FaceBook Instagram Twitter


Dia Nacional do Choro com Toninho Carrasqueira



Quando: 20 e 21 de abril
Onde: Freguesia do Ribeirão da Ilha e Fundação Cultural Simpozio
Endereço: Rua Huberto Rohden, 274 - Campeche
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/850244751988013

A Escola Portátil de Música (EPM) Florianópolis está dando início às atividades do ano de 2019 e com muito alegria convida você participar as atividades gratuitas nos dias 20 e 21 de abril em comemorações do Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, no aniversário do mestre Pixinguinha.

Para celebrar o Dia Nacional do Choro em grande estilo, está trazendo à ilha o célebre flautista Toninho Carrasqueira, que fará apresentação no domingo, dia 21 de abril, na companhia de Geraldo Vargas e Grupo, com abertura da Orquestra de Choro Campeche.

A apresentação será na Freguesia do Ribeirão da Ilha, em lugar aberto, com vista para o mar. Momento especial em uma paisagem belíssima.

Venha comemorar o choro na companhia de grandes intérpretes em uma das paisagens mais lindas do Sul da Ilha! Venha prestigiar Toninho Carrasqueira no Dia Nacional do Choro!

Como parte das comemorações, Toninho Carrasqueira ainda vai ministrar duas oficinas gratuitas no sábado, dia 20/04, na Fundação Cultural Simpozio, no Campeche. Para participar basta chegar alguns minutos antes, as inscrições serão realizadas na hora, no local.

Não perca a oportunidade de estudar e tocar Choro com um dos maiores intérpretes do gênero na atualidade!

Programação

Dia 20 de abril - sábado:
Das 14h30 às 18h00 - Oficinas Gratuitas com Toninho Carrasqueira:
- 14:00 às 16:00 - Instrumentos de Sopro
- 16:30 às 18:00 - Prática de Repertório de Choro (todos instrumentos)
LOCAL: Fundação Cultural Simpozio - Rua Huberto Rohden, 274 - Campeche

Dia 21 de abril - domingo:
Às 15h - Apresentação musical com
- Toninho Carrasqueira
- Geraldo Vargas e grupo
- Abertura com Orquestra de Choro Campeche
LOCAL: Na Freguesia do Ribeirão da Ilha - Rod. Baldicero Filomeno, 7487 - Ribeirão da Ilha

Toninho Carrasqueira

Flautista com vários CDs premiados e uma história de centenas de apresentações por mais de 40 países, é um desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos erudito e popular, tradicional e contemporâneo.

Elogiado pela crítica internacional tocando a música de Bach, Mozart, Poulenc, Villa-Lobos, Guarnieri… tem gravações dedicadas a Pixinguinha, Callado, Pattápio Silva, Maurício Carrilho, Guinga e outros mestres da música popular brasileira que são consideradas primorosas.

Como membro do Quinteto Villa-Lobos, gravou quatorze CDs, dois DVDs, realizou centenas de apresentações didáticas para crianças da rede pública de ensino e recebeu indicações ao Grammy e os prêmios Rival e Carlos Gomes discernidos ao melhor grupo camerístico brasileiro.

Com formações como a Orquestra de Câmara de Heidelberg e em duo com a pianista Maria José Carrasqueira tem uma extensa carreira internacional.

Geraldo Vargas

Bandolinista de Florianópolis/SC e sempre teve o choro como referência nos seus mais de 35 anos de carreira musical. Produziu dois CDs de choros autorais, CD SARAU NO RIBEIRÃO (2002), lançado pela gravadora Acari Records (RJ), contando com a produção e participação do violonista Maurício Carrilho; e CD VILA DO DESTERRO(2009), com a participação do clarinetista Nailor Proveta.

Atualmente, além das apresentações, Geraldo dedica-se à elaboração de arranjos e regência da Orquestra de Choro Campeche.

Como produtor e músico em Florianópolis, já realizou diversas apresentações trazendo convidados que são referência no panorama nacional do Choro como Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Luizinho 7 Cordas, Nailor Proveta, Alessandro Penezzi, Amélia Rabello entre outros.

Escola Portátil de Música (EPM)

Uma iniciativa do Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro. Mantido vivo e em plena atividade há mais de 150 anos, o choro tem sido a principal escola dos músicos do Brasil.

Seguindo a metodologia da EPM, o Núcleo Florianópolis sediado no Simpozio Cultural (Campeche), sob a direção do bandolinista Geraldo Vargas, oferece cursos de bandolim, cavaquinho, violão, flauta, pandeiro e prática de choro semanalmente.

Além dos cursos locais, periodicamente professores da EPM do Rio de Janeiro vem à Florianópolis para ministrar oficinas e práticas de repertório.

Dia Nacional do Choro com Toninho Carrasqueira


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Maio 2019 Inscrições para mais de 900 vagas em cursos gratuitos da Escola Livre de Artes (ELA)
até 27 Maio 2019 Inscrições para o Floripa Teatro 2019 - 24º Festival Isnard Azevedo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar