FaceBook Instagram Twitter


34º Conespa - Concerto Espiritual de Páscoa na Catedral de Florianópolis



Quando: 23, 24 e 25 de abril, às 19h30min
Onde: Catedral Metropolitana - Centro
Quanto: Gratuito


Nos dias 23, 24 e 25 de abril o Coral Santa Cecília promove o Concerto Espiritual de Páscoa (Conespa) na Catedral Metropolitana de Florianópolis. O evento é realizado desde 1986 e neste ano acontece a sua 34ª edição.

A entrada é gratuita e as apresentações começam sempre às 19h30.

Em três noites, o evento contará com a presença de 17 corais da Grande Florianópolis, que estarão apresentando obras com temas sacros.

Na primeira noite, 23 de abril, serão 6 corais apresentando separadamente com 5 canções cada um. Entre eles, o Deutsche Sänger Chor se apresentará com 5 músicas dos compositores Bach, Mozart e Schubert, cantadas em alemão.

O Polyphonia Khoros, sob a regência dos maestros Per Ekedahl e Mércia Mafra Ferreira, será o primeiro grupo se apresentar na quinta-feira, 25 de abril, com seis peças sacras.

Confira os corais participantes e a sequência das apresentações:

Dia 23 de abril
Coral Santa Cecília
Deutsche Sänger Chor
Coral Univozes
Coral Encantos
Coral Nossa Senhora de Fátima
Grande Coro Vozes de Santa Catarina

Dia 24 de abril
Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses
Associação Coral Hospital Florianópolis
Associação Coral BESC
Cantus Firmus
Associação Coral Santíssima Trindade

Dia 25 de abril
Polyphonia Khoros
Coral São Francisco de Assis / Coral da FMP
Associação Coral Ítalo-Brasileira de Florianópolis
Coral Cantos da Ilha
Associação Coral de Florianópolis
Associação Coral Cidade de São José

Coral Santa Cecília

O Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Florianópolis foi fundado oficialmente, com sua primeira Diretoria, em 1950, embora a Catedral tenha tido há muito mais tempo o seu Coral, cuja história deve ainda ser pesquisada. Estabelecida como paróqui a desde 1713, a Matriz de nossa Senhora do Desterro deve ter tido a sua música coral desde os tempos coloniais, no século XVIII, no período imperial, no século XIX, e até nossos dias.

A partir de 1953, contou com a regência do Pe. Agostinho Staehelin, que conduziu o Coral numa fase brilhante, ao longo de quase duas décadas. Nesse período, até 1960, o Coral Santa Cecília era praticamente o Coral da cidade, tendo cantado, além das Missas Solenes, por exemplo, de Stehle, de Braun, e de Griesbacher, também outras peças grandiosas como a “Marcha de Festa” do Tannhäuser de Wagner, e o “Hino da Criação” de Haydn.

Desde 1973, assumiu a regência Pe. Ney Brasil Pereira, levando adiante o ideal dos fundadores. A finalidade própria do Coral Santa Cecília da Catedral é, como não podia deixar de ser, litúrgica, cabendo-lhe solenizar as celebrações litúrgicas na própria Catedral. Fiel a esse objetivo, o Coral tem sempre solenizado a Missa nos domingos à noite, bem como em todas as solenidades religiosas do ano.

Além disso, nos Concertos “de aniversário” do Coral, têm sido apresentadas, com orquestra, várias peças importantes do repertório coral, como sejam: Missas de Mozart, de Haydn, do Pe. José Mauricio Nunes Garcia, de José Emérico Lobo de Mesquita, um te Deum de Mozart, a “Ode a Santa Cecília” de Haendel, coros de óperas de Verdi e de Carlos Gomes entre outros.

Anualmente o Coral Santa Cecília tem promovido, desde 1986, com crescente sucesso, em abril, o Concerto Espiritual de Páscoa – CONESPA, envolvendo outros corais da Grande Florianópolis.

Depois de ter gravado várias fitas K-7, o Coral gravou em 1998, o seu primeiro CD, “Natal na Catedral”, e lançou o segundo, com título “Senhor dos Passos na Catedral”, em maio de 2000, no Hall da Assembleia Legislativa. Completando a trilogia, lançou em 2002, o CD “Páscoa na Catedral”. Em 2004 lançou o CD de “Cantos folclóricos e populares”. Em 2005 gravou o CD A Eucaristia na Catedral. Seu último CD foi lançado em 2007 com o título: Centenário da Catedral, do qual consta o “Hino do Centenário”, de autoria do Pe. Ney Brasil Pereira.

Em 2018, o Coral Santa Cecília marcou presença em várias comunidades de Florianópolis e do Estado, e promoveu em dezembro o Concerto Espiritual de Natal com a participação de vários corais convidados. A Regência do Coral está atualmente com Pedro Cabral Filho.

Regente: Pedro Cabral Filho

Nascido em Florianópolis, Pedro Cabral Filho possui graduação em Educação Artística – Licenciatura plena em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), especialização em Pós-graduação em Arte-educação – Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo USP (2004). Foi Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis e Professor Doutor da Prefeitura Municipal de Florianópolis onde possui larga experiência na área de Educação.

Foi regente assistente de Mércia Mafra Ferreira no Coral do Instituto Estadual de Educação e do Pe. Ney Brasil Pereira no Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Florianópolis. Foi regente titular do Coral do Hemosc e do Coral Infantil do Instituto Estadual de Educação.
34º Conespa - Concerto Espiritual de Páscoa na Catedral de Florianópolis


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Maio 2019 Inscrições para mais de 900 vagas em cursos gratuitos da Escola Livre de Artes (ELA)
até 27 Maio 2019 Inscrições para o Floripa Teatro 2019 - 24º Festival Isnard Azevedo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar