FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2013
“A Descoberta das Américas” - Festival Palco Giratório Sesc



Quando: 19 Setembro 2013, Quinta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

O espetáculo "A descoberta das Américas”, que rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator para Julio Adrião está em cartaz da Rede Sesc de Teatros neste mês. Com texto original do italiano Dario Fo, Prêmio Nobel da Literatura e direção de Alessandra Vannucci, a peça estreou em 2005 e se transformou rapidamente em um dos grandes fenômenos do teatro brasileiro. As apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Sesc Prainha, na Quinta-feira, 19 de setembro, às 20 horas.

Com mais de 500 apresentações em 22 estados brasileiros, além de Cabo Verde, Portugal e Angola, a montagem já atraiu um público de aproximadamente 300 mil pessoas. O espetáculo relata a história de Johan Padan, personagem que narra todos os fatos pelo quais passou quando embarcou em uma caravela de Cristovão Colombo, no ano de 1942. Rústico e malandro, Johan sobrevive contando vantagens e, fugindo da Inquisição, embarca em Servilha em uma das caravelas do navegador italiano. Ao chegar às Américas, Padan sobrevive a um naufrágio e passa por inúmeros problemas no "Novo Mundo”. Ele acaba se salvando da perseguição da Igreja Católica graças a sua malandragem e a uma boa dose de sorte. Venerado como Filho da Lua, ele treina e guia os índios num exército de libertação que caça os invasores espanhóis, tornando-se um herói.

Julio Adrião dá vida a todos os personagens – índios, espanhóis, cavalos, galinhas, peixinhos, Jesus e Maria Madalena – sempre no mesmo cenário vazio e sem trocas de figurino. O ator se vale de gestos que identificam cada personagem para contar sua história.

SINOPSE: A peça conta a história de um "Zé ninguém” chamado Johan Padan. Rústico, malandro e fanfarrão ele se vira contando vantagens, sempre em fuga da fogueira da Inquisição, e embarca em Sevilha numa das Caravelas de Cristovão Colombo. No Novo Mundo, o nosso herói sobrevive a um naufrágio, testemunha a matança, aprende a língua dos nativos, é preso, escravizado e quase engolido pelos índios antropófagos. Safa-se fazendo "milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como Filho da Lua, ele treina e guia os índios num exército de libertação que acaba caçando os espanhóis invasores.

JULIO ADRIÃO. Julio Adrião, 1960, é carioca, ator, produtor e diretor teatral. Dirigiu o espetáculo de circo-teatro "Roda saia”, gira vida do Teatro de Anônimo – Prêmio Mambembe de melhor espetáculo 1995 – e a Ópera cômica "O elixir de amor”, de Donizetti, na escola de música da UFRJ. Participou da mini-série "Amazônia”, da Rede Globo (2007), do filme "Verônica”, de Maurício Farias (2008), do longa "Sudoeste”, com direção de Eduardo Nunes (2009). Foi convidado pela Nat Geo – (Inglaterra) para o papel do traficante John, na série "Locked up abroad – Brazil” (Férias na prisão). Em 2010, foi o Governador Gelino, em "Tropa de Elite 2” e o Dr. Guido, em "A quente, a frio”, de Juliana Reis.

“A Descoberta das Américas” - Festival Palco Giratório Sesc

Categorias: Setembro 2013
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 27 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 29 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
até 30 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar