FaceBook Instagram Twitter


Prefeitura de Florianópolis entrega as obras um mês inteiro no Super Dezembro



Quando: até 30 de dezembro
Onde: em todas as regiões da cidade
Quanto: Gratuito



A partir do domingo (01/12), a Prefeitura de Florianópolis promove o Super Dezembro, no qual serão realizadas 108 inaugurações e 31 entregas de ordens de serviço relativas a importantes obras, entre outras ações, em todas as regiões da cidade. Tratam-se de investimentos da ordem de R$ 150 milhões nas áreas de infraestrutura, educação, cultura e esporte, assistência social, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

“Encerraremos o ano com muitos compromissos honrados e com o propósito de continuar trabalhando por uma Florianópolis cada vez melhor no ano que está por vir”, destacou o prefeito Gean Loureiro. No Super Dezembro, o prefeito e membros de seu Colegiado vão cumprir um cronograma diário de atos até o dia 30 do mês.

Os atos ocorrerão, na maioria dos casos, nas próprias comunidades e bairros contemplados, como o Centro, da Lagoa do Peri, Monte Cristo, Jardim Atlântico, Balneário, Ribeirão da Ilha, Alto Ribeirão, José Mendes, Saco dos Limões, Mocotó, Sambaqui, Jurerê Internacional, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha, Daniela, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Campeche, Armação, Rio Vermelho, Santo Antônio de Lisboa, Capoeiras, Jurerê Tradicional e Costeira do Pirajubaé.

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, destacam-se as entregas das ordens de serviço para início das revitalizações da Avenida Madre Benvenuta, no Santa Mônica; da Avenida Governador Ivo Silveira, em Capoeiras, e da Avenida Luiz Boiteux Piazza, que liga a SC-401 até Ponta das Canas. Elas fazem parte da Operação Asfaltaço, de revitalização de aproximadamente 150 quilômetros de vias públicas municipais até abril de 2020. No Super Dezembro, aliás, também serão entregues ordens de serviços para revitalizações de outras 27 ruas e servidões, bem como inauguradas 51 vias que já tiveram as obras concluídas.

Mas também serão inauguradas as obras de engordamento da faixa de areia de Canasvieiras e de melhoramento do sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz, nas cabeceiras insular e continental, que integram o projeto urbanístico e paisagístico da região. Além da entrega do Parque Linear dos Ingleses, das obras de requalificação urbana do Largo da Alfândega, no Centro, e das primeiras 50 praças, parques infantis, quadras de esportes e academias de ginástica já reformadas e revitalizadas através do Programa Praça Viva.

Educação

No último mês de 2019, a área da Educação vai ser beneficiada por receber ordens de serviço para obras em quatro estabelecimentos de ensino. Elas referem-se à construção do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Red Park, no Rio Vermelho; a reformas e ampliações da Escola Básica Municipal (EBM) Costa de Dentro, no bairro de mesmo nome, e da EBM José Jacinto Cardoso, na Trindade, e à conclusão da nova EBM dos Ingleses.

E estão programadas inaugurações de três EBM e de quatro NEIM. Mais especificamente, das revitalizações da EBM Acácio Garibaldi, na Barra da Lagoa, da EBM Dilma Lúcia, na Armação, da EBM Luís Cândido da luz, na Vargem do Bom Jesus, do NEIM Retiro da Lagoa, na Lagoa da Conceição, e do NEIM Morro da Queimada, no José Mendes. Assim como as inaugurações do NEIM Francisca Idalina Lopes, no Campeche, e do NEIM Sol Nascente, no Saco Grande.

Mas a Escola do Futuro da Tapera também terá o edital de matrículas para 2020 lançado. Da mesma forma como serão feitos outros lançamentos: o de chamamento público para organizações realizarem a gestão das novas creches, o do Edital da Escola de Línguas, o do Edital do controle de acesso nas escolas e o da segunda sede do Bairro Educador, no Morro da Mariquinha. Durante o Super Dezembro ainda será anunciada a data de entrega de equipamentos de Data Show e notebook para todas as salas de aula das EBM.

Cultura e Esporte

Já na área de Cultura, destacam-se os lançamentos do Edital de Apoio às Culturas – Fundo Municipal de Cultura e do Edital de Estudos Culturais Afro-brasileiros em Florianópolis Gentil do Orocongo, e o Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão – Funcine. Enquanto, na área de Esporte, será inaugurada a Arena de Esporte de Praia da Beira-Mar Continental.

E, em virtude do período natalino, será reinaugurado o Coreto da Praça XV de Novembro, no Centro, palco do Presépio de Natal a ser inaugurado e onde as luzes que marcam a época serão acendidas.

Assistência Social

Antes do Natal também será feita a inauguração do Centro de Convivência da Vila Aparecida, e a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Florianópolis.

Meio Ambiente

Haverá ainda o hasteamento da Bandeira Azul na Lagoa do Peri, uma vez que ela foi, pela quinta temporada consecutiva, contemplada com o selo do programa socioambiental internacional que avalia questões de balneabilidade, gestão ambiental, acessibilidade, segurança e oferta de serviços.

Desenvolvimento Econômico

O Super Dezembro ficará igualmente marcado pelo lançamento do Balcão do Microempreendedor Individual (MEI) junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (SEBRAE).

Programação do Super Dezembro

A programação da primeira semana do Super Dezembro, um mês inteiro de entregas de obras, começa no Domingo (1º) com evento às 10 hs na Beira-Mar Continental para inauguração da Arena de Esportes de Praia e entrega da ordem de serviço para construção de mini pista de skate no local. Mas a semana também será marcada por entregas da Operação Asfaltaço, além de outros atos relativos a melhorias nas áreas de infraestrutura, cultura e esporte, educação, assistência social, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

O novo complexo esportivo da cidade é composto de seis quadras oficiais de vôlei de praia e beach tennis, mini arquibancada com capacidade para 100 pessoas, parquinho infantil e áreas Pet. Já a mini pista de skate, que terá prazo de 60 dias para ser concluída pela DJFP Construções Eireli – ME, contará com cerca de 80 metros quadrados de área, aos moldes da que foi feita na Praça do Carianos.

Já na Segunda-feira (02), às 9hs, o prefeito Gean Loureiro vai fazer em seu gabinete entregas de ordens de serviços para mais obras da Operação Asfaltaço, desta vez, em 12 vias públicas municipais da Carvoeira, Vargem do Bom Jesus, Rio Vermelho, Pantanal e Lagoa da Conceição, na Ilha.

Além disso, haverá três lançamentos da área da Cultura. Mais especificamente, do Edital de Apoio às Culturas, através do Fundo Municipal de Cultura, destinado ao financiamento direto a projetos culturais apresentados por pessoas físicas, pessoas jurídicas de direito público, ou pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal; do Edital do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão, uma realização da Prefeitura através do Fundo Municipal de Cinema (Funcine) em parceria com a Cinemateca Catarinense, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e um dos principais instrumentos de apoio à produção audiovisual em Florianópolis, e do Edital de Estudos Culturais Afro-brasileiros em Florianópolis Gentil do Orocongo, que selecionará 20 trabalhos inéditos voltados para a cultura, história, política, literatura, modos de fazer e costumes de matriz africana e afro-brasileira desenvolvidas na cidade.

Ainda no gabinete do prefeito serão assinadas duas outras ordens de serviço. Uma relativa à execução do Projeto Praia Iluminada, por meio de contrato firmado entre a Prefeitura e o Consórcio SQE Luz, com vistas a realizar mais uma etapa de revitalização, melhoramento e modernização da rede de iluminação pública na orla da Capital. Ao todo, 20 praias serão beneficiadas com 1.136 pontos de iluminação de LED. Já a outra ordem de serviço refere-se à obra de macrodrenagem da Lagoa da Conceição, um projeto de substituição de galerias de drenagem e alargamento de trechos do Rio da Paca para melhoramento da vazão com o intuito de minimizar a ocorrência de enchentes na região. A execução do projeto levará seis meses.

Já na tarde de Segunda-feira (02), às 16hs, no Centro de Educação Continuada (CEC), os atos do Super Dezembro terão a ver com a área da Educação. Serão assinadas ordens de serviço para obras em quatro estabelecimentos de ensino. Elas referem-se à construção do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Red Park, no Rio Vermelho; a reformas e ampliações da Escola Básica Municipal (EBM) Costa de Dentro, no bairro de mesmo nome, e da EBM José Jacinto Cardoso, na Trindade, e à conclusão da nova EBM dos Ingleses.

No CEC, será inaugurado o Auditório Professora Claudete Mittmann, e realizados vários lançamentos, do edital de matrículas para 2020 da Escola do Futuro da Tapera, de chamamento público para organizações realizarem a gestão das novas creches, do edital da Escola de Línguas, do edital do controle de acesso nas escolas, assim como o lançamento da segunda sede do Bairro Educador, no Morro da Mariquinha. Além do anúncio da data de entrega de equipamentos de Data Show e notebook para todas as salas de aula das EBM.

A partir das 18hs será feita a reinauguração do Coreto da Praça XV de Novembro, do tradicional Presépio de Natal artesanal da praça – que em 2019 vai enfatizar a herança açoriana do Pão-por-Deus – e feito o acendimento da iluminação natalina da Capital.

Na Terça-feira (03), Gean Loureiro fará o hasteamento da Bandeira Azul na Lagoa do Peri, uma vez que ela foi, pela quinta temporada consecutiva, contemplada com o selo do programa socioambiental internacional que avalia questões de balneabilidade, gestão ambiental, acessibilidade, segurança e oferta de serviços. Depois disso, irá inaugurar pavimentações de ruas na Tapera e a primeira de 50 revitalizações de áreas de lazer e afins pelo Programa Praça Viva do Super Dezembro: a praça do Conjunto Panorama, no Monte Cristo. A programação do dia encerra com o lançamento do Balcão do Microempreendedor Individual junto com o SEBRAE, no Mercado Público.

Na Quarta-feira (04), será dada continuidade à entrega das revitalizações de praças, sobretudo no Ribeirão da Ilha e, entre elas, a da Freguesia, bem como inaugurada, no bairro, a revitalização da Rodovia Baldicero Filomeno. Já no Centro serão inauguradas as melhorias feitas pela Operação Asfaltaço em ruas de grande fluxo de veículos como a Lauro Linhares, na Trindade; a Frei Caneca, Rui Barbosa e Demétrio Ribeiro, na Agronômica, e dos Ilhéus, Artista Bittencourt, Arcipreste Paiva e Araújo Figueiredo, no Centro.

Na Quinta-feira (05), os atos do Super Dezembro têm como destaque a inauguração da revitalização da Rua João Mota Espezim no Saco dos Limões; da Rodovia João Paulo no João Paulo, e da Vila Ivan Matos, no Itacorubi.

Na Sexta-feira (06), será a vez das entregas das revitalizações das ruas Vera Linhares de Andrade, Amaro Antônio Vieira e Salvatina Feliciana dos Santos, no Itacorubi; das rodovias Caminho dos Açores, em Santo Antônio de Lisboa, e Haroldo Soares Glavan, em Cacupé, e da Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos, na Lagoinha.

No Sábado (07), a primeira semana do Super Dezembro encerra tendo como principais atrações as inaugurações das revitalizações da Praça Nova Trento, na Agronômica, e das ruas José Correia, da Creche e Areias, na Tapera.

O fim de semana que antecede o Natal do Super Dezembro será marcado pela inauguração do Parque Linear dos Ingleses e revitalizações também realizadas pelo Programa Praça Viva, na região Norte da Ilha.

Na sexta-feira (20), à 15 hs, o prefeito Gean Loureiro fará a entrega das melhorias feitas na Praça Getúlio Vargas, na Estrada Caminho dos Açores, e na Praça Roldão da Rocha Pires, na Rua Cônego Serpa, em Santo Antônio de Lisboa, e da Praça do Jacaré, entre a Avenida Jacarandá e a Rua do Jaquatirão, na Daniela.

No Domingo (22), às 18hs, a comunidade dos Ingleses e região estará em festa com a inauguração do Parque Linear João Manoel Gomes, nos Ingleses. Ele estava sendo implantado pela Prefeitura, através do Programa Praça Viva, em que foram aplicados R$ 1.425.274,81. As obras foram executas pela Pavicon Construções Ltda.

O Parque Linear dos Ingleses abrange área total de 2.751 metros quadrados, bem na principal via de acesso à praia, na Rodovia Armando Calil Bulos (SC-403), ao lado do sacolão.

A nova área de lazer conta com quadra de areia, parque infantil, academia de saúde, pet place, dois bicicletários com capacidade para cinco bicicletas cada, 26 bancos de concreto, dois pergolados e deque de madeira, pavimentação em paver, calçada com acessibilidade, paisagismo, iluminação e lixeiras.

Na programação da quarta semana do Super Dezembro, a Prefeitura de Florianópolis vai abrir ao tráfego o sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz, cujas obras de parte da primeira etapa do projeto viário e urbanístico da região foram concluídas, assim como a revitalização do mirante do Morro da Lagoa da Conceição.

Na Segunda-feira (23), às 9hs, o prefeito fará a reabertura oficial de nove vias públicas municipais do Continente e da Ilha que integram o sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz, que vinham sendo executadas desde setembro nas duas cabeceiras da Ponte, sendo seis no Centro e três no Estreito. Elas tiveram suas estruturas modificadas a fim de possibilitar alterações de trânsito devido à reinauguração dessa que foi a primeira ligação Ilha-Continente, marcada para o dia 30 de dezembro. O ato vai se dar na cabeceira insular da ponte. Já o investimento foi de R$ 3.238.854,22.

Ainda na segunda, às 11hs, no Continente será inaugurada a revitalização da Praça Ceci Almeida Fabro, na Rua Sofia Quint de Souza, em Capoeiras.

Na Terça-feira (24), a programação do Super Dezembro volta à região continental. Às 14 hs, será entregue o novo Centro Comunitário da Vila Aparecida, na Rua da Fonte, esquina com a Creche Antonieta de Barros.

Na Quinta-feira (26), às 11hs, será realizada mais uma entrega de obra da Operação Asfaltaço, desta vez, da revitalização da Rua Leopoldino Francisco Pinheiro, que liga a Vargem Pequena ao Ratones, no Norte da Ilha. A via recebeu um investimento de R$ 2.943.805,55.

Às 14h30, na região central, mais uma obra do Praça Viva será repassada à população: a revitalização da Praça Dalva Cardoso, na Rua Custódio Fermino Vieira. Ela fica no Saco dos Limões.

Na Sexta-feira (27), às 10hs, haverá a inauguração do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Sol Nascente, no Saco Grande.

Já durante a tarde, os atos do Super Dezembro serão na Barra da Lagoa, no Leste da Ilha. Às 14 hs, haverá a inauguração da revitalização playground da Praça Aderbal José dos Santos e, às 15 hs, a entrega da revitalização da área de lazer e esportes, ambas na Rua Amaro.

No Sábado (28), às 10 hs, o prefeito Gean Loureiro vai inaugurar a revitalização, pelo Programa Praça Viva, do mirante do Morro da Lagoa da Conceição, na Rodovia Admar Gonzaga. Quem passa pelo local já se surpreende com a arte em grafite em painel de madeira ali colocada. De autoria do grafiteiro Wagz, tem aproximadamente 300 metros quadrados.
Prefeitura de Florianópolis entrega as obras um mês inteiro no Super Dezembro


Categorias: 2019
Tags: Parque
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Janeiro 2020 Inscrições para 4.762 vagas em 177 cursos gratuitos de qualificação profissional, idiomas e orquestra
até 20 Janeiro 2020 Colônia de férias oferece atividades esportivas gratuitas para crianças na Passarela Nego Quirido
até 20 Janeiro 2020 Concurso de Músicas de Carnaval de Florianópolis 2020
até 21 Janeiro 2020 IFSC abre 1.933 vagas em 50 cursos de graduação pelo Sisu
até 21 Janeiro 2020 UFSC abre quase 2 mil vagas em 99 cursos de graduação pelo Sisu
até 21 Janeiro 2020 Udesc abre quase 400 vagas em 43 cursos de graduação pelo Sisu


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar