FaceBook Instagram Twitter


Observatório Astronômico da UFSC oferece observações do céu abertas ao público em geral - SUSPENSAS



Quando: todas as quartas, das 18h30 às 22h
Onde: Observatório Astronômico (ao lado do Planetário), UFSC
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 3721-6424


O Observatório Astronômico da UFSC oferece observações do céu abertas ao público em geral. As sessões de observação ao telescópio acontecem em período letivo e voltarão a partir do dia 22 de janeiro de 2020.

As observações noturnas acontecem nas quartas-feiras ao anoitecer, após o pôr-do-Sol, com inicio às 18h30 e seguem até às 22h00, quando há condições meteorológicas favoráveis. As sessões de observação são gratuitas e não é necessário agendamento. Será possível observar a Lua, os planetas, estrelas, aglomerados estelares, nebulosas, e até mesmo galáxias mais próximas. Caso o céu esteja com muitas nuvens as observações serão adiadas para a próxima quarta-feira.

Também realizam observações do Sol mas precisa marcar um horário. Será possível observar manchas solares (quando presentes), ejeções da matéria e detalhes da superfície do Sol. O telescópio é equipado com um filtro de proteção. Nunca olhe para o Sol com um equipamento sem proteção adequada. As observações do Sol ao telescópio acontecem pela manhã, das 09h às 11h, de segunda a sexta-feira, somente com agendamento prévio pelo fone (48) 3721-6424 ou envie um e-mail solicitando um horário para observação pelo link: observatorio.ufsc.br/contato

As sessões de observação são gratuitas e só acontecem se as condições meteorológicas permitirem.
FERIADOS E FINAIS DE SEMANA NÃO HÁ ATENDIMENTO.

De Olho no Céu de Floripa é um projeto pertencente ao Grupo de Astrofísica da UFSC (GAS) do Departamento de Física. Tem como principal objetivo despertar o interesse da comunidade acadêmica e do público em geral pela astronomia através de atividades de observações astronômicas. O Grupo de Astrofísica, dentre outras atividades, também realiza pesquisas na área, sendo possível, através da interação com os alunos e professores, que o interessado entre em contato com tais conhecimentos.

O Observatório da UFSC foi inaugurado em 17 de maio de 2005, durante a I Semana da Física, porém a semente do projeto foi plantada muito antes, em 1998, com observações realizadas nos jardins internos do CFM (Centro de Ciências Físicas e Matemáticas) usando um telescópio Meade de 25 centímetros de abertura. Atualmente conta com um telescópio de 12 polegadas (30 centímetros) de alta tecnologia para as atividades com o público. Um segundo telescópio está sendo ativado para ser usado em atividades de observações remotas, através da internet, e para o projeto de robotização de telescópios, possibilitando uma divulgação mais ampla da ciência.



O Observatório da UFSC localiza-se ao lado do Planetário da UFSC, veja no mapa:

Observatório Astronômico da UFSC oferece observações do céu abertas ao público em geral - SUSPENSAS


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Junho 2020 IFSC abre 1.400 vagas gratuitas em cursos de qualificação a distância
até 17 Junho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar