FaceBook Instagram Twitter


Exposição Laelia purpurata, A Rainha das Orquídeas do Brasil



Quando: até 19 de maio
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

A flor símbolo do estado de Santa Catarina é a homenageada na exposição "Laelia purpurata, A Rainha das Orquídeas do Brasil", que estará aberta à visitação no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), de 23 de abril a 19 de maio de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

A abertura ocorrerá no dia 23 de abril, às 20 horas, com o lançamento do livro "Orquídeas Nativas de Florianópolis", que traz um levantamento inédito sobre as espécies, feito pelo geógrafo Marcelo Vieira Nascimento.

Os primeiros estudos sobre o assunto foram realizados entre 40 e 60 anos atrás. De lá até hoje mais nenhum estudo sistêmico foi realizado. E até a década de 1960, havia a descrição de 148 espécies locais. O projeto nasceu da necessidade de um estudo mais aprofundado e que siga, inclusive, as normas internacionais. Passou quase dois anos pesquisando as orquídeas presentes no meio ambiente de Florianópolis. A pesquisa atualiza o catálogo das espécies destas que flores desejadas e fascinantes: são mais de 250 orquídeas nativas de Florianópolis. Todo trabalho teórico desenvolvido já gerou o site www.orquidasnativas.com.br

A Laelia purpurata, que tem um capítulo somente dedicado a sua história, ganhou 32 ilustrações diferentes para mostrar as variações de cor da planta, incluindo a capa do livro, feita pela ilustradora Ana D’Almeida.

A exposição conta com ilustrações botânicas selecionadas pelo curador, Marcelo Vieira Nascimento. Entre os ilustradores que cederam seus trabalhos para a mostra estão Adriana Apocalypse Rodrigues, Alexandre Viana, Ana Paula Nicolodi D'Almeida, Eduardo Brasil de Andrade, Julia Nunes Sardinha, Júlia Staedele Nascimento, Leandro Lopes de Souza, Maria Inés Castiñeira e Simona Ivone.

A mostra tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Marcelo Vieira Nascimento
Geógrafo e Botânico, Funcionário Público da Prefeitura Municipal de Florianópolis há 29 anos. Foi Presidente da Federação Catarinense de Orquidofilia - FCO entre os anos de 2012 e Abril de 2016. Foi responsável pela criação do Atlas das Orquídeas de Santa Catarina e da Coleção Biológica Científica Amelia Cerimbelli Brinngler - Hoje sob a coordenação da Diretoria da FCO. Possui mais de 30 trabalhos científicos sobre a Familia Orchidaceae - destacando-se as nativas do Brasil e em particular a de Santa Catarina e de Florianópolis - Sua Terra Natal.

Exposição Laelia purpurata, A Rainha das Orquídeas do Brasil
Abertura com o lançamento do livro: 23/04/2019, às 20h
Visitação: até 19/05/2019, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Entrada gratuita.


Foto e Cultivo: José Carlos Budny
Exposição Laelia purpurata, A Rainha das Orquídeas do Brasil


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Maio 2019 Inscrições para mais de 900 vagas em cursos gratuitos da Escola Livre de Artes (ELA)
até 27 Maio 2019 Inscrições para o Floripa Teatro 2019 - 24º Festival Isnard Azevedo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar