FaceBook Instagram Twitter


Confira as linhas de ônibus que passam pela Ponte Hercílio Luz



Quando: a partir de 29/01, de segunda a sexta-feira
Onde: passagem pela Ponte Hercílio Luz
Endereço: confira o trajeto e novos pontos de parada



A ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, voltou a ser usada para o transporte coletivo após 38 anos. Na manhã de 29 de janeiro de 2020, os ônibus começaram a percorrer o trajeto entre a Ilha e a região Continental da Capital, que antes era feito apenas pelas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.

Ao todo, dezesseis linhas convencionais e de ônibus executivos municipal e intermunicipal vão passar, de segunda a sexta-feira, pela estrutura reinaugurada. Nesses dias, a passagem a pé e de bicicleta deve ser feito somente pelas passarelas.

Esta é a segunda etapa da liberação de veículos. No dia 27, a Linha 1119 - Ponte Viva, criada em dezembro de 2019, já havia começado a circular na ponte. A linha é gratuita e opera de segunda a sexta, das 10h às 20h10. Os ônibus saem a cada meia hora da plataforma 5 do Terminal Urbano Cidade Florianópolis (Tecif).

“A partir de agora, iniciamos a liberação de tráfego pela Ponte, aos poucos, para que possamos avaliar os resultados de cada etapa, de forma isolada. Montamos um planejamento, mas é possível que mudanças ocorram para que ajustes sejam feitos de acordo com o comportamento do usuário e fluxo de mobilidade no entorno e trajeto desses veículos”, explica o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.

Na terceira etapa da liberação, a partir do dia 5 de fevereiro, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano vai incluir a passagem de mais quatro linhas de ônibus convencionais municipais pela Ponte Hercílio Luz: 660 – Aracy Vaz Callado; 661 – Balneário, 663 – Coloninha; e 844 – Bairro de Fátima.

Os veículos dessas linhas passarão pela Ponte apenas sentido ida (bairro - Centro). Esta nova liberação significa que mais 3 mil passageiros contarão com a novidade em suas rotinas ao partirem rumo ao Centro da cidade. Eles se juntarão aos cerca de 7 mil usuários que utilizam as 16 linhas liberadas no dia 29 de janeiro.

Além do transporte coletivo, também estão liberados para passagem pela ponte os veículos oficiais como viaturas, ambulâncias, bombeiros e vans escolares.

Durante os fins de semana e feriados, a Ponte Hercílio Luz (passarelas e pistas de rolamento) fica fechada para o trânsito de veículos e aberta somente para visitação, com passagem exclusiva de pedestres e ciclistas. Nesses dias, os ônibus voltam a circular no trajeto anterior, pela Ponte Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. Nos dias úteis, a passagem a pé e de bicicleta deve ser feita somente pelas passarelas. Confira as normas de uso da Ponte Hercílio Luz no link.

“Estamos incluindo a passagem de novas linhas pela Ponte Hercílio Luz de forma gradual para que possamos analisar detalhadamente seus impactos, sobretudo neste momento em que a população que visita o entorno ainda está se adaptando ao uso misto das cabeceiras, que envolve pedestres, ciclistas, carros e ônibus”, explica o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano.

A Secretaria de Mobilidade autorizou a utilização da Ponte Hercílio Luz no sábado de Carnaval pelos ônibus municipais e intermunicipais no sábado a partir das 5h da manhã até 1h30 da madrugada de domingo. Pedestres e ciclistas deverão utilizar as faixas de pedestres e passarelas para trafegarem sentido Continente-Centro e Centro-Continente.

A linha 1119 - Ponte Viva não vai circular durante o Carnaval, a partir de sábado (22/02) até terça-feira (25/02), retornando portanto na quarta-feira, 26 de fevereiro. A partir de domingo (23/02) até terça-feira (25/02), por determinação do governo do Estado, a Ponte Hercílio Luz estará fechada para tráfego.

Mais linhas serão liberadas

A Prefeitura prevê o início do tráfego de mais linhas executivas intermunicipais no dia 17 de fevereiro. A liberação vai depender da validação desse tipo de linha que iniciou tráfego na ponte no dia 29 de janeiro. No dia 17 de fevereiro mais uma leva de linhas terá a rota de ida alterada para passar pela ponte. Entre elas estão Capoeiras, Vila Promorar, Jardim Atlântico/UFSC e Capoeiras/UFSC. Outras três linhas passarão pela ponte na ida e volta: Jardim Atlântico/Centro, Abraão/Centro e Capoeiras/Centro. A linha executiva Abraão, por sua vez, passará apenas na ida.

No dia 02 de março será a vez das linhas Promorar via Ivo Silveira, Monte Cristo, Morro do Geraldo, e Abraão/UFSC cruzarem a ponte na rota de ida. No mesmo dia, 35 linhas intermunicipais começarão a passar pela ponte após deixarem o Ticen: Ipiranga, Biguaçu, Janaína, Bela Vista, Zanelatto, Bom Viver, Wanda, Dona Adélia, São Pedro, Floresta/Kobrasol, Shopping Itaguaçu, Fundos, Araucária, Avenida das Torres, Loteamento José Nitro, Saudade, Catarina, Governador Celso Ramos/Fpolis, Prado, Praia João Rosa, Antônio Carlos/Fpolis, Jardim das Acácias, Barreiros, Ceasa, Palmas/Fpolis, Rua Santo Antônio, Bela Vista via Floresta, São Miguel, Roçado via Estreito, Três Riachos/Fpolis, Heriberto Hülse, Armação/Fpolis, Jardim Cidade, Governador Celso Ramos/Fpolis e Carandaí.

Outra análise deverá garantir a liberação de novas linhas convencionais intermunicipais a partir do dia 16 de março. A previsão da administração municipal é de que, até abril deste ano, cerca de 72 mil passageiros de transporte coletivo tenham a Ponte Hercílio Luz como parte da rota de acesso ao Centro da Capital.

Além disso, a partir do dia 6 de julho, novas linhas municipais serão liberadas para passar pela Hercílio Luz a partir da implementação da nova rota Continente/Rua Hoepcke/Av Rio Branco).

O que muda para os usuários dessas linhas?

Anteriormente, os ônibus liberados nestas etapas acessavam o Centro pela Rua General Liberato Bittencourt, seguindo pela Rua General Eurico Gaspar Dutra, Avenida Governador Ivo Silveira, Av. Engenheiro Max De Souza, Rodovia Via Expressa (BR 282), Ponte Governador Pedro Ivo Campos, Avenida Governador Gustavo Richard e Terminal Ticen.

A partir de agora, ao saírem da Rua General Liberato Bittencourt, seguirão pela Rua General Eurico Gaspar Dutra, Avenida Ivo Silveira e Ponte Hercílio Luz. Ao saírem da Ponte, o trajeto continua pelo lado direito da Alameda Adolfo Konder, exclusivo para ônibus, passando pela Conselheiro Mafra, Francisco Tolentino, onde também há faixa exclusiva para ônibus, alça de acesso à Avenida Paulo Fontes e Terminal Integrado do Centro (Ticen) ou Terminal Urbano Cidade Florianópolis (Tecif), dependendo do terminal final de cada linha.

Devido a essa mudança, os usuários que utilizavam o ponto de ônibus da Rua Visconde de Cairú para embarcar em uma dessas linhas para chegar no Centro e que desejam continuar embarcando nelas para seguir até a Ilha, podem embarcar no novo ponto de parada de ônibus na Rua General Euríco Gaspar Dutra, 226, em frente à LBV.

Novos pontos de parada

Devido à inserção da Ponte Hercílio Luz no itinerário das linhas acima, novos pontos de parada foram implementados pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano por meio da Diope (Diretoria de Operações).

As placas indicativas foram instaladas na Rua General Euríco Gáspar Dutra, em frente à LBV, na Rua Francisco Tolentino, próximo à Casas da Água, e na Alameda Adolfo Konder, no Boulevard da Ponte Hercílio Luz.

Durante o fim de semana, onde será exclusivo para a passagem de pedestre e ciclistas, os horários dessas linhas continuarão funcionando no trajeto anterior, pela Ponte Pedro Ivo Campos.

Confira a lista das linhas liberadas:

Nova linha (GRATUITA):
1119 - Ponte Viva

Linhas municipais convencionais:
630 – Corredor Continente (sentido Centro)
660 – Aracy Vaz Callado
661 – Balneário
663 – Coloninha
844 – Bairro de Fátima

Linhas executivas municipais:
3001 – Executivo Jardim Atlântico/UFSC (ida)
3002 – Executivo Abraão/UFSC (ida)
6220 – Executivo Abraão (sentido bairro)

Linhas executivas intermunicipais (ida e volta):
Biguaçu
Bairro Ipiranga
Bela Vista
Zenaide
Dona Wanda
Dona Adélia
Antônio Carlos
Governador Celso Ramos
Palhoça
Pinheira
Enseada




Data de Atualização: 30/01/2020

Prefeitura de Florianópolis avalia positivamente o primeiro dia de passagem de diversas linhas de ônibus pela Ponte Hercílio Luz

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano acabou de fazer um levantamento parcial das linhas de transporte coletivo que passaram pela Ponte Hercílio Luz no dia 29 de janeiro.

No balanço parcial feito até o momento, as linhas liberadas, incluindo a Ponte Viva, fizeram 322 viagens e transportaram 6.484 passageiros. Nesta primeira grande liberação, 16 linhas passaram pela Ponte.

Uma estimativa calculada pela Secretaria de Mobilidade mostra que com essa inclusão da Ponte Hercílio Luz no itinerário dos ônibus, houve um ganho total de tempo de aproximadamente 7 horas no âmbito das linhas municipais. É também como se tivessem passado na ponte, 1.674 carros ou uma fila de carros no trânsito equivalente à 10 km.

“É uma etapa inicial, onde, a partir de agora, iremos analisar com atenção, os impactos dessas mudanças na mobilidade urbana na Capital. No momento, a avaliação de hoje é de que o funcionamento ocorreu de forma adequada, conforme o previsto, tanto durante a passagem pela Ponte, quanto nas faixas exclusivas de ônibus recém criadas e na faixa de acesso ao Ticen, pela Avenida Paulo Fontes”, comenta o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.
Confira as linhas de ônibus que passam pela Ponte Hercílio Luz


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar