FaceBook Instagram Twitter


Mês das Crianças terá programação cultural gratuita em diversos espaços da cidade



Quando: de 5 a 31 de outubro
Onde: em diversos espaços da cidade
Quanto: Gratuito


No mês de outubro, tradicional mês da criança, a Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural Franklin Cascaes apoiará e reunirá projetos locais aprovados pela lei municipal de incentivo à cultura, com uma programação especial e bastante diversificada para o público infantil.

A ideia é de mostrar a importância para a criança vivenciar experiências artísticas com a cultura, de aumentar o seu repertório cultural e de inclui-la socialmente nas atividades que serão oferecidas durante este período gratuitamente.

Pretende-se transmitir noções de cidadania e de identidade nacional, além de mostrar a diversidade da cultura do nosso país e do mundo para as crianças, de todas as classes sociais, e assim uni-las em um grande programa cultural e de qualidade para elas.

Nesse sentido amplia-se as diversas linguagens que a criança possa ter acesso como o teatro, o circo, a música, o cinema, as artes plásticas e a contação de histórias.

A criança deve ser estimulada a ter um olhar mais amplo e crítico daquilo que a cultura lhe oferece, sendo assim ao ter contato com a arte em geral, aos poucos poderá criar imagens que ficarão guardadas em sua memória. No futuro poderá lembrar das experiências que viveu, resgatando fatos e ser protagonista da sua própria história.

A programação das atividades acontecerá em dias, horários e locais diferentes pela cidade. Abaixo segue mais informações dos projetos que compõem este mês voltado para as crianças e ao final a programação geral dos eventos.

Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) deste ano acontece entre os dias 05 e 11 de outubro. As atividades contarão com espetáculos em teatros, espaços públicos e mostra de rua em praças e parques e no novo aeroporto da cidade, Floripa Airport. Países como Argentina, Chile, Espanha e Brasil farão parte de uma programação com mais de 20 sessões de teatro, com classificação livre, infantil e adulto. Tudo gratuito ao público de domingo a quinta-feira. Confira a programação do Festival Internacional de Teatro de Animação no link e no site www.fitafloripa.com.br

Hoje é Dia de Jazz Bebê! (Stúdio de Ideias) terá duas edições voltadas à Semana das Crianças nos dias 12 de outubro no Boulevard 14/32 na Floripa Airport e 01 de dezembro na Sede da Eletrosul no Pantanal, reunindo música, contações de histórias e brincadeiras e claro do Jazz bem brasileiro. Confira a programação das próximas edições do Hoje é Dia de Jazz Bebê! no link.

Cineclube Cineclube da Mostra de Cinema Infantil acontece todos os sábados no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), gratuitamente às 16 horas. O projeto disponibiliza os filmes que são exibidos na Mostra de Cinema Infantil, que acontece anualmente em julho, para as crianças durante todo o ano. Na programação curtas e longas nacionais e internacionais, que apresentam a diversidade cultural do país e do mundo. O objetivo principal do Cineclube é promover a cultura, educação e cidadania para crianças de todas as classes sociais. Neste mês de outubro a programação será especial e a pipoca da sessão do dia 12 será oferecida gratuitamente.
Confira a programação de outubro do Cineclube Infantil no link.

Domingo é Dia de Teatro (Marte Inovação Cultural) promove apresentações gratuitas de Teatro Infantil todos os domingos, às 11:30h horas, no Shopping Iguatemi em Florianópolis. As apresentações são semanais que recebem adultos e crianças, além de uma vez por mês contar na sessão de teatro com o recurso de libras e autodescrição.

Cinema ao Ar Livre (Ally Collaço) projeto que promove uma sessão mensal na Praça da Comunidade do AMJA – Associação de Moradores do Jardim Albatroz, no Córrego Grande como forma de inclusão social e cultural dos moradores e visitantes. O objetivo do projeto visa integrar as pessoas em espaço público junto à natureza e o cinema. A próxima sessão será no dia 13 às 19 horas com o filme A Branca de Neve e os 7 Anões.

Dia 13/10 - filme A Branca de Neve e os 7 Anões
19h na Praça da Comunidade do AMJA – Associação de Moradores do Jardim Albatroz (Rua Apeninos, 47, Córrego Grande)

Já a mostra de cinema e direitos humanos acontecerá em duas datas diferentes:

Dia 16/10 - 4 curtas: A câmera do João, A bicicleta do vovô, À espera, e A rua é noiz.
18h30 às 20h30 na Escola Social Lucia Mayvorne (Rua General Vieira da Rosa 1050, Centro)

Dia 26/10 - 2 curtas: A câmera do João e A bicicleta do vovô
15h às 17h no Armazém Espaço Cultural – Coletivo Elza (Rod. Gilson da Costa Xavier, 1384, Sambaqui)

1º Festival de Circo de Florianópolis (Marte Inovação Cultural) acontecerá entre os dias 19 e 27 de outubro, contando com mais de 20 espetáculos, intervenções e workshops com artistas do Brasil e do exterior. O evento ocupará diferentes espaços da capital: além do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), terá apresentações no Parque da Luz (Centro), Praça Bento Silvério (Lagoa da Conceição), Largo da Catedral, Hospital Infantil Joana de Gusmão e Beiramar Shopping. Tudo gratuito! Confira a programação completa no site: www.floripacirco.com.br

Peça teatral no TAC - Dia 21 de outubro, às 19 horas, a Escola Básica Municipal Liberato Valentim fará a apresentação de uma peça teatral, dos alunos do quarto ano com o tema: Pedras Preciosas: Tem Uma Pedra no Nosso Sapato? Projeto da Professora Ana Falcão.

Confira a programação do Mês das Crianças:


Mês das Crianças terá programação cultural gratuita em diversos espaços da cidade


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 12 Novembro 2019 Inscrições para 3,3 mil vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 23 Novembro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 25 Novembro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar