FaceBook Instagram Twitter


Observação astronômica do Trânsito de Mercúrio 2019



Quando: 11 Novembro 2019, segunda-feira, das 09h30 às 15h30
Onde: Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/3139132656116479

Um raro fenômeno astronômico vai acontecer na próxima segunda-feira, 11 de novembro de 2019: a passagem do planeta Mercúrio na frente do disco solar – o chamado trânsito de Mercúrio, quando o Sol, Mercúrio e a Terra se encontrarão exatamente alinhados, nos proporcionando a visão de Mercúrio passando pela frente do Sol.

É uma chance incomum que poderá ser vista de quase todos os países do mundo, incluindo o Brasil. O fenômeno terá início por volta das 9h40min e deve se prolongar até as 15h05min.

O Trânsito ocorre entre períodos de 3 ou 13 anos, sempre em maio ou novembro. A última vez que aconteceu foi em maio de 2016 e a próxima oportunidade acontecerá somente em 13 de novembro de 2032.

No Trânsito, o Mercúrio é visto a partir da Terra como um pequeno ponto preto em frente ao Sol descrevendo uma trajetória em arco no decorrer do dia. Diferente do fenômeno de 2016, a atual passagem de Mercúrio é quase central, isto é, a “sombra” do planeta passará bem perto do centro do disco solar.

O trânsito poderá ser visto da Terra por meio de telescópios. É importante destacar que as pessoas NÃO devem fazer observação nem a olho nu e nem com telescópios sem o devido preparo com filtros adequados.

Para acompanhar o Trânsito de Mercúrio, os núcleos de Astronomia do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC organizam observações astronômicas abertas ao público no dia 11 de novembro.

O Projeto Astro&Física do IFSC de São José, coordenado por professor Dr. Marcelo Girardi Schappo, promoverá observação astronômica na Trapiche da Av. Beira Mar Norte, em Florianópolis, e disponibilizará telescópios com a devida proteção para o público entre as 09h30 e 15h00. Em caso de tempo nublado, os professores permanecerão no local para aproveitar possíveis aberturas de visualização. EM CASO DE CHUVA, NÃO HAVERÁ EVENTO.

O Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (Neoa-JBS), do IFSC Câmpus Florianópolis, fará observação do fenômeno no pátio interno do Câmpus Florianópolis, no Centro. Nos dois locais, profissionais orientarão o uso dos equipamentos.

No mesmo dia, entre as 09h30 e 15h00, o Grupo de Astrofísica da UFSC (GAS) do Departamento de Física também realizará observação do fenômeno, gratuita e aberta ao público em geral, no Observatório Astronômico da UFSC (localizado ao lado do Planetário). As observações serão feitas através de três telescópios de grande abertura equipados com um filtro solar. Não é necessário agendamento, basta comparecer e prestigiar. No entanto, se o céu estiver com muitas nuvens, não será possível a observação.

Um trânsito de Mercúrio só voltará a acontecer novamente em novembro de 2032, portanto estejamos todos de dedos cruzados torcendo para que não chova.

Meteorologia: Observações astronômicas são dependentes de uma boa condição climática, ou seja: se estiver muito nublado/chovendo no dia da observação, ela não poderá ser realizada.
Observação astronômica do Trânsito de Mercúrio 2019


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Novembro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 25 Novembro 2019 Inscrições para 3,3 mil vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 30 Novembro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar