FaceBook Instagram Twitter


Cinemática exibe gratuitamente os melhores filmes de 2019: Parasita, Bacurau e Joker



Quando: 13, 14 e 15 de janeiro, às 20 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/2709514482446714

A sessão Cinemática retorna neste mês de janeiro com ciclo temático "Necropolíticas", exibindo três filmes fundamentais no cinema em 2019: o mais comentado dos últimos tempos "Bacurau", o coreano "Parasita" e o norte-americano "Joker" ("Coringa").

Os três filmes são distintos, com pontos em comum: a desigualdade social e política que gera, a partir dos indivíduos retratados, neuroses sintomáticas do nosso tempo.

As exibições acontecem gratuitamente nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

As sessões começam às 19h, com apresentação de textos reflexivos sobre cada filme, escritos por convidados especiais, entre pesquisadores de cinema, roteiristas e cineastas. A projeção começa pontualmente às 20h, com entrada gratuita, e lotação máxima de 136 cadeiras, por ordem de chegada. Haverá distribuição de senhas uma hora antes das sessões.

A programação é organizada pelo cineasta catarinense Pedro MC, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

A sessão Cinemática é fruto de parceria com o MIS/SC desde 2017. Oferece, todos os meses, filmes com temáticas urgentes, por meio de projeção, debates com convidados, atividades paralelas como conversas, oficinas, palestras, e desenvolve e produz mostras e festivais, de forma colaborativa e com caráter educacional, sem fins lucrativos.

Dúvidas e sugestões para programação podem ser enviadas pelo e-mail sessaocinematica@gmail.com ou pelo número (48) 98866-6012.

Horários:

18h - distribuição de senhas, por ordem de chegada
19h - abertura das portas, leitura de texto convidado
20h - projeção do filme

Programação:

Dia 13 de janeiro - Parasita
Direção: Joon Ho Bong
Coréia do Sul, 2019, 132 min
Classificação: 16 anos

- Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2019
- Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro globo de Ouro 2020
Sinopse: Todos os quatro membros da família Ki-taek estão desempregados, porém uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso.
(Distribuição Pandora Filmes & Alpha Filmes)

Dia 14 de janeiro - Bacurau
Direção: Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho
Gêneros: Drama, Suspense, Faroeste
Brasil, França, 2019, 130 min
Classificação: 16 anos

- Ganhador do Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019
- Melhor Filme Filmfest Münschen
- Melhor Filme e Melhor Direção Festival de Lima
Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
(Distribuição Vitrine Filmes).
A produção conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro da história a ser laureado no certame geral, após O Pagador de Promessas (1962) de Anselmo Duarte. Além de ter sido premiado em diversos festivais de cinema, o filme foi selecionado para mostras principais de festivais não competitivos prestigiados mundialmente, como o Festival de Nova York (NYFF).

Dia 15 de janeiro - Joker (Coringa)
Direção: Todd Phillips
Estados Unidos, 2019, 122 min
Classificação: 18 anos

- Leão de Ouro Festival de Veneza 2019
- Melhor Ator Globo de Ouro 2020
Sinopse: Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.
(Distribuição Warner Bros.)





Cinemática exibe gratuitamente os melhores filmes de 2019: Parasita, Bacurau e Joker


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Janeiro 2020 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2020
até 20 Janeiro 2020 Colônia de férias oferece atividades esportivas gratuitas para crianças na Passarela Nego Quirido
até 20 Janeiro 2020 Inscrições para 4.762 vagas em 177 cursos gratuitos de qualificação profissional, idiomas e orquestra
até 21 Janeiro 2020 IFSC abre 1.933 vagas em 50 cursos de graduação pelo Sisu
até 21 Janeiro 2020 UFSC abre quase 2 mil vagas em 99 cursos de graduação pelo Sisu
até 21 Janeiro 2020 Udesc abre quase 400 vagas em 43 cursos de graduação pelo Sisu


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar