Ópera "Carmen" de Georges Bizet montagem da Cia Ópera de SC
Quando: 14, 15, 16 e 17 de Novembro
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC) Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica Quanto: R$50 inteira e R$25 meia-entrada Evento no FB: www.facebook.com/events/201404600039309 A Cia Ópera de Santa Catarina apresenta montagem integral de uma das mais fascinantes óperas de todos os tempos: Carmen, de Georges Bizet. As apresentações serão nos dias 14, 15, e 16 de Novembro, quinta, sexta e sábado, às 20 horas e no dia 17, domingo, mais cedo, às 19 horas, no Teatro Ademir Rosa - CIC. Carmen é uma ópera em quatro atos de Georges Bizet com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseada na novela homônima de Prosper Mérimée. Estreou em 1875, no Opéra-Comique de Paris. Carmen continua sendo uma das mais populares óperas francesas, pela atração lendária de sua personagem, considerada o protótipo da sedução, uma mulher que brinca insensatamente para atrair os homens sem, contudo, se ligar a nenhum deles, provocando a destruição dos apaixonados. A ópera apresenta visões opostas do amor. Para Carmen, o amor é como um cigano, sempre mutável, para ser aproveitado sem ser aprisionado. Ao contrário de D. José, que se apaixona perdidamente por Carmen, o amor é uma verdade eterna. Este conflito e seu final trágico fascinam os espectadores. É uma ópera extremamente luxuosa em quatro atos que requer a confecção de quatro cenários em cenas de pátio de fábrica, taberna, montanhas e praça de touros, destacando os figurinos, cerca de 400, criados por José Alfredo Beirão, formado pela Escola da Opéra International de Paris. Além da Orquestra Camerata Florianópolis e Polyphonia Khoros, duas referências em qualidade musical, solistas, coro infantil e bailarinos flamencos fazem parte dessa grande produção que exige uma mobilização de cerca de 200 profissionais. A ópera Carmen tem a Concepção e Direção Cênica de Antônio Cunha, premiado diretor de teatro, Cenografia Edmundo Meira Neto, Regência e Direção Musical do consagrado maestro Jeferson Della Rocca, e a Direção Artística é da competente maestrina do coro Mércia Mafra Ferreira. No Palco estarão solistas já consagrados como as mezzo-soprano Adriana Clis e Luciana Bueno revezando-se no papel de Carmen, os tenores Richard Bauer e Max Jota revezando-se no papel de D. José, e o famoso barítono Sebastião Teixeira como o toureiro Escamillo. Produção: Cia Ópera de de Santa Catarina Direção Musical e Regência Jeferson Della Rocca Concepção e Direção Cênica Antônio Cunha Direção Artística Mércia Mafra Ferreira Carmen - Adriana Clis (dias 14 e 16) Luciana Bueno (dias 15 e 17) D. José - Richard Bauer (dias 14 e 16) Max Jota (dias 15 e 17) Micaëla - Masami Ganev (dias 14 e 16) Claudia Ondrusek (dias 15 e 17) Escamillo - Sebastião Teixeira (dias 14, 15, 16 e 17) e GRANDE ELENCO Camerata Florianópolis | Polyphonia Khoros Direção Geral: Neyde Coelho Produção: Joice Della Rocca Cenários e Adereços de Cena: Edmundo Meira Neto Figurinos e Adereços de Vestuário: José Alfredo Beirão Iluminação: Antônio Cunha, Irani Apolinário e Sulanger Bavaresco Informações: Cia Ópera de SC (48) 3234 5354 contato@ciaoperadesantacatarina.com.br Conheça os personagens de Ópera "Carmen" de Georges Bizet Carmen – Adriana Clis (dias 14 e 16) e Luciana Bueno (dias 15 e 17) Cigana que usa seus talentos de dança e canto para enfeitiçar e seduzir vários homens Don José – Richard Bauer (dias 14 e 16) e Max Jota (dias 15 e 17) Cabo do exército, é um homem honesto e decente que, ao se envolver com Carmen, vira um fora-da-lei Micaëla – Masami Ganev (dias 14 e 16) e Claudia Ondrusek (dias 15 e 17) Noiva de Don José, tenta resgatá-lo da vida destrutiva que ele levará com Carmen-soprano Escamillo – Sebastião Teixeira (dias 14, 15, 16 e 17) - barítono Famoso toreador de Granada, foi "enfeitiçado” por Carmen Frasquita – Grasieli Fachini (dias 14, 15, 16 e 17) Amiga de Carmen, a acompanha em todas as aventuras Mercédès – Débora Almeida - soprano Amiga de Carmen, a acompanha em todas as aventuras Moralès – Divonei Scorzato (dias 14, 15, 16 e 17) - barítono Sargento Zúñiga – Javier Venegas (dias 14, 15, 16 e 17) - baixo Oficial comandante de Don José. Embora tenha prendido Carmen pelo crime que ela cometeu, também foi enfeitiçado por ela Remendado – Guilherme Albanaes (dias 14, 15, 16 e 17) - tenor Namorado de Frasquita, contrabandista Dancaïre – Thompson Magalhães (dias 14 e 16) e Fernando De Carli (dias 15 e 17) - baríton Namorado de Mercédès, é servo de Remendado e também contrabandista Sinopse de Carmen de Bizet Ato I O primeiro ato começa numa praça de Sevilha, onde se situa uma fábrica de tabaco e um quartel. O cabo Morales comenta com os soldados do corpo da guarda, os Dragões do Regimento de Alcalá, a passagem dos transeuntes pela praça. Então, entra em cena uma jovem aldeã chamada Micaela, aproxima-se de Morales e pergunta timidamente pelo cabo Don José. Morales responde-lhe que este chegará com a rendição da guarda e convida-a a esperá-lo na companhia dos seus homens, mas Micaela decide retirar-se para regressar mais tarde. Ouvem-se nos bastidores os clarins que anunciam o render da guarda e aparecem em cena os soldados sob comando de Don José, seguidos por um grupo de crianças que os imita com admiração. À sua chegada ao quartel, Morales comenta em tom jocoso a visita da aldeã. Zúniga, um tenente recém-chegado à cidade, interroga, em seguida, Don José sobre a beleza e a duvidosa reputação das cigarreiras da fábrica da praça, mas o cabo manifesta o seu único interesse por Micaela, por quem está apaixonado. O sino da fábrica soa e anuncia o intervalo das cigarreiras, que entram em cena a fumar e a conversar animadamente com um grupo de homens que as espera. A última a aparecer é Carmen, uma bela cigana que seduz todos os homens que encontra à sua passagem. Seguidamente, Carmen canta uma habanera aos presentes, que manifestam a sua admiração por ela, à excepção do indiferente Don José, que é, precisamente, o objeto do seu desejo. Antes de regressar à fábrica, Carmen, em sinal de desafio, atira-lhe uma flor. Depois deste episódio aparece Micaela, que regressa ao posto da guarda e entrega a Don José uma carta da sua mãe, em que lhe pede que se case com a aldeã. Depois de se relembrarem juntos das paisagens da sua infância, Micaela abandona a cena e Don José começa a ler a carta. Ocorre então um tumulto no interior da fábrica; um grupo de trabalhadoras comenta entre gritos que está a haver uma rixa entre as mulheres em que Carmen interveio, tendo ferido outra cigarreira no rosto, com uma navalha. Zuniga ordena a Don José e aos seus homens que prendam a agressora. O cabo sai da fábrica com Carmen e recebe a ordem do tenente de mantê-la presa. Carmen e Don José ficam sozinhos na praça. A sedutora cigana convence o cabo de que a liberte, promete-lhe o seu amor a assegura-lhe que o esperará na taberna de seu amigo Lillas Pastia. Don José, alvoroçado, decide libertá-la. Nesse momento volta Zuniga com a ordem de prisão. Don José e Carmen iniciam a caminhada, mas perante os presentes a cigana finge empurá-lo e foge.Don José é preso imediatamente por permitir a sua fuga. Ato II O 2º ato começa na taberna de Lillas Pastia, suposto ponto de encontro de contrabandistas. Já se passou um 1 mês. Carmen e as suas amigas, Frasquita e Mercedes, jantam com Zúñiga e outros oficias, que rapidamente se juntam às cantigas e danças dos ciganos. Apesar dos convites dos soldados, Carmen recusa os seus pretendentes. Está à espera de Don José que depois de ter sido preso e mandado encarcerar por sua causa, recuperou a liberdade. A seguir, entre manifestações de júb ilo, aparece em cena um famoso toureiro chamado Escamillo que, seduzido pela beleza da cigana, lhe declara o seu amor, abandonando depois a taberna com os seus seguidores. Em cena ficam Carmen, Mercedes e Frasquita sozinhas. Aparecem então os contrabandistas Dancaïre e Remendado, que propõem um negócio às três mulheres. Carmen recusa no início a proposta, mas por fim muda de opinião perante a possibilidade de que seu apaixonado deserte e participe na operação de contrabando. Finalmente, depois da saída dos contrabandistas, Don José chega à taberna e declara o seu amor a Carmen, que tenta convencê-lo de que se junte a ela e aceite o negócio. Don José, ofendido, nega-se, mas o aparecimento repentino de Zúñiga precipita os acontecimentos. O soldado e o tenente enfrentam-se pelo amor de Carmen. Don José, apoiado pelos contrabandistas, subleva-se ao seu superior, que fica sob custódia de alguns ciganos. Obrigado pelas circunstâncias, o soldado vê-se finalmente forçado a desertar e parte com a cigana. Ato III Num desfiladeiro, os contrabandistas fazem os preparativos para a entrega dos produtos do contrabando, sob a supervisão de Dancaire. É de noite. Carmen cansada do ciumento amor de Don José e, além disso, descontente com a sua nova vida, tenta adivinhar nas cartas o seu futuro na companhia de Frasquita e Mercedes. As cartas revelam um mal presságio para Carmen: A morte. À saída dos contrabandistas e das mulheres, Don José permanece num penhasco, a vigiar o esconderijo dos seus novos amigos. Da escuridão surge então Micaëla, que com a ajuda de um guia chega ao esconderijo de seu amado Don José com a esperança de o convencer a voltar a casa de sua mãe. Porém um disparo interrompe os seus propósitos. Don José disparou contra um intruso, que sai ileso. É o toreiro Escamillo, que, desconhecendo a identidade do seu interlocutor, lhe conta que está à procura de Carmen, que está cansada do seu amante, um soldado que desertou por ela. Don José, cego de ciúme, desafia o toureiro para uma luta até à morte com navalhas, que é interrompida graças à volta dos contrabandistas. Depois de insultar o desertor e convidar os presentes para as corridas de touros de Servilha, Escamillo abandona a cena. A seguir, Dancaire descobre a presença de Micaëla, que abandona o seu esconderijo e pede a Don José que a acompanhe porque sua mãe está para morrer. Ele aceita e sai com a aldeã, não sem antes prevenir Carmen, em tom ameaçador, de que voltará para vir buscá-la. A cigana não dá ouvido aos seus avisos pensando no seu novo objeto de desejo. Ato IV Em Sevilha, frente à praça de touros, uma multidão espera a chegada dos toureiros. Os vendedores aproveitam a ocasião para oferecer os seus produtos ao público. Aparece então a quadrilha e atrás dela, Escamillo e Carmen. À entrada do toreiro na praça de touros, Mercedes e Frasquita avisam à cigana da presença de Don José, mas ela mostra não ter medo de se encontrar com o seu antigo amante. A seguir, Don José retém Carmen quando tenta entrar na praça, suplicando-lhe que volte com ele. Ela responde-lhe que o seu amor por ele acabou. Do interior da praça soam as vivas a Escamillo. O desertor tenta deter com violência a cigana, mas ela atira-lhe despeitadamente o anel que ele lhe tinha oferecido. Em fúria, Don José esfaqueia Carmen e, cheio de tristeza, cai de joelhos junto ao corpo de sua amada. Fim |
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Categorias: Novembro 2013
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