FaceBook Instagram Twitter


Encenação da Paixão de Cristo na escadaria da Catedral Metropolitana



Quando: 19 Abril 2019, sexta-feira, às 17 horas
Onde: Catedral Metropolitana - Centro
Quanto: Gratuito


No dia da celebração da Paixão e Morte de Cristo, Sexta-feira Santa (19 de abril), a Catedral Metropolitana de Florianópolis estará aberta durante todo o período da manhã, até às 14 horas, para acolher os fiéis que desejarem fazer sua hora de oração com o Senhor.

Para aqueles que desejarem receber o perdão de seus pecados, durante todo o período da manhã, entre 08 e 12 horas, haverá Padres na Catedral disponíveis, para ouvir confissões individuais e conceder absolvição de pecados.

Para cada horário haverá uma Pastoral ou Movimento Católico encarregado de conduzir as reflexões e preces dos fiéis.

A Celebração da Paixão de Cristo começa na Catedral às 15h, e a partir das 17 horas, no Adro e escadaria da Catedral será apresentada a Encenação da Paixão de Cristo.

Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado pelo Movimento Jovem Água Viva, da Paróquia Militar Nossa Senhora do Loreto, da Base Aérea de Florianópolis.

Um elenco com mais de sessenta voluntários representá as últimas horas de Jesus, desde o momento em que ele se põe a rezar no Horto das Oliveiras, até o momento em que é levado ao sepulcro. Baseada nas Escrituras e em filmes, a peça traz, além do teatro, breve reflexões e músicas que fazem os espectadores se colocarem em oração.

Haverá no local pontos de coleta de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Pastoral dos Imigrantes, do 1 kg de alimento não perecível.

Após a apresentação, dar-se-á início à Solene Procissão, levando a veneranda imagem do Senhor Morto. Obedecendo á antiga tradição, todos os batizados são chamados a participar da Celebração Solene da Paixão e Morte do Senhor, que se desenvolve seguindo quatro momentos fortes e importantes:

1º - Paixão Proclamada – quando somos convidados a ouvir, ler e meditar sobre tudo que, na Bíblia Sagrada refere-se ao Sacrifício de Cristo.

2º - Paixão Invocada – quando é entoada solenemente a Oração Universal, pela qual a Igreja dirige preces e súplicas em favor da humanidade e de suas instituições religiosas e públicas.

3º - Paixão Venerada – quando a Igreja é convidada a olhar a Cruz e nela venerar a imagem do Cristo crucificado, prostrando-se em profunda e respeitosa reverência, para o humilde gesto do “Beija Cruz”.

4º Paixão Comungada – embora na Sexta-Feira Santa não aconteça a Celebração de Sacramentos, nesta solenidade todos os fiéis presentes são convidados para receber em comunhão o Corpo de Cristo.

Obs.: Pede-se aos que vierem participar da Procissão do Senhor Morto, trazerem de casa uma pequena cruz de madeira, representando seus sacrifícios pessoais praticados durante a quaresma.

Encenação da Paixão de Cristo na escadaria da Catedral Metropolitana


Categorias: 2019
Tags: Cristo, Pascoa
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Maio 2019 Inscrições para mais de 900 vagas em cursos gratuitos da Escola Livre de Artes (ELA)
até 27 Maio 2019 Inscrições para o Floripa Teatro 2019 - 24º Festival Isnard Azevedo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar