FaceBook Instagram Twitter


Exposição "Açores: a Literatura Desenhada" do artista açoriano Tomaz Borba Vieira



Quando: até 9 de setembro de 2019
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

O Espaço das Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe no dia 29 de agosto de 2019, quinta-feira, às 18h, a abertura da exposição Açores: a Literatura Desenhada, que reúne 42 desenhos, estudos, esboços, ilustrações de livros e gravuras assinadas pelo veterano pintor, escritor e professor açoriano Tomaz Borba Vieira.

A mostra segue aberta à visitação gratuita até 09 de setembro, diariamente, das 10h às 21h. A realização é uma promoção conjunta da Fundação Catarinense de Cutura (FCC) e do Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM).

A exposição, ainda inédita no Brasil, apresenta obras que revelam cenas cotidianas da Ilha de São Miguel, onde o artista nasceu e hoje mantém um centro cultural, imagens de barcos e navios da diáspora açoriana e pequenos retratos de escritores de língua portuguesa como Camões, Bocage, Fernando Pessoa e Mia Couto. A curadoria é do catarinense Edson Busch Machado, que viajou até o ateliê do artista nos Açores para selecionar as obras e fazer o convite.

"Selecionei as obras mais intimistas do artista, desenhos que dialogassem com a literatura, que mostrassem a genética da criação entre imagens e palavras", afirma o curador, "e tivessem a sintonia com o local da exposição a Biblioteca do Instituto", conclui. A exposição é resultado do protocolo de cooperação assinado no mês de abril entre Edson, que é o diretor do IIJM, e o presidente da Câmara Municipal da cidade de Ponta Delgada na Ilha de São Miguel, José Manoel Bolieiro.

Sobre o artista

Tomaz Borba Vieira aos 81 anos expõe pela primeira vez no Brasil. Nasceu em 1938 em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, e estudou pintura, arte mural e pedagogia das artes em Portugal, Itália e Estados Unidos. É pintor, escritor, professor, ilustrador e curador do Centro Cultural nos Açores. Participa de exposições em diversas partes do mundo, produz murais para espaços públicos, tem livros publicados e recebeu inúmeros prêmios. A exposição em território brasileiro iniciou em Joinville, no IIJM, e agora chega a Florianópolis, cidade-irmã de Ponta Delgada, a terra natal do artista.
Exposição "Açores: a Literatura Desenhada" do artista açoriano Tomaz Borba Vieira


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Setembro 2019 Inscrições para 2.145 vagas em 43 cursos gratuitos de qualificação profissional
até 23 Setembro 2019 Inscrições para 1.111 vagas em 26 cursos gratuitos de Ensino Médio Técnico Integrado
até 23 Setembro 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 23 Setembro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 23 Setembro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 23 Outubro 2019 Udesc promove oficina gratuita de Hatha Yoga


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar