FaceBook Instagram Twitter


18ª Mostra EmCenaCatarina



Quando: 23, 24 e 25 de junho
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

Os espetáculos "Das Águas", da Cia Carona de Teatro, de Blumenau e "Para Contar Estrelas", do Grupo Cirandela, de Criciúma foram os selecionados pelo Sesc para percorrer o Estado na 18ª Mostra EmCenaCatarina.

Neste ano, o projeto acontece em seis etapas que levam as mostras de artes cênicas a 24 cidades até novembro. Em cada município são três dias de consecutivos de programação, com apresentações seguidas por bate-papo, em que os artistas compartilham um pouco da sua pesquisa e dialogam sobre as temáticas abordadas em cena, com a mediação de um convidado em cada local.

A primeira etapa acontece em Florianópolis de 23 a 25 de junho no Teatro Sesc Prainha, com entrada gratuita. Após os espetáculos haverá um bate-papo com o público mediado por um convidado local. Ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes no local do evento.

Em 2018 o Sesc aprofundou o olhar sobre os diferentes públicos e produções artísticas do Estado, com uma novidade: a seleção de outros seis espetáculos para a abertura da mostra em cada uma das etapas. Desta forma, amplia a participação de artistas catarinenses no projeto e valoriza as diferentes potencialidades de cada localidade.

Por região, circulam os trabalhos: “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina (de Florianópolis); “Visagem”, da Cia ContaCausos (de Chapecó); “O Segredo de Giselle”, com a Palhaça Barrica (de Chapecó); "Clov´s O Internacionável", da Cia. Teatro Lá Nos Fundos (de Criciúma); “#Mergulho – Experiência teatral para crianças”, da Eranos Círculo de Artes (de Itajaí); e “Provisoriamente não cantaremos o amor...”, com a Traço Cia de Teatro (de Florianópolis).

Nestas cidades, a mostra abre com o teatro “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina. Neste solo, a artista confronta as lembranças das histórias de guerra contadas pela avó imigrante polonesa com suas diversas versões, fundindo os fatos e fábulas de sua família com questões íntimas e col etivas. Ela usa a linguagem do teatro de bonecos e recursos audiovisuais neste trabalho. O espetáculo tem a duração de 60 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir de 16 anos.

No segundo dia de programação sobe ao palco o espetáculo dramático “Das Águas”, da Cia Carona, resultado da pesquisa promovida pelo grupo, tomando como ponto de partida uma hipotética situação onde “a chuva não para”. Qualquer semelhança com a realidade local, de tantas enchentes ao longo da história de Blumenau e região, é pura interdependência, já que todos os integrantes têm histórias a respeito desses dias de lama. Mas, não se resume a uma história local, é água que corre mundo afora. O espaço cênico onde “Das Águas” se desenrola é uma arena total, dispondo o espectador muito próximo deste afogamento. O espetáculo tem a duração de 65 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir de 12 anos.

O encerramento da mostra é com a peça “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela. Na trama, os "Guardadores de Tempo", são dois seres atemporais e imaginários, que viajam pelo universo em busca de capturar todos os tipos de tempo. Em cada lugar que aportam, o procedimento padrão ditado pelo seu patrão, o relógio, é realizado e assim um novo tempo é capturado. O espetáculo tem classificação indicativa livre e a duração de 45 minutos.

Há 18 anos na estrada, a Mostra EmCenaCatarina é o maior projeto de circulação de espetáculos de artes cênicas Santa Catarina, que fomenta e valoriza a cultura local. A cada ano, são escolhidos para compor o circuito trabalhos de grupos e/ou artistas catarinenses, podendo ser espetáculos ou performances de teatro, circo ou dança. Nesta edição a curadoria foi formada por: Prof. Dr. Nini Beltrame (Udesc), Melize Carolina Rocha (Técnica de Cultura e Educação Complementar do Sesc Balneário Camboriú), Elizandra Prestes (Gerente do Sesc Ler Tijucas), Emanuele Weber Mattiello (Analista de Programação Social do Sesc-SC ). Foram recebidas 133 propostas, provenientes de 21 municípios catarinenses e selecionados oito trabalhos. Todas as propostas foram recebidas através da Plataforma IdCult.Sesc conforme regulamento público.

“Em Santa Catarina a Mostra foi fundamental para a formação de público e para o desenvolvimento de vários dos mais importantes grupos e artistas do estado, desenvolvendo e ampliando o mercado. Além de valorizar as produções artísticas de diferentes regiões, as ações também possibilitam que a população de 24 cidades tenha acesso a espetáculos, que se não fosse pelo Sesc, muito dificilmente chegariam a suas localidades”, declara Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc/SC.

Programação em Florianópolis:

Local: Teatro Sesc Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100 – Centro)
23/06, às 20h - “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina
24/06, às 20h - “Das Águas”, da Cia Carona
25/06, às 15h - “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela

Após os espetáculos haverá um bate-papo com o público mediado por um convidado local.
Ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes no local do evento.

A programação detalhada pode ser consultada em www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina
Confira a programação detalhada no site www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina

Sobre os espetáculos (sinopses, fichas técnicas, classificação indicativa):

“DAS ÁGUAS”, DA CIA CARONA DE TEATRO, DE BLUMENAU
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina-das-aguas
Vídeo teaser: https://www.youtube.com/watch?v=XS-qW1B94Qw

“PARA CONTAR ESTRELAS", DO GRUPO CIRANDELA
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina-pra-contar-estrelas
Vídeo teaser: https://youtu.be/r8l5ZgXdMyg

“POSES PARA (NÃO) ESQUECER”, DE HELOÍSA MARINA (FLORIANÓPOLIS)
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina-poses-para-nao-esquecer
Vídeo teaser: https://www.youtube.com/watch?v=nOdyx4fZr08
18ª Mostra EmCenaCatarina


Categorias: Junho 2018
Tags: Mostra
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar