FaceBook Instagram Twitter


Estado divulga normas de uso da Ponte Hercílio Luz



Quando: a partir de 30/01
Onde: passagem pela Ponte Hercílio Luz, Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito



A Ponte Hercílio Luz é um patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis, com tombamento em três níveis: municipal, estadual e federal. O reconhecimento de um bem como Patrimônio Cultural Brasileiro ressalta a importância de preservar a memória e a identidade do passado para as futuras gerações.

A ponte passou a ser usada pela população a partir de 30 de dezembro de 2019, e está sendo aberta de forma gradativa para o transporte coletivo municipal, além de veículos oficiais e de emergência.

Para proteger e garantir a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, dever do poder público em parceria com a comunidade, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) divulgou um manual de normas de uso da Ponte Hercílio Luz. As regras visam esclarecer a população sobre a forma que a nova estrutura será integrada a rotina da cidade, como elemento turístico e de mobilidade.

O manual de uso da Ponte Hercílio Luz será entregue pela empresa projetista ao término da obra, assim como o manual de manutenção. “As medidas de controle, de acesso e de utilização, em médio prazo, serão coordenadas por uma empresa que será contratada para fazer a manutenção e operação da Ponte Hercílio Luz”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler.

Enquanto a obra segue em andamento, algumas medidas serão adotadas para garantir a preservação do Patrimônio. O secretário também ressalta que o manual divulgado poderá ser alterado até a conclusão total das obras, marcado para março.

REGRAS

Pedestres e ciclistas

A travessia completa de pedestres e ciclistas poderá ser feita pelas passarelas todos os dias. Aos fins de semana (sábados e domingos), a pista estará liberada para visitação e poderá ser acessada pelas cabeceiras insular e continental até o início do vão central. A travessia pela pista não será permitida.

“Com esta limitação, o vão pênsil ficará isolado para garantir tanto a segurança de quem transita pela ponte quanto a conservação do patrimônio para evitar qualquer tipo de dano e até mesmo qualquer tipo de vandalismo à estrutura”, completa Hassler.

Tráfego de veículos

De segunda a sexta: tráfego de transporte coletivo municipal, transporte escolar e veículos oficiais e de emergência. Confira as linhas de ônibus que passam pela Ponte Hercílio Luz.

Eventos

A realização de eventos e atividades com fins comerciais que sejam realizados ou tenham trajeto sobre a Ponte Hercílio Luz necessitam de autorização prévia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis (Sephan).

Carnaval

A Secretaria de Mobilidade autorizou a utilização da Ponte Hercílio Luz no sábado de Carnaval pelos ônibus municipais e intermunicipais. Pedestres e ciclistas deverão utilizar as faixas de pedestres e passarelas. A partir de domingo (23/02) até terça (25/02), a Ponte estará fechada para tráfego.




Arte: Heber Coimbra / Secom
Estado divulga normas de uso da Ponte Hercílio Luz


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar