FaceBook Instagram Twitter


Cine Paredão Apresenta: Conflito das Águas



Quando: 08 Novembro 2013, sexta-feira, às 20 horas
Onde: Bosque do CFH da UFSC, Cine Paredão
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/415479918579377

Título Original: También la lluvia
Diretor Icíar Bollaín. Espanha, França, México. 2010. 103min
   
O Cine Paredão exibe "Conflito das Águas” ("También la lluvia”), do diretor Icíar Bollaín, no dia 8 de novembro, às 20h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Caso chova, a exibição será na sala 301 do CFH. Devido ao horário de verão, esse e os próximos eventos do Cine serão realizados às 20 horas. A entrada é gratuita.

E a mostra se encerra com a produção franco-espanhola-mexicana "También la Lluvia” de 2010, que também se passa na Bolívia inspirada no contexto da "Guerra del Agua” ocorrida na cidade de Cochabamba em 2003. No filme, um metafilme, um grupo de cineastas vai à Bolívia para gravar uma outra história sobre a chegada de Colombo na América sob o ponto de vista dos indígenas oprimidos. O paradoxo, tão inerente a diversos projetos existentes no continente, é que buscam justamente a Bolívia a fins de conseguirem uma mão de obra indígena mais barata para fazerem parte do elenco, de maneira que os cineastas acabam por reproduzir o colonialismo ao qual buscam criticar. O pano de fundo do filme são as mobilizações dos indígenas, camponeses e trabalhadores bolivianos contra a privatização das águas por parte de uma multinacional norte-americana. Os mesmo sujeitos que são os atores do filme são os ativistas de uma luta política eminente. "También la lluvia” traça este paradoxo tão necessário de interpretação, das colonialidades contemporâneas.
Cine Paredão Apresenta: Conflito das Águas


Categorias: Novembro 2013
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar