FaceBook Instagram Twitter


Coronavírus: Prefeitura anuncia medidas de controle no Aeroporto de Florianópolis



Quando: a partir de 20 de março de 2020
Onde: Aeroporto Internacional Hercílio Luz

CORONAVÍRUS - COVID-19


O prefeito Gean Loureiro anunciou na manhã desta sexta-feira, 20 de março de 2020, medidas para conter a transmissão do coronavírus no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. As informações foram transmitidas por meio de coletiva ao vivo que contou com a presença do CEO da Floripa Airport, Ricardo Gesse.

A Prefeitura de Florianópolis, através da Vigilância em Saúde Municipal, vai iniciar o controle de passageiros no momento de desembarque no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. A medida visa controlar passageiros que venham de outras partes do país ou do mundo. Essa é uma reivindicação do prefeito Gean Loureiro desde a semana passada à Anvisa.

A intenção é acertar os últimos detalhes neste sábado, 21 de março, para iniciar a operação logo na parte de desembarque do aeroporto. Os passageiros vão passar por uma “barreira” da vigilância. Aqueles que não possuírem nenhum tipo de sintoma, vão assinar um formulário se responsabilizando a ficarem de quarentena em suas residências. Quem descumprir estará sujeito à penalidades. Já quem apresentar algum tipo de sintoma, colocará imediatamente máscara e vai ser atendido no ambulatório do aeroporto para posteriores procedimentos do protocolo.

O município tenta obter tecnologia para controlar os pacientes em quarentena através de gps dos seus celulares. A Prefeitura também está tentando adquirir câmeras de monitoramento de temperatura. Um decreto do prefeito Gean, publicado nesta sexta-feira (20), regulamenta a fiscalização no Aeroporto.

Fluxo de passageiros reduzido

Segundo Gean, o aeroporto está recebendo 29 vôos por dia. Esse número é 20% menor do que em condições normais. Além disso, o número de passageiros dentro das aeronaves diminuiu 50%. Ainda assim, o controle deve ser mais rigoroso na avaliação do prefeito.

Fechamento do aeroporto

Gean Loureiro afirma que a hipótese de fechamento do aeroporto não está totalmente descartada. No entanto, nesse momento o munícipio ainda depende de vôos para uma série de situações, como por exemplo o transporte de medicamentos e de órgãos para transplantes.

Confira abaixo o novo decreto na íntegra

DECRETO N. 21.359, DE 20 DE MARÇO DE 2020

ESTIPULA MEDIDAS DE AVALIAÇÃO DOS PASSAGEIROS QUE DESEMBARCAREM NO AEROPORTO INTERNACIONAL HERCÍLIO LUZ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O PREFEITO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas pelo inciso IV do art. 74, da Lei Orgânica do Município,

DECRETA:

Art. 1º Fica determinado que a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis deve atuar de forma suplementar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Superintendência do Ministério da Saúde do no controle dos passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a fim de identificar possíveis pessoas sintomáticas de COVID19 e adotar as medidas cabíveis.

Art. 2º Todas as empresas de aviação civil que tenham voos que aterrissem no Aeroporto Internacional Hercílio Luz ficam obrigadas a distribuir formulários de avaliação das condições de saúde, elaborado pela Vigilância Sanitária Municipal, para preenchimento pelos passageiros durante o voo e entrega no momento do desembarque.
Parágrafo único. Todos os passageiros sintomáticos deverão ser avaliados no próprio Aeroporto no Ambulatório de Serviços Aeroportuários.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos pelo período de 14 (quatorze) dias.

Florianópolis, aos 20 de março de 2020.

GEAN MARQUES LOUREIRO
PREFEITO MUNICIPAL

EVERSON MENDES
SECRETÁRIO MUNICIPAL DA CASA CIVIL

KATHERINE SCHREINER
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

CARLOS ALBERTO JUSTO DA SILVA
SECRETÁRIO MUNICIP AL DE SAÚDE

Leia também
Governo determina suspensão do transporte coletivo, eventos, restaurantes e comércio em geral
Tire suas dúvidas sobre as medidas de restrição impostas pelo Governo
Terminal Rita Maria suspende linhas intermunicipais e interestaduais
Prefeitura de Florianópolis suspende aulas e toma outras medidas contra o coronavírus


Ações para conter a propagação do vírus


A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:

- Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Não procure um hospital. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento

- Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde

- Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa

- Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados e a locais com aglomeração

- Evite viajar se estiver com febre ou tosse

- Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza)

- Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel

- Evite tocar os olhos, nariz e boca

- Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espi rrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente

- Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo

- Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados

- Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes

- Evite que crianças e adolescentes com menos de 14 anos mantenham contato prolongado com pessoas com mais de 65 anos

- Evite a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas, inclusive praias, lagos e lagoas
Coronavírus: Prefeitura anuncia medidas de controle no Aeroporto de Florianópolis


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar