FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2013
MArquE promove 7ª Primavera dos Museus



Quando: de 23 a 27 de setembro
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1393518470879252

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) da Universidade Federal de Santa Catarina promove entre os dias 23 a 27 de setembro a 7ª Primavera dos Museus, com o tema "Museus, memória e cultura afro-brasileira”. Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus, a Primavera dos Museus é realizada anualmente e conta com a participação de instituições de todo o Brasil. O MArquE vem participando ativamente desde 2011.

Para os organizadores, o tema desafia a pensar as instituições museológicas enquanto  espaço de reflexão acerca das contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade. Também é a oportunidade para reverberar a presença africana e afrodescendente em nossas instituições museológicas, em nossos acervos, nos fragmentos de um diverso patrimônio material  e imaterial, valorizando e divulgando esta presença com relatos, discursos, sons, histórias, lutas e conquistas a serem preservados.

Estão programadas mostras de filmes, exposição fotográfica, roda de conversa, contação de história, oficinas, entre outras atividades. A promoção é do MArquE, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do grupo Sigmo (Semiótica e Comunicação das Marcas nas Organizações) e da Secretaria de Cultura da (SeCult) da UFSC.

A abertura será no dia 23, às 10h, com a exposição fotográfica "Fragmentos de Guiné Bissau”, de Virginia Yunes, que no dia 26 às 18h lança seu livro "Cartas entre Marias”.  As rodas de conversa serão sobre o tema "Trânsito e movimentos afro-brasileiros” e "A culinária do santo”.

Fazem parte da programação quatro sessões de contação de histórias, sugeridas para crianças de 3 a 8 anos, além de duas oficinas, uma sobre ritmo, com André Farias, e outra sobre afoxé, com o Mestre Moa de Katendê.

Duas noites estão reservadas para a sessão "Cinema ao ar livre no Museu”, com filmes selecionados por alunos do curso de Museologia da UFSC sobre os temas: Memória entre Angola e Brasil e patrimônio e religião afro-brasileira.

O encerramento será marcado pelo Café Ndimba, organizado pelo Coletivo Kurima, com o tema "Cantos afro-brasileiros: relatos de uma experiência com a cultura banto”. Este evento, realizado pela SeCult e com colaboração do Cine Paredão, será no dia 27 de setembro, às 20h, e terá apresentações artísticas, com performances, música e exibição de trechos do documentário "Terra Deu, Terra Come” (2010), dirigido por Rodrigo Siqueira.

MArquE promove 7ª Primavera dos Museus

Categorias: Setembro 2013
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar