FaceBook Instagram Twitter


Undokai - tradicional gincana esportiva nipo-brasileira no Parque da Luz



Quando: 15 Setembro 2019, domingo, das 10h às 17h
Onde: Parque da Luz
Endereço: Alto da Rua Felipe Schimidt - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2419094525013865

O Undokai, uma tradicional gincana esportiva nipo-brasileira para toda família ocorre no domingo, dia 15 de setembro, no Parque da Luz, em Florianópolis.

Com entrada franca, o evento acontecerá das 10h às 17h com atividades físicas e recreativas, na forma de brincadeiras, para crianças, jovens e adultos de todas as idades.

No Undokai, famílias de descendentes e de interessados na cultura japonesa se reúnem para um dia de gincanas ao ar livre, promovendo a integração entre os participantes, o espírito esportivo, a atividade física e o lazer.

Com origem no Japão, o evento proporciona a integração entre os participantes através de brincadeiras individuais e coletivas, premiações, alimentação em família e confraternização.

Preparem-se para um dia de muitas atividades, levem esteira, obento (marmitas/lanches) pra fazer o picnic. O evento também oferecerá food truck com gyudon e kare raisu e terá o apoio da Casa China nas premiações!

Undokai é organizado pelo Nipocultura com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

História do Undokai

Dizem que a primeira gincana esportiva do Japão em estilo ocidental foi realizada em 6 de junho de 1885, por um professor do curso preparatório da Universidade de Tóquio, no interior da unidade em Hongo.

Antes do Período Meiji, para os filhos da classe dos samurais (guerreiros) era obrigatório o domínio de budô (artes marciais como kendô, sumô,etc), mas para a população em geral esses esportes não eram difundidos. Por causa disso, com o sistema educacional estabelecido no ano 5 da Era Meiji (1872) introduzindo os métodos educacionais do ocidente, foi iniciada a educação da sensibilidade, e a ginástica como disciplina escolar para formação física. Foram convidados professores de educação física do ocidente que introduziram modalidades ocidentais de esporte. As gincanas e clubes esportivos passaram a ter muita procura.

Especialmente em se tratando de educação física na escola primária, foi utilizado como bibliografias de orientação livros de ginásticas médicas para serem praticadas em áreas cobertas, traduzidos do alemão. O Ministério da Educaçào também lançou o taisoosho, ou o livro sobre ginásticas, que foi utilizaso para ginásticas livres, ginásticas com aparatos, saltos e instruções militares.

Atualmente o evento é realizado no Japão no mês de outubro – especialmente na 2ª segunda-feira, data em que se comemora o feriado do Dia dos Esportes (Taiiku no Hi).

O primeiro Undokai da história da Imigração Japonesa no Brasil foi feito antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins, pelos passageiros que estavam a bordo do navio Kasato Maru em 1908 – o primeiro a trazer oficialmente um grande grupo de imigrantes pelo acordo assinado entre o Brasil e o Japão em 1895 – que ocuparam todo o deque superior externo do navio para assistir e participar das corridas e brincadeiras.

Desde então, em terra, o Undokai passou a ser realizado anualmente e tornou-se uma tradição. Ao se estabelecerem no Brasil, os imigrantes sentiram a necessidade de promover eventos de integração social e a realização do Undokai foi uma escolha natural, partindo-se do fato de que, independentemente de qual região ou província vinham as famílias de imigrantes, todos conheciam e sabiam como funcionava a dinâmica da festividade.


Undokai - tradicional gincana esportiva nipo-brasileira no Parque da Luz


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 23 Outubro 2019 Udesc promove oficina gratuita de Hatha Yoga
até 26 Outubro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 28 Outubro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar