FaceBook Instagram Twitter


Santa Catarina tem primeira morte pelo novo coronavírus



Quando: 25 Março 2020, quarta-feira
Onde: Estado de Santa Catarina

CORONAVÍRUS - COVID-19


Santa Catarina registrou na noite desta quarta-feira, 25 de março, a primeira morte confirmada causada pelo novo coronavírus. A informação foi postada pelo governador Carlos Moisés da Silva no Twitter às 23h59min:

''Notícia triste: hoje perdemos o primeiro catarinense para o coronavírus. Paciente masculino, de 86 anos, faleceu em São José. Deus nos abençoe e proteja e console a família'', escreveu Moisés.

Conforme boletim de atualização divulgado pelo governo no fim da tarde desta quarta-feira (25), Santa Catarina já registra 122 casos de coronavírus, um aumento de 12% em relação aos 109 de terça-feira (24), dos quais seis são pacientes que estavam internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A diferença entre a lista de segunda (23) e terça foi de 26,7%.

O número de casos suspeitos, que ainda esperam a confirmação por exames, caiu para 325, contra 336 no dia anterior. Na segunda, eram 410.

Agora já são dois casos mortes na região Sul do País já que ainda na terça, Porto Alegre confirmara o primeiro. Em todo o Brasil, segundo o último boletim desta quarta (25), já são 59 mortos e 2.555 casos confirmados do novo coronavírus. O Rio de Janeiro registra oito mortos e São Paulo, 48. Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul também tiveram mortes pela Covid-19.

Há pacientes com diagnóstico positivo para a doença Covid-19 em todas as regiões do estado. Atualmente, há casos em 28 municípios catarinenses. As cidades que apareceram pela primeira vez na lista nesta quarta foram São Pedro de Alcântara, Camboriú, Canelinha, Balneário Arroio do Silva e São Ludgero.

A partir desta quarta-feira, o governador informou que houve uma mudança nos critérios de monitoramento, com os casos passando a ser contabilizados pelo município de residência do paciente e não mais pelo de notificação.

Por essa razão, Florianópolis, que tinha 20 casos, agora está na lista com 16. A mudança ocorreu em consideração às prefeituras, que informavam que havia um paciente na cidade, mas ele aparecia na relação da secretaria como sendo de outro município.

Veja abaixo a lista de casos confirmados por município:

Balneário Arroio do Silva – 1
Balneário Camboriú – 7
Blumenau – 9
Braço do Norte - 9
Camboriú - 2
Canelinha - 1
Chapecó - 2
Criciúma - 11
Florianópolis - 16
Gaspar - 1
Gravatal - 3
Içara - 1
Imbituba - 4
Itajaí - 12
Jaguaruna - 2
Jaraguá do Sul - 2
Joinville - 5
Lages - 1
Laguna - 1
Navegantes - 3
Pomerode - 1
Porto Belo - 2
Rancho Queimado - 2
São José - 5
São Ludgero - 1
São Pedro de Alcântara - 1
Tijucas - 1
Tubarão - 8

Outros estados - 5
Outros países - 3

O governador Carlos Moisés lembrou que o novo decreto com medidas de isolamento social passou a vigorar nesta quarta-feira, 25, e tem validade de sete dias. Segundo ele, as restrições são necessárias para evitar um colapso futuro. “Nós entendemos que já temos resultados positivos para essa nossa ação, que é de mitigar o desenvolvimento dessa curva de contágio em massa. Queremos evitar que o colapso se instale no sistema de saúde, tanto público quanto privado, e isso nos impeça de atender as pessoas. A nossa decisão tem sido embasada em conceitos técnicos e que nós temos acompanhado no restante do mundo”, afirmou Carlos Moisés.

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, afirmou que, com os 122 casos confirmados, já há uma base de dados mais consistente para análise. Segundo ele, os pacientes com a Covid-19 em Santa Catarina até o momento são 53% mulheres e 47% homens. “Isso nos permite fazer uma análise mais apurada. Já temos a estratificação de gênero e, em breve, faremos também da i dade. Assim como em outros países, temos a faixa etária dos idosos como a mais acometida, mas não somente eles que são infectados. Faremos ainda a estratificação por regiões do Estado, para fazer um mapa de calor. Todas as análises para efeito de epidemiologia estão sendo realizadas para que nós possamos planejar as ações que precisam ser adotadas a curto, médio e longo prazo”, afirmou Zeferino.

Leia também
- Governo de SC prorroga isolamento social
- Governo facilita pagamento de contas de água e luz para famílias de baixa renda


Ações para conter a propagação do vírus


A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:

- Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Não procure um hospital. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento

- Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde

- Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa

- Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados e a locais com aglomeração

- Evite viajar se estiver com febre ou tosse

- Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza)

- Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel

- Evite tocar os olhos, nariz e bo ca

- Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente

- Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo

- Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados

- Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes

- Evite que crianças e adolescentes com menos de 14 anos mantenham contato prolongado com pessoas com mais de 65 anos

- Evite a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas, inclusive praias, lagos e lagoas
Santa Catarina tem primeira morte pelo novo coronavírus


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar