FaceBook Instagram Twitter


18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem programação gratuita com mais de 50 filmes, shows e oficinas



Quando: de 29 de junho a 6 de julho
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito

Considerada a principal janela do audiovisual voltado à infância no Brasil, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chegou à maioridade: 18 anos! Esta edição celebra a marca histórica de 18 anos sem interrupções, sempre com toda a programação gratuita!

Edição histórica acontecerá de 29 de junho a 6 de julho de 2019 com uma intensa programação com mais de 50 filmes nacionais e internacionais, shows, oficinas e muito mais, tudo gratuito!

A celebração não se resume ao aniversário do projeto, mas à diversidade de origem e temas dos filmes selecionados e que promovem o encontro de todas as infâncias. A programação completa do evento está no site www.mostradecinemainfantil.com.br

A maratona abre no dia 29, sábado, às 14h, no teatro Governador Pedro Ivo, com a Sessão de Longa Internacional do filme Tesouros, premiada produção mexicana dirigida por María Navarro, que terá a sua estreia nacional e que pela primeira vez na história do festival contará com dublagem ao vivo feita por crianças.

Na sequência haverá as sessões de curtas nacionais e que fazem parte da Mostra Competitiva, concluindo com a pré-estreia do longa-metragem de animação Dilili em Paris (França, 2018), dirigido por Michel Ocelot.

Da China vem também outro longa estreante: a animação Aventuras de Brinquedos, de Gary Wang (2017), com exibição às 16h30. Esta será o destaque da programação de domingo (30), que começará as 11h, com uma novidade na história da Mostra: a Sessão Inspira Fundo – dedicada aos bebês – no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). É a primeira vez que acontece uma sessão deste gênero na mostra, e que contará com uma conversa com a realizadora dos vídeos, Clarice Cardell. A partir das 14h, as atenções se voltam para o Teatro Pedro Ivo com as sessões competitivas de curtas Internacionais (14h) e nacionais (15h).

O público também poderá se divertir com shows musicais do projeto “Lagusta Laguê” (sábado, às 17h) e do grupo infantil É da Nossa Cor coma banda Cores de Aidê (domingo, às 18h30).

Fecha a programação do primeiro final de semana a sessão Cinema ao Vivo (19h), projeto do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS) e que consiste na exibição de clássicos do cinema mudo com trilha sonora executada ao vivo. Para a Mostra, o MIS exibirá a comédia “O Circo”, de Charlie Chaplin (EUA, 1928), acompanhada pela tradicional Banda da Lapa, de Florianópolis.

O primeiro final de semana concentrará a programação de filmes para o público em geral, já que durante a semana (de 1º a 5 de julho) as sessões são dedicadas às crianças de escolas das redes públicas da região – todas mediante agendamento.

A sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) será palco de algumas das atrações da Mostra: sessões para bebês, crianças maiores de 8 anos e de escolas das redes públicas da região, além do Fórum Cinema e Educação.

E todos voltarão a se encontrar no Teatro Pedro Ivo no sábado (6) para o encerramento do festival, às 16h, mas não com filme e sim com o musical infantil “Festa”, da premiada banda Mirim, de São Paulo. Também com entrada gratuita. Após a festa no palco, o público poderá prestigiar a sessão Cinesolar, com exibição dos melhores filmes da Mostra ao ar livre por meio de uma estação móvel que se utiliza da captação da energia solar.

Mostra 18 anos!

A Mostra chegou à maioridade, é verdade, mas não perde a ternura. A edição deste ano celebra os seus 18 anos e com um feito histórico: está aí desde 2001 sem nunca deixar de acontecer em nenhum ano. Soma-se a isso a formação de uma consolidada plateia que literalmente cresceu acompanhando a mostra, bem como projetar os trabalhos de uma legião de cineastas, produtores e artistas.

Para além dos filmes, shows oficinas para as crianças, bate-papo com realizadores e até lançamento de livros, outro ponto forte da programação são as oficinas, como a Fórum de Cinema e Educação que promove a sessão Primeiras Experiências – sobre a produção audiovisual nas escolas, além das oficinas de animação stop motion e “Brincando de Youtuber – uma introdução ao cinema documentário”.

“A mostra atuou e atua para o desenvolvimento do audiovisual voltado para crianças aqui da cidade e do país. “Há um cuidado todo especial em relação ao conteúdo destinado ao público infantil em todas as produções nacionais. A Mostra com certeza contribuiu para isso, pois tem atuado também na formação de vários profissionais, sejam locais e de outros estados. E, claro, também formou o seu público, que teve contato ao longo destes 18 anos coma uma produção diversificada de temas de altíssima qualidade”, comemora Luiza Lins.

O Brasil se vê na Mostra

Se entre os longas-metragens o predomínio é de produções estrangeiras, é entre os curtas que o Brasil e as infâncias se projetam. São 39 filmes selecionados para a Mostra Competitiva, representando 15 estados – São Paulo responde pela metade, com 14 produções, seguido por Santa Catarina com sete. Há ainda outros 10 curtas estrangeiros (Alemanha, Chile, Dinamarca e Argentina) que, junto com os nacionais, disputarão uma das quatro premiações: do Júri Oficial para Melhor Animação e Melhor Ficção; prêmio Videocamp para o melhor filme escolhido pelo Júri Infantil; prêmio do público e prêmio internacional l. Para além da competição, há também produções convidadas.

A idealizadora da Mostra e cineasta Luiza Lins destaca a diversidade de linguagens e gêneros, com o predomínio das animações, além e obras de ficção e documentários. CONFUSO “Por isso, sempre trabalhamos para que todas as infâncias sejam representadas”, explica a diretora. Para a curadora Karine Jouli, a diversidade na origem dos filmes inscritos e dos temas abordados são outros pontos fortes. Isso é o reflexo das diferentes formas de “ser criança no Brasil” e na promoção de diálogos necessários com a infância nos dias atuais. “Como a história do país trazida através das suas personalidades, a exemplo da série nacional Mytikah, com Chiquinha Gonzaga, Clara Camarão, Machado de Assis, Milton Santos, além da questão do empoderamento negro e da relação entre a infância e a natureza, entre outros.”

O que te espera na Mostra:

• Programação gratuita para crianças, adultos e família
• Exibição de mais de 50 curtas nacionais e internacionais
• Pré-estreia no Brasil do longa “Tesouros” (México, 2017, dir. María Navarro) com dublagem ao vivo por crianças
• Pré-estreia no Brasil da animação “Dilili em Paris” (França, 2018, dir. Michel Ocelot)
• Pré-estreia do longa de animação “Aventura de Brinquedos” (China, 2017, dir. Gary Wang)
• Sessão Cinema Ao Vivo com o clássico “O Circo” (EUA, 1928), de Charlie Chaplin, e com trilha sonora da Banda da Lapa!
• Palquinho da Mostra, com os grupos Lagusta Laguê e É da Nossa Cor acompanhado pela banda Cores de Aidê
• Sala de Leitura da Biblioteca Baca dos Livros
• Lançamento do livro infantil “O Mundo de Oyá”, de Giselle Marques
• Sessão Inspira Fundo para bebês!
• Sessões Escola durante a semana
• Sessão Primeiras Experiências no Fórum de Cinema e Educação
• Oficina Brincando de Youtuber – uma introdução ao cinema documentário, com Ally Collaço
• Oficina de animação em stop motion, com Lapis Lab
• Cinesolar com projeção ao ar livre dos melhores filmes escolhidos na Mostra
• Espetáculo musical “Festa” com a Banda Mirim, de São Paulo, para o grande encerramento
E tem muito mais! Acesse a programação completa em www.mostradecinemainfantil.com.br

PROGRAMAÇÃO GERAL

SÁBADO, 29 DE JUNHO | TEATRO PEDRO IVO

14h - ABERTURA COM LONGA INTERNACIONAL + 6 anos | Duração 95 min
Dublagem ao vivo com crianças.
Tesouros (Tesoros, de María Novaro, México, aventura, 2017, 95 min)
Em uma viagem para a casa de praia da família, os irmãos Dylan e Andrea e seu amigo Lucas decidem embarcar em uma jornada aventureira em busca de um antigo tesouro escondido.

16h - SESSÃO DE CURTAS NACIONAIS + 4 anos | Duração 34 min
Com bate-papo após a sessão.
Poemas animados: quem botou o ovo na bota? (de Vinicius Testa e Vitor Testa, MG, animação, 2018, 2 min)
Mundo Ripilica – Ep. 18 Quando falta alguma coisa (de Humberto Avelar, SP, animação, 2018, 7 min)
Rock Paulerinha: o galinheiro está demais (de Marcio Nigro, Heinar Maracy e Marcelo Castro, SP, animação, 2018, 3 min)
Histórias de criança: o astronauta, os dinossauros e o marciano de Marte (de Héder Dias Godinho, MG, animação, 2018, 2 min)
Tobias tatu (de Júnia Consani, SP, animação, 2017, 1 min)
O show da Luna – T. 05 Ep. 03 Cadê os caranguejos? (de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, SP, animação, 2019, 11 min)
Gildo: boas maneiras (de Thomate, SP, animação, 2019, 2 min)
Cassius e Yuli – Ep. 2 Quintalzinho (de Eduardo Galvani e Marcos Raphael Campos, SC, animação, 2016, 3 min)
Carlitos esfomeado (de Alice Bretas, Clara Moreiras, Clara Bolsoni, Elis Cortez, João Manoel Victoria, Lívia Queiroz, Martina Martignoni e Mateus Antunes, SC, animação, 2018, 3 min)

17h - PALQUINHO DA MOSTRA
Lagusta Laguê
Com Chica & Adê

17h30 - SESSÃO DE CURTAS NACIONAIS + 6 anos | Duração 65 min
Com bate-papo após a sessão. LSE | LIBRAS | AD
O véu de Amani (de Renata Diniz, DF, ficção, 2018, 15 min)
Mytikah: o livro dos heróis – Ep. 09 Clara Camarão (de Hygor Amorim e Jonas Brandão, SP, animação, 2019, 7 min)
Dono de casa (de Anderson Lima, MG, ficção, 2018, 8 min)
Guacalove (de Otávio Esser Vieira, SC, animação, 2018, 3 min)
Lily’s hair (de Raphael Augusto da Silva, GO, ficção, 2019, 15 min)
Lé com cré (de Cassandra Reis, SP, animação, 2018, 5 min)
O resgate (de Arthur Roedel, SC, ficção, 2018, 12 min)

19h - SESSÃO DE LONGA INTERNACIONAL + 8 anos | Duração 95 min
Legendado
Dilili em Paris (Dilili à Paris, de Michel Ocelot, França, animação, 2018, 95 min)
Com a ajuda do seu amigo entregador, uma jovem Kanak chamada Dilili, investiga uma série de sequestros de jovens garotas que está assolando a Paris da Belle Epoque. Em sua busca, encontram personagens que os ajudam com pistas para a solução desse mistério.

DOMINGO, 30 DE JUNHO | CINEMA DO CIC

11h - SESSÃO INSPIRA FUNDO bebês | Duração 37 min
Projeção especial para bebês.
Na barriga (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Eu e você (de Claride Cardell, DF, 2018, 4 min)
Corpo (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Acabou (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Sim! Não! (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Tudo branco (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Da Terra (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Medo (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Nascer (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Crescer dói! (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Cadê? (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)
Redondo quadrado (de Claride Cardell, DF, 2018, 3 min)

DOMINGO, 30 DE JUNHO | TEATRO PEDRO IVO

14h - SESSÃO INTERNACIONAL + 6 anos | Duração 50 min
Dublagem ao vivo com crianças.
Sheep (de Julia Ocker, Alemanha, animação, 2018, 4 min)
Mundo de amigos – Ep. Malak y Sofia (de Esteban Gómez, Chile, documentário, 2019, 8 min)
Wings (de Christoffer Andersen, Dinamarca, animação, 2017, 4 min)
Drops (de Karsten Kjærulf-Hoop & Sarah Joy Jungen, Dinamarca, animação, 2017, 7 min)
Anglerfish (de Julia Ocker, Alemanha, animação, 2018, 4 min)
El niño y la noche (Claudia Ruiz, Argentina, animação, 2017, 12 min)
Dachshund (de Julia Ocker, Alemanha, animação, 2018, 4 min)
Pichintún (Karen Garib, Chile, animação, 2018, 7 min)

15h15 - SESSÃO DE CURTAS NACIONAIS + 8 anos | Duração 72 min
Com bate-papo após a sessão.
Lembramos de cor (de Ester Harumi Kawai, SP animação, 2019, 2 min)
Dela (de Bernard Attal, BA, 2018, ficção, 8 min)
Charlie, o entrevistador de coisas – Ep. 4 Que frio (de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, SP, animação, 2019, 11 min)
Uma história das cores (de Victor Hugo Fiuza, RJ, ficção, 2018, 14 min)
Mytikah: o livro dos heróis – Ep. 10 Milton Santos (de Hygor Amorim e Jonas Brandão, SP, animação, 2019, 7 min)
Vivi Lobo e o quarto mágico (de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo, PR, animação, 2019, 13 min)
Crianças de maré (de Natália Corrêa, Ellan Barreto, Yane Mendes e Cidicley Ferreira, PE, documentário, 2018, 2 min)
Fábulas tortas – Ep. 1 As luas de Luiza (de Dilea Frate, SP, animação, 2018, 7 min) - convidado

16h45 - SESSÃO FICI | LONGA INTERNACIONAL + 8 anos | Duração 98 min
Dublado.
Aventuras dos brinquedos (Toys and pets adventure, de Gary Wang, China, animação, 2017, 98 min)
Nathan é um boneco de chá. Os bonecos de chá são pequenos brinquedos dos bebedores de chá. Feitos em porcelana, eles mudam de cor em contato com a água quente. Mas Nathan nunca muda de cor e quer descobrir por que é diferente. O encontro com um pequeno robô pode ser a oportunidade que ele esperava, além de uma grande aventura.

18h30 - PALQUINHO DA MOSTRA
Guardiões da Cultura
Percussão, canto e dança com o grupo infantil É da nossa cor acompanhado da Banda Corês de Aidê

18h30 - LANÇAMENTO DE LIVRO
O mundo de Oyá, de Giselle Marques

19h15 - CINEMA AO VIVO + 8 anos | Duração 72 min
Projeção com acompanhamento musical da Banda da Lapa.
O circo (The circus, de Charles Chaplin, EUA, comédia, 1928, 72 min)
Em meio a uma fuga da multidão, Carlitos entra sem querer no picadeiro de um circo local. Sem que ele perceba, suas trapalhadas fazem enorme sucesso junto ao público.

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, 01 A 05 DE JULHO
SESSÕES ESCOLA

SÁBADO, 06 DE JULHO | CIC

10h - FÓRUM CINEMA E EDUCAÇÃO | SESSÃO PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS + 8 anos | Duração 44 min
Bate-papo com os idealizadores dos projetos.
Como fazer açaí (de Rita de Cácia Oenning da Silva, AM, documentário, 2018, 6 min)
Rancho de amor à Ilha (de Ally Collaço, SC, animação, 2018, 3 min) - convidado
Negra clara (de Anderson Lima, BA, ficção, 2018, 5 min)
Fora de controle (de Maia Silva, SC, ficção, 2019, 9 min)
Giralua (de Cássia Wagner, Franciele Sauthier, Vinicius Martins e Everton Mayer, ficção, RS, 2017, 6 min) - convidado
A hora da fruta (de Maia Silva, SC, ficção, 2019, 9 min) - convidado
Ninguém é igual à ninguém (de Jeane Candido, RS, musical, 2014, 6 min) - convidado

SÁBADO, 06 DE JULHO | TEATRO PEDRO IVO

16h - ENCERRAMENTO DA MOSTRA COM MUSICAL INFANTIL
Festa!
Com o grupo Banda Mirim
AD | LIBRAS

17h30 - CINE SOLAR
Projeção ao ar livre com os melhores curtas-metragens da Mostra.
Nova parceria da Mostra de Cinema Infantil, o Cinesolar é um cinema móvel que utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema, sustentabilidade e cultura de paz.

OFICINAS

DOMINGO, 30 DE JUNHO
OFICINA Brincando de youtuber – Uma introdução ao cinema documentário
O objetivo é promover uma iniciação ao universo do cinema através da exibição dos primeiros filmes, apresentar noções básicas de funções numa equipe de cinema e edição e a produção de um curta documental coletivo.
Ministrante: Ally Collaço (bacharel em cinema, mestre em educação, professora e oficineira de cinema)
Público-alvo: crianças a partir de 8 anos
Horário: 9h
Duração: 03 horas
Vagas: 10
Local: Ally Collaço - Escola de Cinema e Outras Artes (Rua Maestro Aldo Krieger, nº 54 Loja 04 - Ed. Villa Brunello Córrego Grande, Florianópolis/SC)
Inscrições: através do telefone (48) 98474-0343 ou e-mail ally.collaco@gmail.com

QUINTA-FEIRA, 04 DE JULHO | CEART/UDESC
OFICINA Práticas Criativas da Banda Mirim
A proposta da oficina é o compartilhamento de modos de criação teatral e musical desenvolvidos ao longo dos 15 anos de trajetória da Banda Mirim.
Ministrantes: integrantes da Banda Mirim
Público-alvo: arte-educadores, estudantes de artes cênicas e música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil
Horário: 15h
Duração: 03 horas
Vagas: 30
Local: Espaço I do CEART/Udesc (Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC)
Inscrições: através do formulário https://bit.ly/2YWGGGI
Mais informações através do fone (48) 99138-2322

QUINTA-FEIRA, 04 DE JULHO | CEART/UDESC
ENCONTRO ARTÍSTICO Desafios do teatro e da música para crianças e jovens
O encontro tem como objetivo promover o intercâmbio, a reflexão e o pensamento crítico acerca da criação teatral para a infância e juventude no país.
Ministrantes: integrantes da Banda Mirim
Público-alvo: grupos de teatro, músicos, estudantes das artes cênicas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens
Horário: 19h
Duração: 03 horas
Vagas: 30
Local: Espaço I do CEART/Udesc (Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC)
Inscrições: através do formulário https://bit.ly/2KfD4eL
Mais informações através do fone (48) 99138-2322

SEXTA-FEIRA, 05 DE JULHO
OFICINA Animação e stop motion
A proposta contempla a criação de personagens, princípios da animação e a realização de um filme curta-metragem coletivo com a técnica stop motion.
Ministrante: Waleska Ruschel (bacharel em artes visuais, iIlustradora, animadora e professora de animação)
Público-alvo: crianças e jovens de 07 a 14 anos
Horários: 9h30 e 14h30
Duração: 02 horas
Vagas: 08 para cada horário
Local: LapisLab (Servidão Abilio Silva, nº 270 - sala 02, Trindade, Florianópolis/SC)
Inscrições: através do telefone (48) 9 9916-4868
18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem programação gratuita com mais de 50 filmes, shows e oficinas


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Julho 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 21 Julho 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 21 Julho 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar