FaceBook Instagram Twitter


Brasil tem 1.546 casos confirmados e 25 mortes por coronavírus em 22 de março



Quando: 22 Março 2020, domingo
Onde: em todos os estados do Brasil

CORONAVÍRUS - COVID-19


O número de casos de coronavírus no Brasil subiu para 1.546 e o de mortes já chega a 25, informou o Ministério da Saúde neste domingo, 22 de março de 2020.

No último balanço oficial do governo, divulgado no sábado (21), o total de infectados chegava a 1.128 e havia 18 óbitos contabilizados. Houve um aumento de 37% no numero de casos e de 39% no numero de mortos.

São Paulo continua a concentrar o número de casos no país. São 631 registros. O número de vítimas fatais no estado já chega a 22, segundo o balanço do ministério. Com isso, o percentual de casos fatais está em 3,5%.

No Rio, o número de casos está em 186 e há três mortos, o que equivale a uma taxa de letalidade de 1,6%. Roraima, que era o único estado sem casos registrados até sábado, contabiliza duas ocorrências. Assim, todas as unidades da federação do Brasil já têm registros de Covid-19.

Neste domingo (22), a Bahia notificou mais nove casos, enquanto o Pará teve um aumento de dois casos. No Amazonas, o número de casos confirmados saltou de 11 para 26. Em Minas Gerais, o número de casos confirmados chegou a 83.

Os números, apesar de oficiais, não refletem a realidade dos casos no Brasil, principalmente por conta da escassez de testes que podem verificar a presença do vírus. Outro fator são os pacientes assintomáticos, que não conseguem saber se estão ou não contaminados, dificultando a contabilização.

Transmissão comunitária

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite desta sexta-feira (20).

A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Últimas notícias de coronavírus de 22/03

Ao menos 14,3 mil pessoas morreram por complicações da Covid-19 em todo o mundo. A universidade norte-americana Johns Hopkins já registrou mais de 328 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo levantamento atualizado na tarde deste domingo (22).

A maior parte das mortes mundiais está concentrada na Itália, são mais de 5,4 mil até o momento. O país registrou 651 mortos até o começo da tarde deste domingo. A Itália tem mais de 59,1 mil infectados pelo vírus, atrás apenas da China, que desde o início do surto, em dezembro de 2019, acumulou mais de 81 mil casos de Covid-19.

As autoridades de saúde da China divulgaram neste domingo que 46 novos casos de coronavírus foram registrados no país. Do total, apenas um foi provocado por transmissão local. Foi o quarto dia consecutivo com aumento dos casos importados do exterior.

O número de infectados nos Estados Unidos segue crescendo. De acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, são 26.747 pessoas contaminadas com o novo coronavírus. Os estados mais afetados são os de Washington e Nova York. O país chegou a ficar na frente da Espanha em número de pessoas afetadas, mas voltou a ocupar o quarto lugar.

O governo brasileiro vai restringir a entrada de estrangeiros em voos internacionais no país, mas a medida não se aplica aos Estados Unidos. A restrição passa a valer a partir desta segunda-feira (23).

Já a companhia aérea Emirates, maior do Oriente Médio, voltou atrás na decisão de suspender todos os voos comerciais a partir de quarta e anunciou que manterá seus serviços em pelo menos 13 deles: Reino Unido, Suíça, Hong Kong, Tailândia, Malásia, Filipinas, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Austrália, África do Sul, Estados Unidos e Canadá.

O senador Rand Paul anunciou que foi diagnosticado com coronavírus. Através de um post em rede social, a equipe do político disse que ele não apresentou nenhum sintoma, mas já está em isolamento. "Ele não tinha conhecimento de nenhum contato direto com nenhuma pessoa infectada", diz o texto.

Tensão na Espanha

A Espanha teve um aumento de 30% no número de mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram registradas novas 399 mortes. Ao todo, são 1.725 mortes. O número de contaminados também subiu, mantando o país como o terceiro mais atingido no mundo, atrás de China e Itália.

São 28.572 infectados (3.646 deles nas últimas horas). O governo já anunciou que o período de estado de emergência será estendido por mais 15 dias. Do total de contaminados, quase 3.500 são profissionais de saúde.

Itália ganha reforço russo

Militares russos vão enviar ajuda médica para a Itália a partir desde domingo, de acordo com o Ministério de Defesa de Moscou. O presidente Vladimir Putin conversou com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e ofereceu veículos de desinfecção para as ruas e especialistas para as áreas mais afetadas da Itália, além do envio de 100 médicos ao país.

O número de mortes não para de subir na região de Lombardia, na Itália. Nas últimas horas, foram registrados 360 casos, chegando a um total de 3.450 vítimas fatais. O número de casos também está aumentando. São mais de 28 mil infectados na região. No país, são 5.476 mortos, o maior número no planeta.

Alemanha

O governo alemão está considerando um bloqueio nacional para combater o novo coronavírus. As autoridades já pediram para que as fábricas de carro nacionais considerem produzir equipamentos médicos, como máscaras, para ajudar o sistema de saúde a ser abastecido durante a pandemia.

O número de casos aumentou 1.948 nas últimas 24 horas, pulando para 18.610, de acordo com o Instituto Robert Koch. O número de mortes passou de oito para 55 na Alemanha.

Angela Merkel também proibiu reuniões públicas de mais de duas pessoas nas próximas duas semanas, a partir deste domingo. "O grande objetivo é ganhar tempo na luta contra o vírus", disse a chanceler em entrevista à imprensa neste domingo.

Poucas horas depois, a chanceler alemã anunciou que está de quarentena após contato com médico infectado pelo novo coronavírus.

Pelo mundo

Chefe de emergências da Organização Mundial de Saúde, Mike Ryan disse, em entrevista à BBC, que só restringir a circulação de pessoas não será suficiente para combater o novo coronavírus. É preciso identificar os doentes, assegurando o devido atendimento médico. Além do isolamento de quem tem o vírus, é preciso monitorar quem teve contato com tais pessoas. O medo de Ryan é de um aumento da doença quando as medidas restritivas forem suspensas.

O Ministério da Saúde da Colômbia confirmou a primeira morte pelo novo coronavírus no país. A vítima era um homem de 58 anos que trabalhava como taxista na cidade turística de Cartagena das Índias e apresentava problemas anteriores de saúde.

A Romênia registrou a primeira morte no país provocada pelo novo coronavírus. A vítima era um homem de 67 anos que tratava um câncer em estado terminal. Já Moçambique registrou o primeiro caso: um homem de 75 anos está infectado.

Na França, um médico infectado pelo novo coronavírus morreu na noite do último sábado, de acordo com a emissora francesa RTL e a CNN. Atualmente, são mais de 14,4 mil contaminados em território francês e 674 mortes no país.

No Iraque, as autoridades anunciaram a imposição do toque de recolher nas 18 províncias do país, após a morte de 20 pessoas pelo novo coronavírus e à medida que o número de infecções aumenta. Metade das províncias já impôs toque recolher em nível local, mas agora as viagens são proibidas em todo o país até 28 de março, de acordo com uma decisão da unidade de crise do ministério da Saúde.

Sob bloqueio israelense há mais de uma década, a Faixa de Gaza não havia registrado até agora nenhum caso de Covid-19, mas o ministério local da Saúde anunciou que dois palestinos, de 30 e 40 anos, que voltaram do Paquistão, estavam infectados. Foram isolados em um centro de quarentena localizado próximo à fronteira com o Egito, garantiu o ministério em comunicado.

O governo do Chile anunciou um toque de recolher das 22h às 5h da manhã em todo território nacional. A medida do presidente Sebastián Piñera visa conter o coronavírus no país, que já registra 632 casos confirmados até a manhã.

Fonte: globo.com
Brasil tem 1.546 casos confirmados e 25 mortes por coronavírus em 22 de março


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar