gonzalo Delgado, Verónica Perrotta. Uruguai, 2016, dur. 83min. Classificação: Livre
Miguel Ángel García Mazziotti, decadente celebridade gay do Rio de la Plata, recebe a visita da sua filha Virgínia, com quem está afastado há anos. "El Gordo", como é conhecido em Punta del Este, recusa a visita de Virgínia, mas quando ele descobre que vai ser avô, não pode deixar de ser tocado e se soma à felicidade de sua filha. Então, eles compartilham um fim de semana em família, que para ser feliz, como em muitas famílias, deve ser uma mentira.

Quinta-feira, 17 de maio
Multitudes
De Emiliano Mazza De Luca, Mónica Talmás Sarli, Pablo Riera, Pablo Ramos Grad, Vasco Elola, Micaela Solé, Horacio Gómez e Ferruccio Musitelli. Uruguai, 2013, dur. 65 minutos. Sem classificação.
Multitudes observa as paixões que atraem milhares de indivíduos para se juntarem a um personagem coral. O olhar de oito diretores revela "rituais uruguaios" convocados pela fé, pela memória e pela paixão. As raízes culturais do país e o comportamento da sociedade de massa fazem parte de um único personagem: a multidão.

Sexta-feira, 18 de maio
Os Modernos (Los Modernos)
de Mauro Sarser e Marcela Matta. Uruguai, 2016, dur. 95 min. Classificação: 16 anos
Em preto e branco, os diretores Marcela Matta e Mauro Serser apresentam os conflitos de três casais. A trama permeia questões ligadas a paternidade, realização profissional e liberdade sexual. Tudo isso é analisado sob a perspectiva do mundo contemporâneo.
Após a exibição haverá debate mediado por Mauro Sarser. Mauro é diretor, editor, músico e ator, com uma intensa atividade no mundo da arte em geral.
2ª Mostra de Cinema Uruguaio em Floripa com exibição gratuita de filmes


Categorias: Maio 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar